Wi-Fi: veja os benefícios de oferecê-lo para os clientes

Disponibilizar um Wi-Fi gratuito é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar clientes. Entenda os motivos e veja como implantar o serviço no seu negócio!

22/03/2019 às 9:00

Você tem um café, uma loja, uma agência de turismo ou qualquer outro negócio aberto ao público? Considere liberar o Wi-Fi para o uso de quem consome seus produtos ou serviços. Pois, como as pessoas estão cada vez mais conectadas, elas sentem a necessidade de acessar a internet a todo momento, seja para navegar pelas redes sociais ou para trabalhar. Então, use isso a favor do seu negócio!

Wi-Fi: veja os benefícios de liberá-lo para os clientes.
Oferecer Wi-Fi gratuito em estabelecimentos comerciais faz parte de uma estratégia importante para fidelizar os clientes.

Aliás, de acordo com a pesquisa da TIC Domicílios, 87% dos brasileiros se conectam todos os dias. Tal conexão acontece, sobretudo, pelo celular. Entre os consultados, 96% preferem usar o celular como principal dispositivo de acesso à internet. Portanto, tais números indicam que garantir um meio de conexão aos clientes é importante – e necessário em muitos casos.

Conexao Wi-fi Desprotegida

Para se ter uma ideia, conforme estudo feito pela empresa norte-americana Technomic, 65% dos consumidores consultados se interessam em saber se um estabelecimento irá oferecer ou não uma conexão gratuita. Ou seja, pode se tratar de um fator decisivo para a escolha do local que irão frequentar.

Nesse sentido, um estabelecimento com Wi-Fi gratuito torna-se muito mais amigável e útil para os clientes. Pense em um café ou restaurante, por exemplo. O fato de ter internet, inclusive, pode fazer com que a pessoa fique mais tempo no local, sinta-se à vontade e consequentemente consuma mais.

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É importante garantir conexão ágil e segura para todos os dispositivos.

Veja as vantagens de oferecer Wi-Fi gratuito

Disponibilizar o Wi-Fi não se limita em algo bom apenas para os clientes, a própria empresa pode se beneficiar desta oferta. Como? Te mostramos a seguir.

Divulgar seu negócio

Além de ser algo que ajuda a fidelizar os consumidores, a internet gratuita estimula quem está em um restaurante, por exemplo, a deixar uma avaliação positiva em algum site especializado. Ou então fazer o check-in nas redes sociais, indicando que está no local. E assim incentivando outras pessoas a conhecer o local.

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Aproveite para aumentar a sua base de seguidores nas redes sociais.

No entanto, para alavancar ainda mais esta estratégia, é fundamental comunicar que o estabelecimento oferece internet gratuita para os seus clientes. Então, faça cartazes e espalhe pelo local. Publique também as promoções nas redes sociais para amplificar a sua estratégia.

Leitura complementar recomendada: Por que é importante ter Segurança Digital nas Empresas?

Atrair consumidores

Já notou que cafés com Wi-Fi gratuito costumam atrair muitas pessoas? Seja para trabalhar ou para navegar nas redes, há um nicho bem específico para esse tipo de negócio.

E esses clientes são importantes, uma vez que consomem seus produtos enquanto estão no local e ainda apresentam o espaço para seu círculo de amizade e contatos em geral.

Fidelizar a base de clientes

É possível configurar a rede de uma maneira que, para se conectar, o cliente faça um cadastro com alguns de seus dados, como nome e e-mail. Com estas informações, é possível fazer ações de marketing que fidelizem este cliente, como oferecer descontos e enviar as novidades do seu estabelecimento.

Além de ficar com os dados dos clientes, você consegue monitorá-los de perto. Ou seja, saber quem voltou e com qual frequência visitam o estabelecimento. Esses dados são fundamentais para a criação de uma relação mais estreita com quem vai ao local.

O motivo é simples: tais informações dão insumos para o empresário oferecer promoções especiais para esse cliente. Aliás, dá para sugerir descontos exclusivos no dia do aniversário e em datas comemorativas, por exemplo.

Vantagens a um custo baixo

Oferecer Wi-Fi gratuito aos clientes não é algo que costuma pesar no seu orçamento da empresa. Pelo contrário. Trata-se de um investimento baixo para o retorno que pode oferecer. Inicialmente, dependendo do tamanho do negócio, não é necessário contratar um plano de internet diferente. Ou seja, basta ter um roteador para garantir a conexão dos usuários.

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O investimento é baixo se comparado ao retorno para a empresa.

Com o tempo e com a análise da intensidade de uso, é possível analisar e decidir se aumenta ou não a capacidade de internet.

Com ou sem senha?

Você pode optar entre colocar senha para o acesso ou então permiti-lo de outras maneiras. No entanto, é preciso ter em mente que desde a regulamentação do Marco Civil da Internet (Lei 12.965), quem oferece a conexão pode ser responsabilizado por qualquer tipo de crime cometido por meio dela. Exemplo: roubo de senhas, transações indevidas, ataques nas redes sociais e por aí vai.

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O registro social é uma forma de conseguir dados importantes dos clientes.

Por isso, é importante criar formas de se proteger desse tipo de problema. Um bom caminho é registrar os dados dos usuários que estiveram conectados em seu estabelecimento. E como é possível fazer esse registro? A melhor maneira é usar o que chamamos de “Registro social”. Ou seja, a pessoa faz o login diretamente pelo Facebook, por exemplo, para poder se conectar. Assim, você fica com todos os dados e o histórico de acessos dela.

Vivo Fibra

Com Vivo Fibra é possível oferecer conexão estável e de ultravelocidade para os clientes do estabelecimento, com as vantagens que somente uma banda larga exclusiva para empresas pode oferecer.

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Vivo Fibra garante rapidez e segurança.

Além das vantagens de escolher uma internet com velocidade de até 300 mega, com Vivo Fibra sua empresa tem a segurança de ter um técnico no local em até 4 horas caso ocorra algum problema. E o melhor: não é necessário pagar nada a mais pelo Wi-Fi, já que o serviço é gratuito.

Veja como funciona o Meu Vivo Empresas!

Os planos da Vivo ainda permitem que você crie combos com voz e HD TV, o que garante valores mais em conta sem abrir mão da qualidade da conexão.

Vivo Smart Wi-Fi

Ao contratar um dos planos Vivo Fibra, você tem acesso ao aplicativo Vivo Smart Wi-Fi. A plataforma garante gerenciamento mais eficaz da conexão – tudo por meio do smartphone. Inclusive, é possível decidir para quem e quando a internet fica disponível. Além disso, dá para criar redes separadas para os visitantes.

A solução permite ainda o bloqueio e o desbloqueio de dispositivos. Ou seja, você conseguirá controlar todos os aparelhos que estão conectados (celulares, tablets e notebooks), garantindo mais segurança para a rede da empresa. Quer saber como contratar? Visite o site para saber tudo sobre a o serviço.

Internet Corporativa Dedicada

Caso o volume de acessos aumentem, considere contratar a Internet Dedicada da Vivo. Como o nome já diz, trata-se de um serviço exclusivo para quem contrata. Ou seja, aquela conexão será apenas sua e de seus clientes. Sendo assim, tende a ser mais estável e veloz.

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Vantagens da Internet Dedicada da Vivo.

A diferença entre a internet dedicada e a compartilhada é exatamente essa. A segunda, por sua vez, não é exclusiva. Outras empresas estão utilizando o mesmo serviço. Aliás, recentemente fizemos uma matéria que mostra todas as características e as distinções de cada uma. Clique aqui para conferir.

A Internet Dedicada da Vivo é ininterrupta e funciona com 100% da velocidade contratada. Dessa forma, tem baixíssima latência (tempo que as informações demoram a chegar de um ponto para outro), um caminho exclusivo por meio da rede Vivo e atendimento 24 horas. Acesse o site para saber como funciona o serviço.

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Qualquer estabelecimento precisa de uma rede Wi-Fi para garantir maior conforto e praticidade aos clientes.

E aí, se convenceu de que é preciso oferecer um Wi-Fi para os seus clientes? Como falamos, trata-se de um serviço bastante em conta e que, ao mesmo tempo, costuma oferecer um excelente retorno a curtíssimo prazo.

Aliás, já que estamos falando em elementos importantes para quem tem um negócio, sobretudo no início, também é essencial se atentar à escolha do domínio do seu site. Nesta matéria trazemos dicas de ouro! Depois de conferir todas, continue aqui no Blog Vivo Empresas para ter mais acesso a conteúdos como esse!

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