Webinar: saiba como usar a ferramenta a favor do seu negócio

Você conhece o webinar? Se trata de uma excelente ferramenta de aprendizado e otimização de tempo para a sua equipe. Descubra como aproveitá-lo ao máximo!

30/11/2018 às 10:30

É normal que um empresário tenha dificuldade para estar presente no dia a dia da empresa e de seus funcionários. Viagens a trabalho e outros compromissos fora da sede, além da distância geográfica entre matriz e filial, são alguns dos fatores que costumam atrapalhar. Nessas situações, recorrer à tecnologia é uma possível saída. Uma das alternativas é o webinar. Você sabe o que é isso?

O que é webinar

Webinar é a abreviatura de “web based seminar”, ou seja, trata-se de um seminário ou conferência realizado via internet. Diferente das videoconferências tradicionais, o webinar é uma ferramenta de comunicação de apenas uma via – ou seja, apenas uma pessoa fala, enquanto as demais apenas assistem. A interação é limitada apenas a chats ou outros canais de comunicação.

Como pontos positivos, destaca-se a possibilidade de manter o foco ao longo da fala ou palestra do locutor. Ao diminuir a possibilidade de interação, fica mais fácil manter a equipe focada, sem que temas menos relevantes para o debate entrem em discussão. Entre os pontos negativos está a demora maior para obter respostas quando surgem dúvidas, pois a comunicação fica é restrita.

Você conhece o webinar?

Em muitas ocasiões, empreendedores não podem estar presentes nas empresas, mas a tecnologia pode ajudar a reduzir distâncias.

Dicas para usar o webinar em seu negócio

Seguir determinadas etapas pode ser importante para uma execução correta do webinar. Confira abaixo três delas e veja como implantá-las.

Testes

O primeiro passo é executar corretamente as etapa de teste do webinar. Em artigo publicado no CopyBlogger, a especialista em marketing para pequenas empresas, Beth Hayden, explica que essa é a parte mais importante do processo, pois é fundamental saber se todos os participantes podem ouvir e ver seu conteúdo.

Para ajudar, você pode pedir que todos os painelistas utilizem fones de ouvido, o que ajuda a eliminar ecos e reduz a percepção de ruídos no entorno. É importante checar seus slides, se você for utilizá-los, e revisar o conteúdo dos textos.

Prepare seu computador

Desative todas as notificações e sons que aplicativos rodando em segundo plano no seu computador possam executar. Pause downloads e outras ferramentas que possam reduzir a velocidade de banda da sua internet.

Tempo

Primeiro, trate de começar a transmissão do webinar na hora marcada, para que os participantes não cansem esperando. Além disso, foque em uma apresentação atrativa, e cuide para que ela não fique longa demais – caso contrário, não conseguirá prender a atenção de todos.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio