6 motivos para fazer vídeos verticais e se destacar nas redes sociais

Postar vídeos na vertical é uma boa estratégia para ganhar relevância e visualizações na internet. Descubra as causas do sucesso desse tipo de conteúdo!

28/12/2018 às 9:00

O uso da orientação vertical, no entanto, é algo recente. O modo “paisagem”, como eram conhecidas as filmagens na horizontal, tem ficado cada vez mais no passado. Essa nova forma de gravar se deve ao uso crescente de smartphones.

Segundo uma pesquisa anual de administração e uso de tecnologia nas empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas e divulgada em abril deste ano, o Brasil já superou a marca de um smartphone por habitante e, na época da divulgação da pesquisa já contava com 220 milhões de aparelhos.

Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Deloitte, 68% das pessoas costumam usar o celular na hora do jantar e 80% enquanto conversam com os amigos. Ou seja, produzir conteúdo para quem usa o celular passou a ser algo quase que mandatório no universo do marketing digital.

Descubra porque os vídeos verticais estão em alta.

Os vídeos verticais estão em alta e fazem parte de uma boa estratégia de marketing digital.

Os vídeos verticais ganharam ainda mais força com a chegada de apps como o SnapChat e também com o uso constante dos Stories, ferramenta do Instagram. Em seguida, a mesma rede social criou a IGTV, uma plataforma de conteúdo para a publicação exclusiva de vídeos feitos com o celular “em pé”.

Inclusive, para não ficar para trás, recentemente o YouTube também anunciou que está alinhado aos vídeos verticais. Antes, o fundo da tela ficava preto na versão para desktop. Porém, hoje os tons do vídeo são replicados para não impactar muito o visual. No mobile, basta virar o aparelho para o conteúdo tomar conta da tela. Prova de que os tempos são outros!

Descubra porque os vídeos verticais estão em alta.

O YouTube se adaptou aos vídeos verticais. Basta virar o dispositivo para o conteúdo tomar conta da tela.

Por isso, levantamos aqui seis bons motivos para você produzir conteúdo para a sua empresa na vertical. Afinal, todo mundo quer ser notado nas redes sociais!

6 – O público gosta de vídeos verticais!

De acordo com dados do IBGE, o formato em vídeo aparece na ponta como tipo de conteúdo preferido do brasileiro, além disso, o celular se transformou no dispositivo mais usado para acessar a internet. Aliadas, estas informações já se mostram como bons motivos para produzir conteúdo na vertical.

Descubra porque os vídeos verticais estão em alta.

O brasileiro consome bastante conteúdo em vídeo.

Mas o cenário pode ser ainda mais promissor. De acordo com um estudo feito pela norte-americana Wyzowl, especialista em produção de conteúdo audiovisual, as pessoas ficam com o smartphone na vertical durante 94% do tempo em que usam o aparelho.

Um dos motivos é a facilidade para segurar o aparelho ao mesmo tempo que você interage com as pessoas em mensagens de texto.

5 – Redes sociais são verticais

O relatório de 2018 da agência global We Are Social e do Hootsuite mostrou que atualmente há 139 milhões de usuários na internet. Desse total, 130 milhões acessam as redes sociais frequentemente. E tais plataformas funcionam, majoritariamente, na vertical. Você consegue fazer vídeos assim e disponibilizá-los rapidamente, o que facilita todo o processo.

Descubra porque os vídeos verticais estão em alta.

Facebook, Instagram e outras redes mais famosas funcionam no formato vertical.

Pense no Instagram e no Facebook, por exemplo. Produzir conteúdo audiovisual nessa orientação só facilita na hora de assistir. Consequentemente, a aceitação será maior. A boa notícia é que espectadores não faltarão, já que o brasileiro assiste, em média, 3 horas e 41 minutos de vídeo por dia (streaming e on demand).

4 – Stories estão em alta

Não é preciso passear pelo feed do Instagram para ter acesso ao conteúdo dos Stories. Todos os vídeos ficam ali, no alto da tela. Basta tocar sobre um deles e seguir vendo todos os outros que estão em seguida. Isso contribuiu bastante para que a ferramenta ganhasse adeptos rapidamente.

Descubra porque os vídeos verticais estão em alta.

Os Stories, do Instagram, têm sido o alvo de empresas de diferentes setores para alcançar o cliente com mais precisão.

Além disso, a média de visualizações é atraente para as marcas. Segundo um estudo feito pela mLabs, a porcentagem de views de empresas com até 10 mil seguidores é de 2,5%. O número é considerado alto quando se trata de uma publicação sem investimento.

Por isso, aposte na ferramenta para divulgar seus serviços ou mostrar seus produtos em ação. Como a plataforma está na vertical, esta é a melhor maneira para produzir os vídeos, já que só assim a tela inteira será preenchida, dando o destaque necessário ao conteúdo.

3 – Sem distrações

Com a tela toda preenchida, o usuário não se distrai com informações adicionais que poderiam atrapalhar a experiência. Dessa forma, as atenções ficam voltadas exclusivamente para o conteúdo em exibição!

Descubra porque os vídeos verticais estão em alta.

O preenchimento total da tela garante que os usuários redobrem a atenção ao conteúdo.

É um jeito eficaz – e em conta – de reter a atenção da sua audiência! Além disso, não precisa ser expert em gravações para começar a produzir. Escolha apenas um local iluminado e sem muitos ruídos. Em seguida, escolha uma mensagem que valorize a sua empresa!

2 – Até o fim!

Um estudo feito pela MediaBrix, especialista britânica em redes sociais, mostrou que a taxa de pessoas que assistem vídeos neste formato até o final é de 90%. Ou seja, é uma boa maneira de captar a atenção do seu cliente.

Descubra porque os vídeos verticais estão em alta.

Em vídeos verticais, as pessoas costumam ver o conteúdo até o final.

Além disso, o formato permite colocar os elementos principais da cena em destaque. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, pense na exibição de um look. Com certeza, os detalhes de um vestido serão observados com mais facilidade por haver mais espaço.

1 – Anúncios mais eficazes

Os resultados dos anúncios com vídeos na vertical costumam ser melhores do que os quadrados que antes circulavam pelo Facebook e pelo Instagram. Muito se deve à experiência do usuário.

Como falamos, é mais confortável para segurar o aparelho e interagir ao mesmo tempo. Além disso, a narrativa fica mais interessante. Há mais espaço para mostrar os produtos ou então para contar uma história com maior riqueza de detalhes.

E aí, o que achou da reportagem? Nós também já falamos aqui sobre boas práticas para atender os clientes nas redes sociais. Clique aqui veja a matéria completa. E siga conosco no Blog Vivo Empresas!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio