3 ferramentas para testar a versão mobile de seu website

Hoje em dia não basta ter apenas uma versão mobile do seu site. Descubra o que mais é preciso.

30/11/2018 às 10:35

A cada dia que passa mais pessoas estão substituindo seus computadores na hora de buscar informações pelos dispositivos móveis. De acordo com o eMarketer, até 2017, o número de usuários de smartphones no mundo deve chegar a 2,5 bilhões. Diante desse cenário, é fundamental que o site da sua empresa tenha uma versão mobile.

Como funciona a versão mobile de um site

A versão mobile de um site é quando você acessa uma página da internet em um dispositivo móvel e ela aparece um pouco diferente da forma como é quando aberta no computador desktop. Os sites podem ter uma versão exclusiva para mobile ou possuírem uma alternativa responsiva.

Um site com uma boa versão mobile é responsivo, ou seja, será acessado sem problemas em smartphones e outros dispositivos móveis. Além disso, os portais mobile-friendly ganham pontos de indexação na busca orgânica do Google, o que melhora a sua posições na hora que os clientes fazem suas buscas.

Em contrapartida, os sites que optam por ter uma versão mobile exclusiva, podem tornar o layout mais simples e objetivo. Isso facilita a navegação do usuário e ainda deixa o carregamento da página mais rápido, o que é extremamente positivo quando o cliente acessa de uma internet móvel, como a 4G, por exemplo.

O ideal é que você defina qual dessas versões funciona melhor para os objetivos que a sua empresa tem para o negócio.

E-commerce na prática

Como testar a versão mobile de seu site

Para verificar se seu site é de fato mobile-friendly, é preciso testá-lo. Existem formas práticas de fazer isso. Conheça três ferramentas que permitem testes de compatibilidade de versão mobile dos websites e veja se seu negócio se enquadra nos requisitos.

Entenda porque seu site precisa de uma boa versão mobile.

Portais que obedecem a critérios de responsividade ganham pontos de indexação nas buscas do Google.

1. Google Mobile Friendly Test

Essa é uma das ferramentas mais simples e intuitivas para testar a versão mobile de seu site. Você acessa a página do Google Mobile Friendly Test e insere ali o endereço do portal, gratuitamente. Em menos de um minuto, a página analisa completamente se seu site é ou não compatível para dispositivos móveis.

O serviço fornece ainda informações sobre como o Googlebot vê a página e aponta quais recursos serão bloqueados ou visualizados de maneira incorreta. Além disso, o Google disponibiliza um guia de dispositivos móveis, que auxilia na personalização e implementação de práticas de otimização.

2. MobileTest.me

O MobileTest.me permite que você teste seu website em smartphones e também em tablets, personalizando o teste conforme o aparelho. A versão gratuita oferece testes em seis diferentes aparelhos de várias marcas, como iPhone, o Google Nexus e iPads. Já a versão completa permite testes ilimitados em mais de 100 modelos diferentes de dispositivos móveis.

3. Cross Browser Testing

O Cross Browser Testing permite que você teste seu site em mais de 900 dispositivos e 40 sistemas operacionais. Entre eles estão desde os mais tradicionais, como Mozilla Firefox e Safari, até outros menos utilizados, como Netscape.

A ferramenta também fornece printscreens automatizados, o que ajuda a testar as mais diversas opções. Além do pacote mais básico, há a possibilidade de personalização conforme a sua necessidade.

Entenda porque seu site precisa de uma boa versão mobile.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
TendênciasWebsites
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio