Velocidade de banda larga: conheça os tipos disponíveis e suas características

A velocidade de banda larga varia de acordo com o serviço escolhido. Veja agora mesmo as opções disponíveis e por que a fibra ótica é a mais adequada!

19/07/2019 às 9:00

Sim, existem diferentes tipos de banda larga. E mais um sim: cada um possui características específicas, que podem impactar diretamente a velocidade oferecida. Por isso, explicamos neste artigo quais são as opções disponíveis no mercado e como você deve escolher aquela que mais se encaixa ao perfil do seu negócio.

Se você tem mais de 25 anos, certamente escutou aquele som bem característico da internet discada. Para quem tem menos, tratava-se de uma conexão que dependia de uma linha telefônica e que apresentava lentidões. No entanto, a banda larga acabou com esses problemas por permitir uma conexão ágil, sem depender necessariamente de um telefone.

Velocidade de banda larga: homem jovem sentado em uma escada segurando e olhando para um computador.
Velocidade de banda larga: hoje é muito mais fácil se conectar à internet.

Inclusive, há diferentes tipos disponíveis no mercado, o que impacta diretamente a velocidade da banda larga. Por isso, saber escolher o serviço mais adequado para a sua empresa é essencial. Assim, você garante disponibilidade, produtividade das equipes, bom funcionamento dos processos e uma comunicação eficiente, entre outras características.

Internet móvel

A internet móvel é um tipo de banda larga. Por se tratar de algo móvel, não precisa de fios para funcionar. Sendo assim, os celulares já vêm equipados com uma tecnologia capaz de receber o sinal enviado pelas empresas de telefonia.

Apesar de ser um serviço voltado para celulares, a velocidade de conexão tem um grande potencial. Dependendo do plano contratado, você consegue enviar e receber arquivos facilmente, usar as redes sociais, navegar pelos apps de mensagens instantâneas e assistir a vídeos, entre outras facilidades.

Baixe agora mesmo o nosso e-book sobre Wi-Fi!

A Vivo, por exemplo, tem planos exclusivos para empresas. Tais pacotes se destacam pelo preço mais atrativo que o das linhas de pessoa física e serviços que otimizam a comunicação entre as equipes. Acesse o site Vivo Empresas para conhecer os planos disponíveis.

Velocidade de banda larga: foto aproximada de mãos mexendo no celular.
A internet 4G é um exemplo de banda larga.

Internet via rádio

Outra opção disponível no mercado é a internet que chega por ondas de rádio. A repetição de sinais é feita por meio de antenas que são instaladas em diferentes pontos da cidade. Sendo assim, não há cabos em nenhuma etapa dessa tecnologia.

No entanto, uma das maiores desvantagens desse tipo de serviço é a instabilidade. Como a internet depende de um sinal para chegar até o local desejado, pode haver quedas de distribuição inesperadas (quando chove, por exemplo).

Linha digital

Também conhecida como conexão DSL (sigla de Digital Subscriber Line), a chegada da internet depende de uma linha telefônica. No entanto, não a bloqueia como acontecia antigamente. Sendo assim, o cliente pode usufruir da estrutura da rede de telefonia sem bloqueá-la. Como? A voz chega por um canal e os dados por outro.

Há diferentes tipos de conexão DSL, grupo batizado de XDSL. Um dos mais utilizados, no entanto, é o ADSL (sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line). Tal tecnologia significa que a velocidade para download é maior do que para upload.

Aliás, é importante ressaltar que esse tipo de internet não é distribuído por meio de cabos de fibra ótica. Como dissemos, a conexão chega pela estrutura da linha telefônica.

Via cabo

Neste caso, a internet chega por meio da estrutura do cabeamento de rede (conhecida como cabo UTP). Apresenta boas velocidades de conexão (até 100 mega) e alta capacidade de upload.

Sua capacidade de tráfego é limitada, uma vez que há um número máximo de pessoas por cada equipamento (responsável por conectar o provedor e os usuários).

Via satélite

Não é uma das melhores opções para empresas por oferecer baixíssima velocidade de conexão. Inclusive, é um recurso usado apenas em áreas distantes, sem acesso à internet.

Para funcionar, a conexão depende da emissão e da recepção de dados por meio de uma antena parabólica. Sua velocidade média de conexão, no entanto, é de 10 mega.

Fibra ótica

Trata-se da opção mais indicada para empresas, não importa seu tamanho ou área de atuação. Isso porque a velocidade é muito superior aos demais tipos disponíveis: o serviço oferecido pela Vivo, por exemplo, pode chegar a 300 mega.

A internet chega aos escritórios por meio de cabos revestidos, totalmente seguros e estáveis.

O diferencial da fibra ótica é a transmissão dos dados. Cabos feitos com o material transmitem os dados de um jeito muito mais eficiente, sem indisponibilidade e quedas inesperadas. E já que tem agilidade e eficiência na transmissão da internet, a tecnologia também apresenta índices baixos de latência (tempo que a informação demora para chegar de um ponto para outro).

Existem dois tipos de internet de fibra ótica e eles interferem diretamente na velocidade de banda larga. O primeiro é o FTTH (sigla de Fiber To The Home, ou fibra para o lar, em português). Ou seja, como o próprio nome já diz, o conversor de internet fica dentro do estabelecimento do cliente. Sendo assim, garante uma velocidade maior (a partir de 50 mega).

Outra opção é o FTTC (sigla de Fiber To The Curb, ou fibra para o poste, em português). Aqui, o nome diz tudo também: a fibra chega somente até o poste (e a sua distribuição se dá por cabos convencionais). Sendo assim, só consegue atingir velocidades menores (entre 12 e 25 mega).

Vivo Fibra

Os planos da Vivo voltados para empresas são de fibra ótica, pois permitem uma velocidade maior. O objetivo é garantir uma conectividade segura e estável. As opções Vivo Fibra contam com vantagens imperdíveis, como ultravelocidade de 300 mega, técnicos no local em até quatro horas da abertura do chamado e acesso livre ao aplicativo Smart Wi-Fi.

O app é usado para monitorar tudo o que acontece na rede. Ou seja, verifica características como volume de acessos e velocidade de internet. Além disso, é possível usar a plataforma para driblar interferências e encontrar o melhor sinal do Wi-Fi da sua empresa. Aliás, todas essas funcionalidades de controle podem ser feitas pelo celular. Assim, a conectividade estará garantida!

Conectividade garantida: planos Vivo Fibra asseguram estabilidade e velocidade.
Conectividade garantida: planos Vivo Fibra asseguram estabilidade e velocidade.

Outra utilidade é criar redes específicas para visitantes e compartilhar a senha por WhatsApp ou SMS. Dessa forma, a segurança está reforçada, uma vez que a conexão acontece separadamente! Quer saber como funciona a contratação? É tudo simples e rápido. Basta acessar o site.

E aí, gostou de saber sobre os diferentes tipos de internet banda larga disponíveis no mercado? Então, aproveite para ler este artigo sobre a importância de oferecer uma rede de Wi-Fi pública para os seus clientes. E já que estamos falando em boa conexão, aproveite para descobrir as diferenças entre banda larga e internet dedicada.

Antes de ir, aproveite para navegar mais pelo blog para ter acesso a outros conteúdos. Afinal, conhecer as opções disponíveis no mercado é essencial para fazer bons negócios e usar a tecnologia a favor da sua empresa!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InternetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio