Nas nuvens: conheça as vantagens de contratar um sistema de Cloud

Entenda o conceito de Cloud Computing e saiba porque contratar uma nuvem pode trazer uma enxurrada de benefícios para o dia a dia da sua empresa!

16/01/2019 às 9:00

Já ouviu falar em Cloud Computing (ou computação em nuvem)? O conceito é capaz de tornar o dia a dia da sua empresa muito mais seguro e simplificado. Essa “nuvem” é um servidor cloud, ou seja, lugar virtual no qual é possível armazenar dados e ainda acessar aplicativos ou arquivos. Tudo isso sem a necessidade de ter um espaço físico para guardar todas essas informações, como um disco rígido ou algo do gênero. Funciona como um ambiente que existe (e é muito útil), mas ninguém o vê.

Entenda o que é um servidor cloud.

Contratar uma nuvem é a forma mais prática de armazenar arquivos e dados da empresa com segurança.

Pense na sua rotina, por exemplo. Você acessa as redes sociais, manda e-mails, armazena arquivos e assiste a vídeos por meio de um serviço de streaming, entre outras atividades. Todas essas plataformas têm arquivos e informações armazenadas em uma nuvem. Ou seja, o Cloud Computing já faz parte da sua rotina. Para se ter ideia, de acordo com um estudo feito pela empresa de pesquisa IDC, esse mercado cresceu 29% apenas em 2017.

Vantagens

O mais interessante é que não há limite de capacidade. Ou seja, você nunca vai ficar sem espaço disponível para subir seus arquivos. Além disso, a segurança é mais do que garantida. Isso porque apenas pessoas habilitadas poderão acessar a nuvem da sua empresa e você nunca correrá o risco de perder materiais, como acontecia com os computadores e HD’s, por exemplo. Tudo fica armazenado com garantia total, sem riscos.

Entenda o que é Cloud.

O acesso é simplificado: você não precisa ter espaço físico para armazenar os seus dados.

Outra característica do servidor cloud é o acesso simplificado. Você pode estar em qualquer lugar para entrar nesse ambiente. Basta ter um dispositivo conectado à internet e as senhas necessárias. Aliás, como as informações ficam em uma nuvem, elas podem ser armazenadas em servidores de qualquer canto do mundo (ou em vários deles ao mesmo tempo). Além disso, o fato de o servidor cloud estar sempre ligado à internet, todas as alterações e atualizações nos arquivos acontecem em tempo real. Prático, não?

Como surgiu a nuvem

O pesquisador norte-americano John McCarthy, lá na década de 1960, já tinha como objetivo fazer o computador ser usado por duas pessoas ao mesmo tempo. Ele apresentou tal ideia em uma convenção realizada no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. Aliás, o conceito foi batizado de Utility Computing.

Entenda o que é um servidor cloud.

O Cloud surgiu da necessidade de permitir o acesso de mais de uma pessoa ao mesmo banco de dados.

Outro defensor do Cloud, mesmo sem saber, é o estudioso norte-americano Joseph Carl Robnett Licklider. Ele foi o responsável, em 1962, pela criação da Arpanet, a pioneira da internet. O sistema foi desenvolvido para reunir informações dos departamentos de pesquisa do governo dos EUA. De alguma forma, também nascia ali o conceito de Cloud Computing.

Anos depois, em 1999, a primeira solução em nuvem foi apresentada para um público mais restrito por uma companhia especializada dos Estados Unidos. Assim, as empresas puderam começar a armazenar seus arquivos em um servidor cloud. O poder comercial da solução, inclusive, ficou mais forte no início dos anos 2000. Foi quando a Amazon lançou o primeiro serviço de computação em nuvem disponível para o grande público. Desde então, o jeito de armazenar os arquivos nunca mais foi o mesmo e novas soluções surgiram mundo afora.

Como funciona um servidor cloud?

No sistema de Cloud, as informações ficam armazenadas em servidores. Esses ambientes existem fisicamente. Geralmente, há prédios inteiros destinados a esse fim, são os chamados data centers. Todos são protegidos como verdadeiras fortalezas, o que coloca todas as informações em segurança. Porém, você, que irá contratar o serviço, não consegue ver o seu servior cloud. O motivo é simples: ele pode estar em qualquer lugar do mundo, pois o acesso é virtual. Basta ter um dispositivo conectado à internet e a senha para conseguir visualizar, subir e compartilhar o conteúdo desejado.

Entenda o que é Cloud.

Exemplo de um data center, onde ficam os servidores.

Os dados de acesso permitem a comunicação dos servidores com os dispositivos dos clientes. Isso acontece por meio das “portas”. Seu smartphone ou computador, por exemplo, usa uma delas para se conectar ao servidor. Tal processo precisa de um protocolo para acontecer. No caso das nuvens, o acesso depende da internet. Por isso, o protocolo usado é o HTTP (aquela combinação que tem no início de todo o site). Ou seja, é preciso ter o link do serviço contratado.

Assim, ao entrar, você logo deve incluir as informações de segurança, como login e a senha. Aliás, todo esse processo de comunicação é criptografado. Ou seja, só você e a outra ponta dessa cadeia conseguirão visualizar o conteúdo das informações trocadas. Isso evita problemas que podem ser bastante prejudiciais para a sua empresa, como a invasão de um hacker.

Você precisa de servidor cloud?

É muito saudável – e seguro – para uma empresa contratar uma Cloud. Como já mencionamos, os principais benefícios são a segurança que o serviço oferece, a facilidade e a economia. Afinal, não será preciso gastar dinheiro com equipamento nem dispor de um local para colocar discos rígidos ou servidores, por exemplo.

Entenda o que é Cloud.

A sua empresa precisa de uma nuvem para armazenar os dados com segurança e praticidade.

As medidas de segurança oferecidas pelas empresas especializadas são sempre bastante rigorosas, o que é uma importante garantia de proteção aos seus arquivos. Aliás, é exatamente por isso que você também não deve se preocupar com perdas. Isso mesmo: os dados não irão desaparecer. Quem já perdeu as informações que estavam no computador ou em um HD, por exemplo, sabe bem o valor disso.

Outra vantagem da nuvem para as empresas, especificamente, é a facilidade para compartilhar arquivos e informações. Não é necessário que a equipe esteja fisicamente no local para usar o material de trabalho. Cada um pode ter o seu acesso e fazer isso remotamente. Tal característica é importante para quem adota o sistema de home office (leia mais sobre a modalidade em uma reportagem que fizemos aqui no Vivo Empresas).

Entenda o que é um servidor cloud.

Você consegue compartilhar arquivos e informações de um jeito descomplicado e seguro.

O servidor cloud também pode ser uma mão na roda para empresas com mais de uma sede ou então aquelas que costumam terceirizar alguns serviços. A comunicação e o compartilhamento de arquivos, independentemente do tamanho, sempre fica mais fácil. Você sobe um arquivo, avisa a equipe e todos têm acesso. Também há a possibilidade de todos fazerem atualizações e alterações simultâneas.

Faça o teste!

Resumindo: fizemos a lista abaixo com alguns itens que têm relação direta com o servidor cloud. Se você disser “sim” para mais de duas perguntas, já passou da hora de a sua empresa ter um sistema de nuvem para o armazenamento de dados. Vamos ao teste:

  • Você gosta de praticidade no dia a dia?
  • Você acha que uma equipe não precisa estar no mesmo espaço para ter ganhos de produtividade?
  • Você quer economizar com serviços e equipamentos na fase em que a sua empresa está atualmente?
  • Você se preocupa com a segurança dos arquivos da sua empresa?
  • Você acredita no trabalho remoto?
  • Você já sofreu com a perda de arquivos que estavam em algum disco rígido ou computador?
  • Você acredita que o futuro é agora?

Vivo nas Nuvens

A Vivo disse sim a todas as perguntas anteriores, por isso disponibiliza um extenso portfólio de soluções Cloud para pequenas e médias empresas. O objetivo é por meio de servidor cloud garantir segurança, flexibilidade, escalabilidade, agilidade e controle. Como? Veja na lista a seguir!

Segurança: a Vivo criptografa todos os dados e ferramentas, o que garante um controle rigoroso do acesso aos ambientes que foram contratados.

Flexibilidade: um painel de controle garante autonomia de sobra para administrar todos os dados do seu ambiente em nuvem, como visualização de recursos e controle de acessos.

Escalabilidade: você pode aumentar a quantidade de espaço que deseja na sua nuvem. Assim, a infraestrutura é adaptada de acordo com a demanda atual da empresa.

Agilidade: a Vivo tem diversas soluções em Cloud e é muito simples ter acesso a elas. Basta ativá-las para conseguir usar em questão de minutos.

Controle: a plataforma da Vivo permite o monitoramento dos recursos contratados. Assim, você consegue aproveitar melhor a infraestrutura disponível e ainda reduzir custos.

Entenda o que é um servidor cloud.

Trabalhe com mais tranquilidade e tenha controle de todos os arquivos da sua empresa.

Produtos oferecidos

Conheça aqui o portfólio de produtos oferecidos pela Vivo quando o assunto é Cloud. A ideia é oferecer a solução mais adequada para a sua empresa. Veja as opções disponíveis para servidor cloud!

Vivo Cloud Server

O Vivo Cloud Server é o servidor virtual da Vivo. Com ele, você transfere arquivos que estão no seu computador para servidores que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Assim, a empresa economiza evitando gastos com servidores físicos, infraestrutura e até mesmo com uma equipe de manutenção.

Entenda o que é um servidor cloud.

Veja as vantagens de ter Cloud Server.

No total, há seis pacotes pré-configurados para a contratação. Isso facilita na hora da escolha e ainda garante que as sus necessidades sejam atendidas da melhor maneira. Em todos eles estão contemplados os itens abaixo:

  • Máquinas virtuais (VMs);
  • Capacidade de processamento (VCPUs);
  • Memória RAM para garantir o funcionamento das aplicações e licenças de sistemas operacionais (Linux ou Windows), sem limite de tráfego e link de 300 Mbps.

Além disso, a contratação é bem simples. Pode ser feita pelo nosso site mesmo. Em seguida, você já consegue fazer o cadastro, recebe o login e a senha, acessa o painel de controle e configura o serviço de acordo com o que deseja. Simples assim!

Vivo Cloud Backup

Precisa de um disco virtual para armazenar os seus dados de trabalho? O Vivo Cloud Backup é a melhor solução para pequenas e médias empresas. Trata-se de um drive de armazenamento em nuvem, onde é possível guardar o que desejar e acessar de qualquer lugar ou dispositivo. Tudo isso com a segurança garantida pela criptografia SSL.

Entenda o que é um servidor cloud.

Veja as vantagens do Cloud Backup.

É possível, por exemplo, organizar as suas informações de trabalho em pastas, assim como você costuma fazer no seu computador. Aliás, o serviço também possibilita que você gerencie permissões de acesso. Exemplo: você tem uma reunião e deseja compartilhar o arquivo de uma apresentação com alguém. É simples, rápido e seguro. Inclusive, é possível estabelecer datas para que alguns arquivos expirem.

As permissões de acesso valem tanto para colaboradores quanto para usuários de fora da empresa, o que facilita o trabalho no dia a dia. Você compartilha arquivos, pastas e fotos sem a necessidade de trocar e-mails com anexos pesados ou usar pendrives. Basta enviar um link por email, SMS, iMessage ou Facebook.

Gostou da ideia? Pois saiba que há duas possibilidades no momento de contratação. O plano de 100GB, bastante recomendado para uso pessoal, e de 1TB, ideal para pequenas empresas. Assim, você pode armazenar documentos, apresentações e fotos, entre outros itens. Veja as principais vantagens:

  • Praticidade;
  • Rapidez para a resolução de problemas e tarefas;
  • Possibilita a equipe trabalhar remotamente;
  • Segurança das informações;
  • Fácil gerenciamento;
  • Função backup, uma cópia de segurança para trabalhos, fotos e documentos, entre outros.

Entre no site para ver como contratar!

Vivo Cloud Plus

O Vivo Cloud Plus é uma infraestrutura completa de TI. Com ela, você consegue armazenar dados, arquivos e aplicações. Tudo isso em servidores virtuais, sem ocupar espaço nem representar custos extras para a sua empresa. Além disso, você os  acessa a partir de qualquer local ou dispositivo. Basta encontrar uma rede segura para se conectar.

Funciona assim: o empresário paga pelos serviços que precisa (o modelo de contratação é on demand). Assim, você libera o seu capital para outros investimentos e ainda tem a facilidade de lidar apenas com um fornecedor. E o melhor: é possível ampliar ou alterar o pacote de serviços sempre que desejar. Principalmente em períodos que a empresa precisar de mais espaço.

A solução ainda vem com certificações de renome da indústria de Tecnologia da Informação, como a VMware Hybrid Cloud. O que ela garante? Características fundamentais para o bom funcionamento da sua empresa, como segurança, desempenho e modernização. Veja como funciona:

Acesse a página da Vivo para conhecer todas as vantagens! Nosso atendimento online também está à disposição para tirar dúvidas e te auxiliar.

Vivo Open Cloud

O Vivo Open Cloud (VOC) garante a infraestrutura e os recursos necessários para criar um ambiente virtual seguro e prático para a sua empresa. Inclusive, a solução da Vivo oferece análise de dados, desktop virtual, ferramenta de migração e integração de aplicações, Big Data e banco de dados, entre outros itens fundamentais. Veja as principais vantagens:

Big Data Cloud: solução de big data altamente confiável, fácil de usar e com baixo custo para diferentes áreas.

Cluster Computing Platform Service: recursos de computação e infraestrutura de nuvem, incluindo Servidores Elastic Cloud (ECSs), Elastic Volume Services (EVSs), Object Storage Services (OBSs) e sistemas de gestão de tarefas baseados em fluxo de trabalho.

E-commerce Cloud: soluções de infraestrutura de plataforma de e-commerce.

Financial Cloud Service: recursos  para auxiliar clientes da área financeira na implementação rápida de serviços.

Game Cloud: computação em nuvem para desenvolvedores de jogos.

Entenda o que é um servidor cloud.

Confira as vantagens do Open Cloud.

Logistics Cloud: infraestrutura para empresas de cadeia de abastecimento a baixo custo.

Media Cloud:  armazenamento em nuvem local, nuvem híbrida, servidores Elastic Cloud (ECS), Object Storage Service (OBS) e banda larga para clientes na área de mídia com bom custo-benefício.

Mobile app:  infraestrutura de nuvem escalável para que clientes na área de internet mobile possam lançar apps mais rapidamente.

Rendering Cloud Service: computação de alta performance e recursos de armazenamento para plataformas de renderização.

Retail: rede híbrida e conexão de alta velocidade para clientes da área de varejo.

Saiba mais sobre o produto no site da Vivo.

E aí, o que achou do servidor cloud? Já definiu qual solução é a mais interessante para o seu negócio? Aliás, não vá embora agora! Aproveite para ler uma reportagem que fizemos especial sobre Vivo Open Cloud. Clique aqui e confira! E continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GestãoInternetTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio