Transformação digital para empresas: conheça os novos desafios

Entenda o que é a transformação digital e qual a importância do fenômeno para o seu negócio.

20/02/2019 às 17:00

Transformação digital é um dos termos mais ouvidos dos últimos anos. Ele se espalhou por todas as áreas – como saúde, educação e indústria – e se tornou um caminho sem volta. Mas, apesar da notoriedade recente, o movimento é muito mais antigo do que imaginamos. O processo começou lá na década de 1990, com o surgimento da internet e dos primeiros websites.

Desde então, começamos a caminhada no sentido da Era Digital. E, ao longo dessas quase três décadas, presenciamos um avanço tecnológico incrível. Essas inovações proporcionaram a transformação. Vimos um número incontável de coisas passarem do analógico para o digital – a foto, o telefone, a máquina de escrever, a locadora de vídeo e a fita cassete, só para citar alguns exemplos.

Mas afinal, de quais maneiras a transformação digital influência nos negócios e quais os benefícios que ela traz para a empresa? Pois bem, te mostraremos isso aqui neste texto.

Você sabe o que é transformação digital?

A fita cassete foi um dos muito objetos que desapareceram com a revolução tecnológica.

A mudança inevitável

A tecnologia avança. Assim, ajuda a simplificar e agilizar processos. Porém, muito mais importantes do que sugere o termo transformação digital são os conceitos por trás dele. Adicionar novas tecnologias ao dia a dia da empresa é apenas um dos passos.

Ou seja, é preciso criar uma nova maneira de pensar – a mentalidade digital. Isso porque a agilidade de adaptação aos novos cenários, que se transformam com rapidez cada vez maior, é imprescindível.

O pontapé inicial 

A nova realidade não fica restrita às empresas que trabalham diretamente com tecnologia, como as startups. A transformação digital permeia nosso dia a dia e passou a ser uma necessidade para companhias de todos os ramos e atividades. Todos aqueles que queiram sobreviver no mundo digital precisam abraçar esse novo modo de pensar.

Mas como iniciar esse processo? Possivelmente, os primeiros passos já foram dados na sua empresa. Um website ou um perfil em redes sociais são indícios de que o seu negócio já embarcou na transformação digital.Entretanto, isso é só o começo e não se deve parar por aí. Afinal, o fenômeno vai além de digitalizar processos que antes eram analógicos.

A transformação digital é baseada em três pilares principais: processos, modelo de negócio e clientes. Assim, é preciso ter atenção a todos esses pontos para abraçar a ideia e, consequentemente, aumentar a produtividade e as vendas.

Você sabe o que é transformação digital?

Ter um site ou perfil no Facebook é só o começo da transformação.

Os 3 pilares da transformação digital

Processos

Essa etapa é tida como um dos primeiros passos a serem tomados para o sucesso dessa nova caminhada. A adoção de novas tecnologias para aumentar a produtividade não é nenhuma novidade nos negócios.  Na verdade, acontece desde a revolução industrial. Muitas vezes, isso significa uma mudança na rotina e na estrutura organizacional de uma empresa.

Portanto, implica em criação de novos cargos, na extinção de outros e no surgimento de novas responsabilidades e papéis. Porém, o que se tem visto é um desafio crescente em conseguir adequar os colaboradores às novas tecnologias.

Esse será o maior desafio dos profissionais de recursos humanos, pois ao mesmo tempo em que digitaliza os processos, é preciso preparar a cabeça das pessoas para mudanças e novas responsabilidades. Afinal, de nada adiantam as novas práticas se o material humano não estiver preparado e receptivo a elas.

Modelo

A digitalização dos negócios posteriores ao boom tecnológico é uma necessidade à medida em que novos hábitos de consumo surgem. E mais do que isso: as próximas gerações são nativos digitais. Portanto, possuem uma percepção completamente diferente das anteriores.

Pode-se verificar como a aplicação da tecnologia na adaptação de um modelo de negócio preexistente que transformou o mercado, como por exemplo o Uber, o Airbnb e a Netflix. Essas empresas colocaram a tecnologia a serviço de um modelo tradicional de negócios para otimizar e dinamizá-lo.

Você sabe o que é transformação digital?

A Netflix transformou um modelo tradicional de negócios com o uso das novas tecnologias.

Experiência do cliente

Assim como os objetos, a forma de contato e interação interpessoal foram modificadas. O aparecimento do e-commerce e a massificação dos dispositivos móveis transformaram os hábitos de consumo.

Contudo, recolher dados de consumidores se tornou muito mais simples. Vale lembrar que nunca se preencheu tantos cadastros como nos dias de hoje. Eles são obrigatórios para garantir acesso a vídeos, a serviços ou a descontos, por exemplo.

Justamente essa facilidade de coleta possibilita uma maior compreensão nos hábitos de consumo. Analisar essas informações é uma necessidade para engajar e aumentar os pontos de contato com os clientes.

Nesse conjunto entram as ferramentas como big data e web-analytics, que podem trazer insights separados por localização, faixa etária e sexo, por exemplo.

Agora que você já sabe importância da transformação digital e os três pilares principais desse movimento, é preciso pensar de quais formas você pode implementar essa revolução no seu negócio. E lembre-se: na era digital a palavra de ordem é aprender!

Gostou da matéria? Então, clique aqui e aproveite para ler mais sobre o assunto. Além disso, que tal descobrir como atender clientes pelo Facebook e WhatsApp em tempo recorde? Boa dica, não é?

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