Confira as vantagens de permitir o trabalho home office para funcionários

Home office é pode ser uma ótima opção. No entanto, é preciso de alguns cuidados. Veja quais são!

30/11/2018 às 10:30

Se na sua empresa os funcionários precisam apenas de um computador e conexão com a internet para trabalhar. Então, oferecer a eles a opção do trabalho remoto em vez de fazer com que passem suas jornadas em um mesmo escritório. Confira, a seguir, vantagens dessa possibilidade para colaboradores e para seu negócio.

Vantagens do trabalho home office para funcionários

Em primeiro lugar, é preciso entender que trabalho fora do escritório não é uma opção adequada para todos os tipos de funcionários. Muitas pessoas necessitam da organização que só um ambiente de trabalho pode oferecer.

No entanto, em um mundo cada vez mais digital, grande parte das atividades de uma empresa podem ser feitas à distância. E simplesmente enviadas para um servidor corporativo ou por e-mail. Eliminando assim, a necessidade da pessoa se deslocar de casa para o trabalho diariamente.

Se a empresa não precisa que o trabalhador esteja disponível durante um período específico do dia e, por exemplo, exige apenas o cumprimento de tarefas diárias, o trabalho remoto pode ser implantado.

Trabalho em casa para funcionários pode ser uma ótima opção.

Trabalhar em casa pode ser uma melhor opção para funcionários e significar uma importante redução de custos.

Para quem tem família – e especialmente filhos pequenos -, isso pode ser uma bênção. Uma vez que permite que o funcionário dê mais atenção a eles e organize melhor seu tempo para programar atividades que beneficiem as relações familiares.

Outra vantagem do trabalho em casa é liberar o funcionário de distrações do escritório. No entanto, isso só funciona para quem consegue se organizar em casa e não sucumbe às outras tantas distrações que o lar oferece. Para quem consegue se concentrar, trabalhar em casa pode significar terminar os compromissos mais rapidamente do que no escritório. E liberar mais tempo para atividades pessoais.

Mas é importante lembrar que quem trabalha em modelo officeless nem sempre fica o tempo inteiro fora da empresa. Muitos colaboradores optam por trabalhar do escritório um ou dois dias da semana e comparecem a reuniões presenciais sempre que necessário.

Vantagens do trabalho remoto para empresas

Para a organização, a grande vantagem de permitir o trabalho home office para funcionários é financeira. Com menos pessoas ocupando o escritório diariamente, diminuem os gastos com luz, água e telefone. Também se economiza com produtos do dia a dia, como café, papel higiênico e canetas.

A aplicação continuada dessa política ainda permite uma diminuição da estrutura do negócio. Como por exemplo, redução do número de computadores, mesas, cadeiras e até do espaço físico disponível para a empresa. O que permite optar por um aluguel mais barato.

Permitir o trabalho em casa também aumenta a satisfação do funcionário com a empresa e também melhora a sua saúde.

Cuidados que o colaborador deve tomar

Trabalhar fora do escritório pode parecer a melhor opção do mundo, mas é importante ter muita responsabilidade para que a sua produtividade não perca o ritmo. Ter disciplina para controlar os horário úteis e resistir às distrações é fundamental.

Além disso, começar o dia de trabalho usando pijama também não é um comportamento recomendado. Use roupas confortáveis, mas que sejam adequadas caso aconteça alguma eventual reunião por videoconferência.

Cuidados que a empresa deve tomar

Apesar das vantagens listadas acima, liberar o home office pode se tornar um pesadelo para a chefia. É importante ter certeza que você está oferecendo esta opção para funcionários confiáveis, experientes e que não terão problemas em cumprir os prazos estabelecidos para a entrega de tarefas.

Então, a questão da segurança também deve ser levada em conta. Certifique-se de que você tomou todas as precauções tecnológicas para proteger informações importantes de sua empresa antes de permitir que os empregados levem segredos e dados confidenciais para casa.

Além disso, é preciso ter uma política clara quanto ao reembolso dos funcionários pelos seus gastos em casa com telefone e internet, por exemplo.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
ProdutividadeTendências
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio