Conheça 6 tipos de servidores e saiba qual é o melhor para sua empresa

Te mostramos como saber qual o melhor servidor para a sua empresa. Confira aqui!

30/11/2018 às 10:30

Uma das principais necessidades durante a expansão de uma empresa é a de conectar todos seus departamentos e serviços. Para executar isso, é necessária a instalação de um servidor. Mas são muitos os tipos de servidores disponíveis no mercado, e muitas vezes quem não é da área de tecnologia da informação pode ficar confuso na hora de decidir qual deles é o mais apropriado para o negócio.

Antes, no entanto, é preciso entender o que é um servidor e qual sua utilidade dentro da estrutura da empresa. Os servidores têm como objetivo suportar diversos usuários na mesma rede, e são projetados para responder e executar diversas atividades, além de hospedar dados e gerenciar o tráfego de rede.

Servidor Local e em Nuvem

Conheça 6 tipos de servidores

Para não ficar na dúvida e conseguir escolher melhor entre os diversos tipos de servidores, elaboramos uma lista com os seis principais disponíveis no mercado. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um e saiba como escolher. Fatores como funcionalidades e aplicações, hospedagem de dados e tráfego devem ser levados em consideração.

Há vários tipos de servidores: como escolher?

Na hora de escolher entre os tipos de servidores disponíveis, empreendedor deve levar em conta gastos e tráfego de dados.

Servidor compartilhado

É o tipo mais comum de servidor. Também chamado de web hosting compartilhado, esse servidor é mantido por uma empresa especializada. Nele, há espaço e recurso que são compartilhados com uma série de outras empresas que utilizam o serviço. É usado principalmente para pequenas empresas, e que não rodam aplicações complexas – geralmente não excedem os 10 gigabytes. Em muitos casos, mais de 100 empresas costumam dividir o mesmo web hosting.

Cloud Hosting

Também chamado de “grid hosting”, esse servidor funciona de maneira semelhante ao servidor compartilhado. No entanto, uma diferença é fundamental: trata-se de um dos tipos de servidores escaláveis. Isso possibilita que vários servidores sejam colocados em linha, passando a operar como se fossem um único servidor, mas de capacidade bem maior.

Confira as vantagens de contratar um sistema de Cloud

Virtual Private Servers

O Virtual Private Servers é o servidor intermediário entre os serviços compartilhados e aqueles de dedicação exclusiva. Embora seja uma mesma máquina em uso, as partições são distintas, o que evita os riscos de você ser “derrubado” quando houver instabilidade no servidor.

Reseller hosting

Também trata-se de um servidor compartilhado, mas com ferramentas que permitem que a empresa revenda ou realoque parte do seu espaço contratado com a empresa de web hosting.

Servidor dedicado

Esse é um tipo de servidor onde você aluga um servidor físico em uma empresa de web hosting. Nesses casos, o cliente tem acesso total ao servidor. Isso permite que o usuário rode toda e qualquer aplicação através dele.

Confira como o servidor em nuvem pode te ajudar a economizar

Colocated servers

O último entre os seis tipos de servidores disponíveis é também o menos comum entre os citados. Nele, você coloca o seu próprio servidor na empresa de web hosting, sendo assim o único responsável por ele. Se o sistema falhar, você é o responsável pela sua manutenção.

Servidor Local e em Nuvem

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
CloudServidor
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio