Conheça 10 motivos para começar a fazer teste A/B

Já ouviu falar em teste A/B? Te mostramos o que é, em quais canais é possível fazer e porque começar a testar agora mesmo para garantir bons resultados.

10/01/2020 às 9:00

Teste A/B é, sem dúvida, um bom caminho para você entender melhor os seus clientes. Assim, consegue ter campanhas de marketing digital mais efetivas. Neste artigo vamos te mostrar:

  • O que é o teste A/B.
  • Em quais plataformas é possível fazer.
  • Por que utilizar.
  • E, para finalizar, apresentamos dez motivos para você começar a testar agora mesmo.

Medir, em tempo real, todos os resultados é o que faz do marketing digital uma ferramenta muito importante para impulsionar o seu negócio. É possível, por exemplo, corrigir o direcionamento de uma campanha caso a mesma não esteja apresentando os resultados desejados. Assim, você otimiza e direciona melhor os seus recursos.

Uma das metodologias mais conhecidas nesse sentido é o teste A/B. O nome é bem didático: você faz testes usando variáveis diferentes para ver qual tem uma performance melhor.

Ilustração de duas placas: uma com a letra A e a outra com a letra B, para representar o teste A/B
Fazer um teste A/B é uma forma eficiente de alcançar resultados mais efetivos.

Por exemplo: você pode fazer um impulsionamento no Instagram usando o mesmo conteúdo, só que para públicos diferentes. Ou então criar uma landing page com estilos distintos para ver qual agrada mais o seu público. Assim, não baseia as suas campanhas em “achismos” e consegue resultados muito mais efetivos. Você consegue tomar decisões embasada por indicadores reais.

Quando fazer um teste A/B?

É possível fazer um teste A/B em diferentes etapas e elementos da sua campanha de marketing digital, como email-marketing, impulsionamento nas redes sociais, landing pages e publicidade no Google AdWords, entre outros.

Em relação ao e-mail marketing dá para fazer testes simples do ponto de vista operacional, mas que podem trazer muitos resultados positivos. É possível, por exemplo, trocar a cor do botão de call-to-action. Metade dos e-mails vai com a cor vermelha e metade com azul. Assim, você consegue mensurar qual é a mais clicada.

Dá para fazer o mesmo no caso de títulos, chamadas e horários para o envio. Assim, é possível identificar as necessidades e as preferências do público.

Homem com das duas mãos em cima do teclado do computador, que está sobre uma mesa de madeira.
É muito eficiente fazer testes A/B no envio de emails-marketing.

É muito interessante fazer teste A/B também com o público de anúncios, sobretudo nas redes sociais e no Google Adwords. Não invista toda a verba disponível em apenas um público. Divida na metade, mude variáveis e verifique qual tem a performance melhor.

Inclusive, no meio do teste você pode pausar a campanha e destinar mais recursos para a campanha que teve os melhores resultados. Isso que é aproveitamento!

Ferramentas

Existem ferramentas que te ajudam a fazer testes A/B de um modo mais simples e automatizado. O Gerenciador de Anúncios do Facebook, que também é utilizado para fazer impulsionamentos no Instagram, tem o “teste A/B” como uma das opções disponíveis. Assim, fica mais fácil para separar as verbas e visualizar os resultados. Basta escolher a opção abaixo quando for criar uma nova campanha.

Print da tela do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
O Gerenciador de Anúncios do Facebook permite a realização de estes A/B.

Há também plataformas específicas para a otimização de campanhas de marketing digital, como o Optmizely, o Unbouce e o RD Station Marketing, entre outras opções.

Por que fazer um teste A/B?

Há muitas características positivas. Aliás, só enxergamos vantagens nesse método. Listamos aqui para te convencer a testar antes de gastar!

  1. Você consegue ter uma visão mais específica do seu público, o que vai ser positivo também na criação de novas campanhas de marketing digital.
  2. Aliás, é possível aproveitar os resultados para melhorar suas campanhas, pois se trata de uma grande pesquisa de mercado.
  3. Você economiza dinheiro, uma vez que destina melhor os recursos, sobretudo, quando se trata de publicidade.
  4. Inclusive, estabelece também uma relação mais próxima com o cliente, pois os materiais da sua empresa estão sendo moldados de acordo com as preferências deles.
  5. Certamente haverá um aumento das vendas. As campanhas de marketing digital são muito efetivas.
  6. É possível mensurar os resultados em tempo real, um benefício e tanto do marketing digital. Por isso, é importante acompanhar métricas e relatórios ao longo das campanhas.
  7. As suas equipes de colaboradores ficam mais engajadas, principalmente depois dos primeiros resultados positivos.
  8. Você consegue refinar a sua identidade visual e o seu tom de voz com muito mais precisão.
  9. É possível fazer os testes com diferentes usuários, em diferentes canais.
  10. As suas campanhas serão mais efetivas se você direcioná-las do jeito certo e para as pessoas certas.
Ilustração das letras A e B, com sinais de positivo e negativo.
Os testes permitem mensurar resultados positivos e negativos.

Resultados mais efetivos

E aí, o que achou da ideia de fazer um teste A/B nas suas campanhas de marketing digital? Certamente você terá resultados mas efetivos e poderá apresentar materiais cada vez mais personalizados para os seus clientes. Inclusive, entender o comportamento deles é essencial para fidelizá-los.

Além disso, antes de ir embora, aproveite para ler um artigo que fizemos recentemente sobre User Experience e ofereça uma experiência completa para todos os seus clientes.

Mais uma vez, agradecemos a sua companhia e recomendamos que fique de olho aqui no blog, pois estamos preparando muitos artigos para fazer a sua empresa chegar cada vez mais alto!

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