SD-WAN: veja como a tecnologia aprimora a experiência digital

Saiba como a tecnologia SD-WAN contribui para o aprimoramento da experiência digital dos seus clientes, colaboradores e parceiros!

24/05/2019 às 9:00

A tecnologia SD-WAN capacita e potencializa a maneira de gerenciar todas as conectividades da companhia. Isso através de uma rede overlay criada como uma camada superior a esta camada underlay das conectividades físicas. O equipamento alocado em cada filial onde as redes são conectadas capta as informações das aplicações, constantemente monitoradas. E permite aos técnicos especializados criar políticas e regras para aproveitar ao máximo a capacidade dos links.

Assim, é possível agir automaticamente sempre em que há algum tipo de problema ou quando são identificadas as melhores rotas para cada momento. Trata-se de um balanceamento de aplicações por esta rede overlay de acordo com o uso e condições das redes underlays: um ganho e tanto para o universo empresarial.

Podemos fazer uma analogia do que significa ter uma camada de rede overlay sobre uma camada de rede underlay física. Para tanto, basta compararmos ao comportamento de um sistema de GPS que utilizamos para nos locomover.

SD-WAN: veja como a tecnologia aprimora a experiência digital.
Em um exemplo simplificado, as redes undelays são formadas pelas ruas e avenidas.

Neste exemplo simplificado, a rede overlay seria como as origens e destinos que possuímos em nossa vida, como a nossa casa, trabalho, escola, supermercado, etc. Sabemos que existem diversas vias possíveis para chegarmos a um destino. Neste caso, as redes undelays são formadas pelas ruas e avenidas.

Porém, pelo dinamismo do trânsito, eventuais acidentes, vias interditadas e outras ocorrências imprevistas, o sistema de GPS (trabalha como o SD-WAN) altera a escolha do melhor caminho pelas ruas mais livres naquele determinado instante, para que se possa chegar mais rápido a seu destino.

Características

Indicada para otimizar o dia a dia das empresas, a tecnologia SD-WAN pode contribuir bastante para aprimorar a experiência digital tanto dos clientes quanto dos colaboradores da companhia. E há um motivo bastante sólido: o hardware tradicional cada vez mais dá espaço a novas tecnologias que garantem uma infraestrutura automatizada.

No caso da SD-WAN, que em tradução livre significa Rede de Área Ampla Definida por Software, o controle da rede fica sob responsabilidade de um software. Dessa forma, consegue garantir uma maior flexibilidade, dinamismo e agilidade nas tomadas de decisão e facilidade nas alterações de regras e políticas aplicadas pela tecnologia.

SD-WAN é uma tecnologia que permite a virtualização e a automatização da rede.
SD-WAN é uma tecnologia que permite a virtualização e a automatização da rede.

Tal característica evita instabilidades e falhas, o que é essencial para a maior parte das companhias garantirem uma experiência digital mais sólida. Isso porque, com o aumento do uso de cloud, dados e aplicações armazenados em um ambiente digital, a rede precisa se adaptar continuamente para fornecer o melhor meio de comunicação para cada situação. Sendo assim, a dependência de uma rede estável aumenta a cada dia.

Todas as informações das aplicações e feriados captadas são disponibilizadas para os clientes em um portal da web. Assim, eles conseguem verificar todos os dados, ter uma visão macro das conectividades e assim acompanhar como está a utilização dos recursos disponíveis. Dessa forma, cria-se um ecossistema consistente com visibilidade em tempo real para toda a companhia. Veja como funciona!

Vantagens da tecnologia SD-WAN

Implementar a tecnologia SD-WAN garante inúmeras vantagens para a empresa, independentemente da sua área de atuação. O primeiro benefício é bastante importante (e tem uma relação direta com a experiência digital dos clientes e dos funcionários): uma WAN (como é chamada a rede de longa distância) tradicional não foi criada de forma personalizada para os negócios. Sendo assim, pode não ser flexível e ágil em todos os momentos (duas características bastante exigidas pelo universo empresarial).

Além disso, trata-se de uma rede bastante complexa. Isso significa que depende de diferentes configurações para funcionar adequadamente, o que exige um alto investimento e tempo. A manutenção e as atualizações também são trabalhosas. Por muitas vezes também não estão bem dimensionadas, ou podem oferecer gargalos por grande tráfego de informações sazonais.

Com SD-Wan, os processos são simplificados, o que garante economia e uma rotina mais produtiva.
Os processos são simplificados, o que garante economia e uma rotina mais produtiva.

Pense no cenário atual: com tantas mudanças e atualizações constantes, ter de refazer processos longos e complicados está longe de ser o ideal. Por isso, o SD-WAN tem sido bastante utilizado no universo empresarial. Tal tecnologia é capaz de simplificar os processos e suas alterações.

Principais características

Tudo começa com o provisionamento de rede, que é o processo de implantação ou adaptação da mesma. O SD-WAN permite que esse procedimento seja automatizado. Inclusive, o equipamento garante uma integração rápida e simplificada das novas configurações.

Além disso, o SD-WAN tem a capacidade de lidar com um grande volume de uplinks. Isso significa uma largura maior de banda agregada, o que permite a implementação de sites híbridos. Em poucas palavras: conexões simultâneas de distintos padrões são bastante seguras e garantem estabilidade. Inclusive, a tecnologia consegue perceber quais links estão com falhas e direcionar o tráfego para os que estão ativos. Assim, há uma manutenção do impacto.

Exemplo

Se você tiver um e-commerce, o seu site estará com uma maior disponibilidade de recursos para evitar quedas. Em relação aos colaboradores, a rotina ficará muito mais facilitada e produtiva se a rede for estável e que prioriza as aplicações importantes ao negócio. Assim, a experiência digital será aprimorada a cada dia.

A estrutura SD-Wan estuda os melhores caminhos para o tráfego de internet.
A estrutura SD-WAn estuda os melhores caminhos para o tráfego de internet.

Esse tipo de encaminhamento é feito de maneira automatizada, baseada em métricas de desempenho. Aliás, todas as informações dos caminhos pelos quais os dados passam são avaliadas constantemente. Tal frequência permite encontrar erros que podem prejudicar a rede, como alta latência (tempo que a informação demora para chegar de um ponto a outro) e perda de pacotes.

A estrutura SD-WAN monitora, identifica e classifica o tráfego de rede que passa pelas portas de acesso dos equipamentos do cliente. Assim, consegue medir o desempenho e as possibilidades de melhoria, em acordo ao perfil e aplicações priorizadas.

O equipamento fica o tempo todo monitorando as conectividades e direciona o tráfego de acordo com as condições de cada uma. Por exemplo, na sua empresa há um pico de reuniões às 17h. E todas elas são realizadas por Skype. Sendo assim, caso haja algum tipo de falha, o trabalho não será concluído. A estrutura SD-WAN verifica qual é a melhor conectividade nesse período e direciona o tráfego para ela, o que reduz a possibilidade de instabilidades. Trata-se de uma priorização do serviço.

Segurança

Há diferentes mecanismos de segurança associados à SD-WAN, o que impacta diretamente a experiência digital tanto dos clientes como dos colaboradores. Por exemplo, todos os dados que circulam pela rede são criptografados. Ou seja, as informações que você troca e disponibiliza no ambiente digital são codificadas. Assim, apenas as filiais dentro da rede overlay criada conseguirá lê-las.

Além disso, a estrutura pode contar com firewall e sistemas de defesa contra intrusos entre outras ferramentas. Caso apareça algum usuário estranho ou com atitudes suspeitas, o sistema consegue identificar rapidamente.

Sub-redes

É importante que toda WAN tenha sub-redes. Assim, o tráfego pode ser separado com mais facilidade e as informações percorrem os caminhos com mais segurança. A estrutura SD-WAN permite que a definição das sub-redes seja feita por meio do painel de gerenciamento. Dessa forma, todo o processo pode ser feito rapidamente e com bastante facilidade. E as mesmas regras podem ser replicadas para todas as filiais.

No SD-Wan as sub-redes podem ser criadas facilmente, a partir do portal de gerenciamento.
As sub-redes podem ser criadas facilmente, a partir do portal de gerenciamento.

Quando tal procedimento é realizado nas redes comuns manualmente por especialistas, sai muito mais caro e ainda leva mais tempo para ser concluído.

Dados sempre disponíveis

Uma estrutura SD-WAN conta com um painel de gerenciamento bem fácil de utilizar e controlar. Inclusive, o usuário consegue encontrar informações importantes sobre as conectividades, estatísticas, métricas e políticas de uso. Assim, é possível ter uma visão completa das condições da rede. Com base nesses dados, consegue monitorar e resolver problemas com maior facilidade (duas tarefas muito custosas sem o uso deste tipo de tecnologia).

Além disso, por meio desse portal, o empresário ainda pode solicitar, adicionar e remover usuários, mudar configurações com facilidade, instalar novas localizações de rede e reconfigurar nós.

Vivo Gestão de Redes

De olho na otimização dos processos, a Vivo criou o Vivo Gestão de Redes, que utiliza a tecnologia SD-WAN. Indicada para companhias de todos os segmentos, a solução gerencia as conectividades da empresa com o objetivo de aumentar a performance e possibilitar uma gestão mais simplificada das redes.

O Vivo Gestão de Redes verifica, constantemente, a qualidade das conexões que a empresa possui (não importa a operadora) e prioriza o tráfego, de acordo com a necessidade do cliente. “Quanto mais complexas as redes, mais difícil é de fazer a gestão. Por isso, o produto contribui positivamente para o aumento da produtividade. Assim, o empresário não perde tempo fazendo esse trabalho”, afirma Vinícius Funicelli, gerente de Virtualização de Redes B2B da Vivo Empresas.

Solução da Vivo integra gestão de redes, segurança e balanceamento das aplicações com uso da tecnologia de SD-Wan.
Solução da Vivo integra gestão de redes, segurança e balanceamento das aplicações.

A Vivo faz a locação e a instalação do equipamento que integra a infraestrutura. Além disso, é importante que o cliente esteja sempre em contato com a operadora para transmitir suas expectativas e necessidades em relação à rede. É possível solicitar, por exemplo, alterações nas configurações iniciais. Esse processo é simples e imediato, o que garante maior rapidez à empresa.

Como comentamos anteriormente, a Vivo monitora constantemente todas as conectividades que a companhia tem. Não importa a operadora. É essa produtividade que faz a diferença na solução oferecida. “Se o cliente tiver dez filiais com dois links cada, iremos verificar, detectar problemas e tomar as atitudes necessárias”, afirma o executivo da Vivo.

Facilidade de acesso às informações

Em suma, Vivo Gestão de Redes ainda possui um portal que mostra em tempo real todas as configurações da rede. Além disso, você tem acesso a relatórios periódicos sobre as suas conectividades. Tudo para garantir a estabilidade desejada. Quer saber mais sobre o produto? Acesse o site.

E aí, gostou de saber mais sobre a tecnologia SD-WAN? Certamente a estrutura é capaz de aprimorar a experiência digital que a sua empresa oferece, tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Veja mais sobre o assunto aqui. Então, aproveite agora para saber mais sobre o tema neste artigo publicado recentemente aqui no blog!

Aliás, continue conosco para conferir mais conteúdos semelhantes! Sim, é isso mesmo que você pensou: a tecnologia é a melhor parceira para o seu negócio!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio