7 startups que podem ajudar a sua empresa a crescer!

Preparamos uma lista com sete startups que oferecem serviços inovadores para melhorar o desempenho da sua empresa. Confira aqui o que cada uma faz.

28/01/2019 às 14:00

Quer melhorar o desempenho da sua empresa? Um bom caminho é contar com o apoio de uma startup. Muitas oferecem serviços interessantes para serem incorporados a diferentes etapas do trabalho, como atendimento, recolha e análise de dados, solução de Tecnologia da Informação (TI), serviços de telefonia por internet e muito mais.

A vantagem é que estamos falando de empresas totalmente inovadoras, que se dedicam a encontrar soluções com base na tendência de mercado e no aprimoramento da experiência do cliente. Além disso, também costumam oferecer valores mais competitivos, sobretudo se a ideia for criar uma parceria duradoura. Ou seja, são garantias de bom negócio.

E mais: o mercado está repleto de startups. A cada dia, por exemplo, dezenas delas são lançadas. As que conseguem se manter e ganhar destaque, no entanto, aparecem como opções ainda mais sólidas de negócio. Por isso, vale ficar de olho nessas companhias. Para ajudar, nós fizemos uma seleção das que oferecem serviços interessantes e que já possuem boa relevância no mercado. Quer saber quais são? Confira a seguir.

1-) Startup Overmediacast

Startup para ficar de olho.

A Overmediacast é a criadora do vídeo bot.

A empresa é a criadora do conceito de vídeo bot, o sucessor do chatbot (veja aqui uma matéria que conta tudo sobre o tema). Assim como seu antecessor, a tecnologia foi criada para resolver dúvidas sem a necessidade de ação humana.

Tudo é feito por um robô, que simula a interação humana e prevê respostas com base em um banco de dados pré-estabelecido.

Porém, a grande vantagem do vídeo bot está na capacidade de explicar conteúdos complexos de forma simples. Clientes e colaboradores podem conhecer mais sobre produtos ou processos da sua empresa de maneira visual e atrativa.

De acordo com a startup, a tecnologia reduziu de 30% a 50% o custo com do call center nas empresas que adotaram o modelo. Pois atua como uma URA (Unidade de Resposta Audível), mas com capacidade visual, e diminui o atendimento humano.

  • Solução: criadora do conceito de vídeo bot.
  • Segmentos: media, mobile e experiência do usuário.
  • Modelo de negócio: B2B e B2C.
  • www.overmediacast.com

 2-) Econodata

Startup para ficar de olho.

Econodata é uma startup que usa a tecnologia big data.

Nascida em 2013, a startup criou uma plataforma de dados por meio da tecnologia big data. O sistema criado pela Econodata recolhe uma quantidade gigantesca de dados da internet e os organiza da maneira mais adequada.

Dessa forma, as informações de difícil acesso, que antes estavam dispersas pela rede, são compiladas e transformadas em um banco de dados. Por isso, trata-se da ferramenta certa para alavancar as vendas.

A empresa conta com informações de mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil. O acesso aos dados é ilimitado e existe a opção por busca segmentada. São diversas categorias disponíveis, como CEP, setor de negócio e porte da empresa. Portanto, a prospecção de clientes passa a ser mais rápida e efetiva.

  • Solução: utiliza big data para aumentar vendas.
  • Segmentos: big data, plataforma de prospecção e enriquecimento de leads.
  • Modelo de negócio: B2B.
  • www.econodata.com.br

3-) Spume.co

Startup para ficar de olho.

O algoritmo da Spume.co faz a predição de eventos futuros e cenários de mercado.

A empresa combina o uso da big data e a Inteligência Artificial para a previsão de eventos futuros e cenários de mercado. Isso é possível graças à aplicação do algoritmo desenvolvido pela startup, patenteado no Brasil e no exterior, que faz a análise consultiva e automatizada das mais variadas fontes.

A Spume.co propõe três frentes principais de soluções para a sua empresa. A primeira é a real-time, que monitora rumores, análises de risco, comparação entre players e tendências históricas, tudo em tempo real. Já a segunda, é a data content, que faz a seleção automatizada de conteúdo para influencers. Por fim, a terceira é a long-time, que faz uso da associação das ciências humanas e exatas para conjecturar futuros cenários.

Seja qual for a solução, a startup disponibiliza ferramentas para os tomadores de decisão e os mais variados segmentos de negócio de forma mais ágil e propositiva.

  • Solução: análises consultivas com uso de big data e Inteligência Artificial.
  • Segmentos: Big data/ Analytics e mobile.
  • Modelo de negócio: B2C, B2B e B2G
  • www.spume.co

4-) Plugg.To

Startup para ficar de olho.

A Plugg.to promove a integração a diversos marketplaces.

A empresa criou a solução para quem busca ampliar sua vitrine de vendas e otimizar o tempo. Uma vez integrado ao marketplace da Plugg.To, é possível incorporar seu e-commerce a todos os outros marketplaces e lojas virtuais do mercado, de forma simples e inteligente.

A integração proporciona não só a economia de tempo, mas também um panorama de performance da loja. Com a ferramenta é possível monitorar preços, centralizar o SAC, controle de pedidos e gráficos estatísticos. Mas não é só isso.

O hub de integração ainda permite se conectar a ERP’s (Enterprise Resource Planning) e fornecedores para garantir um estoque sempre atualizado, em tempo real.

  • Solução: hub de integração de e-commerce.
  • Segmentos: e-commerce e integração com marketplace.
  • Modelo de negócio: B2B.
  • www.plugg.to

5-) NetSupport

Startup para ficar de olho.

A NetSupport conta com uma rede de mais de 12 mil técnicos especializados em TI.

A startup criou uma comunidade colaborativa de técnicos em TI para promover a prestação de serviços e resolução de problemas com informática. A rede conta com cerca de 12 mil técnicos de TI dispostos a ajudar remotamente, presencialmente ou pela internet.

Para garantir a qualidade do serviço, todos os profissionais cadastrados na plataforma passam por testes de conhecimento técnico e também de atendimento ao cliente.

Assim, é possível disponibilizar solução para todos os tamanhos de empresas, não importa se sua companhia é uma corporação ou microempresa (ou ainda um cliente residencial).

Dentre os serviços oferecidos, há o suporte técnico de TI, para tratar pontualmente de um problema. Existe também a possibilidade de terceirizar o setor de TI, que garante atendimento 24 horas. Ou ainda, o body shop de TI, no qual o profissional fica alocado na sua empresa de acordo com a demanda.

  • Solução: oferece suporte técnico de TI de forma remota ou presencial.
  • Segmentos: business support e TI.
  • Modelo de negócio: marketplace.
  • www.netsupport.com.br

6-) Gupy

Startup para ficar de olho.

A Gupy utiliza a inteligência artificial para auxiliar nos processos de RH.

A empresa desenvolveu uma ferramenta que possibilita centralizar todo o processo de recrutamento e seleção em uma única plataforma.

Criação e gestão da vaga, divulgação e seleção, tudo é feito por meio de Inteligência Artificial e people analytics. Assim, a ideia é gerar maior engajamento entre todos os envolvidos no processo e maximizar o acerto nas contratações.

Além de conseguir reduzir bastante o tempo despendido no processo. O motivo: a análise de currículos e perfis dos candidatos são feitos pelo algoritmo criado pela startup que realiza o ranqueamento dos interessados, levando em conta o potencial e a compatibilidade.

De acordo com a Gupy, a plataforma gera uma redução de 80% no esforço operacional. Ou seja, ao permitir que o departamento de recursos humanos economize tempo com etapas burocráticas, o setor ganha tempo para investir em estratégias. Aliás, também é possível divulgar vagas de maneira automatizada nas redes sociais e sites especializados.

  • Solução: ferramenta de recrutamento e seleção feita por IA e people analytics.
  • Segmentos: recursos humanos, SAAS e tecnologia.
  • Modelo de negócio: B2B.
  • www.gupy.com.br

7-) Social Miner

Startup para ficar de olho.

A Social Miner aposta no people marketing para aumentar as vendas da sua empresa.

A plataforma combina Inteligência Artificial e people marketing para melhorar a aquisição de leads e aumentar a base de pessoas conectadas. Isso é feito por meio da análise de comportamento de compra dos consumidores que passam pelo seu site.

Os algoritmos selecionam o melhor conteúdo, momento e canal para cada uma das pessoas conectadas. Então, as informações são cruzadas com dados demográficos para criar campanhas de marketing humanizadas.

De acordo com a Social Miner, a ferramenta pode aumentar em até 5 vezes a taxa de conversão do seu e-commerce e também otimizar o percentual de recompra.

  • Solução: plataforma de automação de marketing.
  • Segmentos: e-commerce e people marketing.
  • Modelo de negócio: B2B
  • www.socialminer.com

Conheça a Wayra

Startup para ficar de olho.

A Wayra está presente em 10 países e já investiu em mais de 800 startups.

Sabia que todas as startups acima têm uma característica em comum? Sim, todas elas fazem parte da rede da Wayra, a hub global de inovação da Vivo (no Brasil) e da Telefônica (no mundo).

A Wayra foi criada em 2011, com o intuito de buscar, selecionar e investir nas melhores startups de diversas partes do mundo. Atualmente, a hub de inovação está presente em 10 países. Já seus escritórios, estão distribuídos pela Europa (Madrid, Barcelona, Londres e Munique) e América Latina (São Paulo, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Cidade do México, Caracas e Santiago).

A Wayra chegou ao país em 2012. Desde então, foram mais de R$ 11,5 milhões de investimentos em 69 empresas. Até hoje, a rede apostou em mais de 800 startups por todo o globo. Assim, contribui para avanços tecnológicos em diferentes áreas e setores.

E você, o que achou das startups que selecionamos? Com certeza são boas opções de negócios para quem deseja encontrar parceiros competentes e duradouros. Aliás, já que todas elas fazem parte da Wayra, aproveite para conhecer mais sobre a hub da Vivo nesta reportagem especial que fizemos. E continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas para mais conteúdos relevantes para a sua companhia!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Mercadostartups
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio