Softwares de gestão facilitam a organização de sua empresa

Entenda como esses softwares podem ajudar no seu negócio.

30/11/2018 às 10:30

Não aguenta mais perder tempo preenchendo planilhas feitas à mão ou no Excel para controlar despesas, receitas, volume de vendas e número de mercadorias no estoque? Com softwares de gestão é possível otimizar a organização da empresa, gerenciando quase todas as suas tarefas com um sistema integrado de programas.

Otimize a gestão com softwares ERP

Você quer fazer um levantamento das matérias-primas necessárias para o seu negócio? Quer otimizar o controle do estoque? Gerir a folha de pagamento e até o relacionamento com os clientes? Os softwares ERP permitem que você realize todas essas operações em um lugar só.

Softwares ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais) são programas de computador. Eles ajudam no gerenciamento de um negócio por meio de um sistema integrado de aplicações. Estes softwares buscam integrar em um só programa ferramentas para gerir múltiplas facetas da operação. Incluindo as etapas de planejamento de produtos, desenvolvimento, produção, vendas e marketing.

Veja os motivos para usar softwares de gestão.

Utilizar softwares de gestão facilita a organização de seu negócio e libera sua equipe de tarefas burocráticas.

Outro tipo de software que ajuda na organização da empresa são os CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente). Tanto que muitos softwares ERP já integram as funções CRM.

10 Tendências de Negócio para 2019

Estes programas, como o próprio nome diz, mantêm um registro de informações sobre o contato dos consumidores com o negócio. Informam, por exemplo, quando o cliente fez sua última compra, qual o valor, quantas compras fez, qual o volume das transações ao longo do tempo. Em suma, ajudam a traçar um perfil do cliente.

Como os softwares de gestão podem te ajudar

Softwares de gestão permitem que os gestores de uma empresa tenham mais conhecimento sobre as operações do negócio. Desde a cadeia de abastecimento até a satisfação do cliente. Com isso, fica mais fácil identificar desperdícios, eliminar ineficiências, melhorar a relação com os clientes. Além de facilitar a colaboração em tempo real.

Em geral, sistemas de gestão permitem a visualização total das operações da empresa, o que facilita a identificação de problemas. Além disso,  torna os funcionários mais informados para tomar decisões. Informações financeiras, por exemplo, passam a estar sempre atualizadas em tempo real. Graças à integração entre os canais financeiros, de distribuição e de produção.

Leitura complementar recomendada: Qual ferramenta mostra se o cronograma do projeto está sendo cumprido?

Facilitar o acesso a informações-chave permite que a empresa acerte mais em suas decisões. E, consequentemente, tenha uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Com a automação dos processos, os softwares também auxiliam na organização da empresa por eliminarem o retrabalho na hora de computar informações. Bem como a duplicação de uma mesma tarefa e a necessidade de processar informações a mão. Portanto, isso permite que a mão de obra seja melhor aproveitada.

Se você tem pouco capital para investir, é possível encontrar versões gratuitas de softwares de gestão com funções básicas. Elas já facilitam a organização de seu negócio. No entanto, se a sua empresa precisar de funções mais avançadas, em geral, é necessário pagar uma mensalidade para utilizar destes programas.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GestãoProdutividade
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio