5 riscos de instalar um software pirata na sua empresa

Saiba como um software pirata pode ser prejudicial para a sua empresa e descubra quais soluções podem ser adotadas por quem tem restrições no orçamento!

29/03/2019 às 9:00

No primeiro momento, um software pirata, como o pacote Office, por exemplo, pode parecer inofensivo e até mesmo um investimento barato para a sua empresa. Afinal, os custos de aquisição são bem menores se comparados a um produto original. No entanto, instalá-lo sai bem mais caro do que se imagina. Isso porque esse tipo de programa pode implicar em diversos problemas para as máquinas e para o funcionamento dos negócios em geral.

Inclusive, os resultados negativos vão desde falhas na segurança dos dados à diminuição do desempenho dos computadores. Ou seja, seus dados estarão em risco e a produtividade provavelmente cairá se os aparelhos travarem frequentemente.

Um software pirata pode implicar em diferentes problemas para a sua empresa.

Um software pirata pode implicar em diferentes problemas para a sua empresa.

Para te mostrar as consequências desse tipo de escolha, listamos aqui os cinco maiores riscos que uma empresa pode correr quando opta por um software pirata. Além disso, mais à frente, apresentamos soluções originais que não pesam no bolso e trazem diversos benefícios à sua empresa. Vamos lá?

Principais perigos do software pirata

5 – Empresa fora da lei

É fundamental que a empresa esteja em dia com a lei, o que inclui o uso de programas originais. Usar software pirata é crime – e pode ocasionar diferentes problemas jurídicos para o seu negócio. A legislação brasileira prevê, inclusive, multas para empresas que descumprem essa regra, com valores podendo ultrapassar em 10 vezes o preço de aquisição de um programa original.

O sistema pode travar de vez caso você opte por um software pirata.

O sistema pode travar de vez caso você opte por um software pirata.

4 – Riscos para a segurança

Um software pirata deixa a sua empresa mais suscetível ao ataque de malwares. Isso porque os programas falsos contam com crackers, que são sistemas responsáveis por criar senhas falsas ou então desabilitar procedimentos de verificação de autenticidade. Esse tipo de ação coloca as máquinas em risco.

Aliás, quando o risco de ataques por malwares aumenta, dados confidenciais da empresa ficam mais vulneráveis. Com isso, você pode ter sérios problemas, prejuízos e perdas irreparáveis.

Saiba como um malware pode afetar a sua empresa

3 – Sem suporte para a resolução de problemas

Aconteceu um problema com o software pirata? Você terá de resolver sozinho. Isso porque não há suporte ou algo do gênero – todas as dúvidas precisarão ser sanadas e resolvidas junto ao departamento de TI (se a empresa tiver um) ou por você mesmo.

Inclusive, muitas vezes nem há como detectar o tipo de erro. Sendo assim, a sua equipe corre o risco de ficar paralisada até que a situação seja remediada.

Com software pirata não há suporte para resolução de problemas.

Não haverá suporte para a resolução de problemas.

No caso dos programas originais, há todo um suporte disponível para detectar, corrigir e acabar com qualquer problema. Geralmente, as equipes têm alta disponibilidade, o que facilita todo o processo de trabalho.

2 -Reclamar? Nem pensar!

Caso tenha acontecido algum problema que ocasionou prejuízos, esqueça! Você não terá para quem reclamar. Mesmo se pagou por um software pirata, não há qualquer tipo de garantia ou então órgão que ofereça respaldo ao consumidor. Inclusive, você deve ter a consciência de que ao comprar ou instalar um programa falso está estimulando esse tipo de comércio.

1 – Credibilidade no chão

Usar programas piratas também pode afetar a credibilidade da sua empresa ou negócio. Pense bem se algum parceiro ou cliente souber que você optou por esse tipo de solução. Pega mal, não é mesmo? Garantir que todos confiem em você é essencial para o seu negócio decolar.

Usar software pirata pode prejudicar a credibilidade da empresa no mercado.

Você pode prejudicar a credibilidade da empresa junto ao mercado.

Sendo assim, o uso de um programa falso impacta diretamente na imagem da empresa, uma vez que as pessoas podem passar a vê-la como antiética.

Programas originais sem prejudicar o orçamento

Muitas empresas que estão apenas começando não possuem capital suficiente para investir em todos os programas que precisam. No entanto, há uma alternativa para garantir o uso de soluções originais sem pesar muito no bolso. E a forma mais simples e econômica de resolver essa questão é adotar o modelo cloud.

Dentro do guarda-chuva de soluções oferecidas, há a chamada SaaS (Software as Service ou software como serviço, em português). Tal modelo permite que você pague preços mais em conta, uma vez que se trata de um uso compartilhado de licenças. Tudo isso sem abrir mão de optar por um programa original.

Conheça todas as vantagens de contratar um modelo cloud!

Sendo assim, você paga pelo uso de um software específico – e não pela sua licença. Inclusive, o acesso a esse programa é online, sem a necessidade de instalações e verificações, pois elas acontecem automaticamente. Além disso, a assinatura permite utilização da versão mais atualizada do programa. Ou seja, não é preciso ocupar espaço em uma máquina, por exemplo, nem ter um computador dedicado exclusivamente para isso.

Veja como evitar software pirata.

O modelo cloud é uma boa solução, pois não é necessário comprar licenças.

Office 365 para Empresas

Nesse sentido, a Vivo tem a solução ideal para a seu negócio: o Office 365. Ao contratá-lo, você tem acesso a ferramentas online como Pacote Office, Microsoft Teams, Microsoft Exchange e One Drive for Business. Entenda a necessidade de cada um dentro da empresa:

  • Pacote Office: inclui programas como Word, Excel e PowerPoint, largamente utilizados no universo corporativo. Com o uso online, você pode compartilhar os arquivos facilmente com toda a equipe e ainda editar em modo colaborativo.
  • Microsoft Teams: é perfeito para o trabalho em equipe. É possível, por exemplo, criar chats em grupo, chamadas, reuniões online e até conferências. Além disso, arquivos podem ser compartilhados (via Word, Excel, PowerPoint e SharePoint) com todo o time e em tempo real. Tudo com segurança garantida, uma vez que as informações trocadas ali serão armazenadas e poderão ser consultadas apenas por quem tem autorização.
  • Microsoft Exchange: serviço de e-mail para empresas. O diferencial aqui é a caixa de entrada inteligente, que permite organizar as mensagens e oferece um sistema de pesquisa com resultados mais completos. Além disso, o calendário integrado é um grande facilitador para as equipes.
  • One Drive for Business: você pode armazenar seus arquivos e compartilhá-los com total segurança. Todos ficam protegidos e são acessados por quem tem autorização de uso.

Vantagens

Ao contratar o Office 365 pela Vivo, você garante características importantes para o funcionamento da empresa. A agilidade é uma delas, pois sempre poderá acessar os conteúdos desejados a qualquer hora do dia. Inclusive, por ser um ambiente colaborativo, pode compartilhar o que desejar com o seu time. Além disso, os arquivos são atualizados automaticamente nos dispositivos, o que garante um sincronismo importante para as atividades do dia a dia.

Vantagens do Office 365 em relação ao software pirata.

Vantagens do Office 365.

Para quem é adepto do home office, o modelo também é uma ótima escolha. Isso porque os colaboradores não precisam estar fisicamente na empresa para desempenharem suas atividades e terem acesso aos arquivos. Por fim, trata-se de uma plataforma intuitiva. Ou seja, é fácil de usar. Quer saber como funciona a contratação? Acesse o site e confira qual é a melhor solução para você.

E aí, o que achou das dicas? Com certeza o uso de um software pirata não é uma boa ideia para a sua empresa. Por isso,  uma boa dica é apostar no modelo cloud, que garante preços mais em conta e soluções originais.

E já que isso tem tudo a ver com segurança, aproveite para ler uma reportagem que fizemos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Descubra também o que é SOC e quais são os benefícios dele para a proteção da sua empresa.

Agradecemos a companhia nessa leitura! E, como sempre, continue conosco por aqui para saber como a tecnologia pode contribuir para o sucesso da sua empresa!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio