SMS: enviar mensagens para clientes pode ser boa estratégia

Use a ferramenta de SMS como plataforma de comunicação com a sua clientela. A seguir, algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível.

30/11/2018 às 10:35

É desagradável, mas também comum, receber uma SMS indesejada, alertando sobre uma promoção. A mensagem de texto no celular incomoda muita gente. Mas, se utilizada de forma adequada e condizente com os objetivos da empresa, não. Nesse caso, pode ser uma ferramenta eficiente para facilitar o relacionamento com o cliente.

Maurício Pires, diretor de negócios da 21 Mobile, agência especializada em mobile marketing, explica que apesar de ser considerado invasivo por muitos clientes, o envio de mensagens SMS é uma boa ferramenta de marketing. Isso porque ela permite uma comunicação rápida, objetiva, de baixo custo. Além disso, contém os maiores índices de entrega e leitura do que outras formas de comunicação digital, como o e-mail.

“Mesmo com outras tecnologias surgindo, continua sendo a mais abrangente”, diz Pires. “Hoje, todos os aparelhos de telefone celular comercializados possuem essa tecnologia”, completa.

Se utilizado com o devido cuidado, SMS pode ser ferramenta útil de marketing. Foto: iStock, Getty Images

Se utilizado com o devido cuidado, SMS pode ser ferramenta útil de marketing.

SMS facilita o relacionamento com o cliente

Pires explica que a grande vantagem de se utilizar o SMS como ferramenta de marketing é a possibilidade de estreitar o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores. De acordo com ele, o SMS é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada por diferentes setores e com propósitos diversos.

“Podemos citar como exemplo mensagens de confirmação de transações bancárias, pesquisas de satisfação. Além de ações pós-venda, envio do código de rastreamento de produtos, marketing de relacionamento”, exemplifica.

Dicas de Envio de SMS para clientes

Pires afirma que não existe um modelo ótimo de utilização de SMS como ferramenta. Ele depende do tipo de negócio e do objetivo que se deseja para a ação. “Uma empresa de entregas pode mandar diversos SMS em um curto período. Informando cada alteração de status de entrega do produto. Por outro lado, uma loja não vai comunicar o lançamento de uma nova coleção diariamente”, diz.

O essencial para que a estratégia não seja considerada invasiva pelo cliente é enviar SMS apenas para aqueles que expressaram que aceitam receber essas mensagens.

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Esse é um pequeno cuidado que deve ser tomado ao solicitar o número de telefone do cliente, indica o especialista. Também é necessário dar ao cliente a opção de cancelar o recebimento das mensagens. “Esses cuidados deveriam ser tomados também ao solicitar o e-mail e outras informações de contato”, indica.

Pires, contudo, reconhece que a utilização equivocada desta ferramenta gera resistência por parte das pessoas. No entanto, ele acredita que a utilização adequada de SMS pode até vir a ser bem vista pelo cliente.

“Até mesmo as pessoas que não tiveram uma boa experiência anterior acabam sendo impactadas positivamente ao receber SMS com uma informação útil e no tempo correto”, diz. “Por isso deve-se sempre respeitar a escolha do cliente em receber ou não comunicações seja ela via SMS, e-mail, ligações e correspondências”, finaliza.

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