SMS corporativo: 5 motivos para usar

Saiba por que o SMS corporativo é uma opção abrangente, em conta e acessível para empresas de diferentes portes e setores.

01/05/2019 às 9:00

No texto a seguir, você vai entender por que usar o SMS corporativo para falar com os clientes e também atrair novos é uma boa estratégia no universo empresarial. Além disso, trazemos números relevantes do setor e as possíveis abordagens que podem ser feitas via mensagem de texto.

Com o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens instantâneas, o SMS deixou de ser o meio de comunicação mais usado pelos brasileiros. No entanto, no mundo empresarial, a tecnologia ainda pode ser uma excelente alternativa.

Mãos de uma pessoa em evidência acessando seu smartphone.
SMS corporativo é um meio de comunicação eficiente com clientes e parceiros.

Isso mesmo: apostar nas mensagens de texto é uma boa ideia para a sua estratégia de mobile marketing. E há diversos motivos significantes para o crescimento do negócio, como valores atrativos, capacidade de alcance e muito mais. Nós detalhamos os principais a seguir.

5 – Mais pessoas impactadas

Um dos motivos mais relevantes para todos os tipos e tamanhos de empresas é o alcance que o SMS corporativo pode ter. Isso porque o conteúdo chega por meio de um dos dispositivos mais utilizados pelo brasileiro: o celular. De acordo com o IBGE, 77,1% da população tem um smartphone.

Mãos de uma pessoa em evidência acessando seu smartphone.
O alcance do SMS corporativo é grande se comparado a outros meios de comunicação.

Além disso, o recebimento da mensagem não depende de uma conexão de internet. Tal característica amplia ainda mais o alcance desse meio de comunicação.

4 – Altíssima taxa de abertura

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria norte-americana Gartner Group em 2018, a taxa de leitura de um SMS marketing é de 98% (contra 29% do e-mail, que é hoje um dos canais mais utilizados pelas empresas).

O fato de  o celular estar sempre nas mãos das pessoas também possui impacto positivo, tornando a leitura mais rápida.

Para se ter uma ideia, ainda de acordo com o estudo do Gartner, e-mails podem demorar até 90 minutos para serem abertos. Já um SMS leva apenas três minutos.

3 – Conteúdo simples, porém atrativo

Além disso, por trazer mensagens curtas e bastante diretas, o conteúdo tende a proporcionar um impacto maior. Sendo assim, comprova a sua efetividade.

No entanto, a inteligência empresarial seria decisiva para a criação das mensagens. Daí a importância de se planejar (falaremos mais sobre isso ainda neste texto).

Mulher segurando um smartphone em um ambiente empresarial.
O conteúdo deve ser atrativo para facilitar o interesse do consumidor.

2 – Mais em conta

Outra característica que reforça as vantagens de incluí-lo na estratégia de mobile marketing é o preço. Os valores de envio são bem atrativos para o empresário.

Por isso, é uma boa dica incluir a modalidade nas campanhas. Você gasta menos, tem um grande alcance e ainda consegue entregar um conteúdo direto e objetivo para os seus clientes.

1 – Resultados efetivos

Uma pesquisa feita pela Cellit, empresa norte-americana de marketing, mostrou que os resultados do SMS marketing são mais satisfatórios devido ao engajamento alcançado.

A companhia analisou 1.180 campanhas realizadas por varejistas nos Estados Unidos. Os resultados mostraram que o SMS gerava de 6 a 8 vezes mais engajamento do que as ações de e-mail marketing.

Mas qual tipo de conteúdo posso mandar?

Planejar o conteúdo é essencial para obter sucesso. De nada adianta investir nesse canal se a mensagem enviada não diz nada. Por isso, assim que decidir qual o tema da campanha, pare e pense quais palavras-chave a caracterizam.

Mulher acessando seu smartphone.
Um conteúdo atrativo é essencial para chamar a atenção do cliente.

Tais palavras precisam estar no texto do SMS. Aliás, elas são o alicerce do conteúdo. Depois de definir, crie um texto bastante objetivo. Uma frase ou duas são suficientes. Inclusive, opte por usar palavras no imperativo, como “veja”, “acesse”, “navegue”. Assim, você consegue estimular as ações.

Também trate o cliente de uma maneira mais leve, até mesmo informal, caso a sua empresa tenha essa linguagem. Essa abordagem ajuda a aproximá-lo de você.

Aprecie com moderação

O SMS corporativo é uma ótima estratégia, nós já vimos. No entanto, cuidado com o excesso. Mandar mensagens todos os dias pode cansar o consumidor.

Portanto, ainda na fase de planejamento, veja quais são as campanhas que você deseja focar nos próximos meses. Então, separe o investimento em SMS corporativo apenas para elas. Quantidade não é qualidade.

Especialistas em SMS corporativo

Há diferentes empresas que cuidam do envio de SMS corporativo. Inclusive, o valor é bastante em conta porque a contratação costuma ser feita por pacotes. Você paga por uma quantidade de mensagens entregues. O mais interessante é que, geralmente, não há distinções em relação aos DDDs. Ou seja, o preço costuma ser o mesmo para números de todo o Brasil.

SMS corporativo: diversas pessoas com as mãos estendidas portando smartphones.
Há diversas empresas especializadas no envio de SMS corporativo.

Dessa forma, você garante abrangência no território nacional sem pagar mais por isso (característica interessante sobretudo para e-commerces). Além disso, antes de optar por um serviço é importante checar se a empresa oferece um relatório de envio das mensagens.

Assim, você consegue ter métricas importantes para planejar novas campanhas e se inspirar!

E aí, o que achou da ideia do SMS corporativo? Pode ser um excelente caminho para divulgar seus produtos e serviços. E já que estamos falando sobre o assunto, aproveite para ler uma matéria com diferentes dicas sobre como criar uma boa estratégia de mobile marketing! Além disso, aqui você também encontra uma matéria com mais dicas e insights sobre SMS corporativo!

Agradecemos a leitura e te esperamos nos próximos conteúdos sobre o que há de mais atrativo no universo empresarial!

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