Cloud Computing: descubra como um servidor em nuvem te ajuda a economizar

Ter um servidor em nuvem pode representar uma economia de até 25% por mês. Te mostramos aqui todos os motivos que garantem essa redução de gastos!

19/12/2018 às 14:00

Além de praticidade, segurança e agilidade, ter um servidor na nuvem representa economia. E há diferentes motivos para isso. Um deles é o ambiente para o armazenamento dos dados. Se fosse necessário ter algum local físico, por exemplo, haveria gastos com equipamentos e aluguel ou ainda a ocupação de metros quadrados dentro da empresa que podem ser utilizados para fins mais produtivos. No entanto, o cloud, como é chamado em inglês, permite  guardar os arquivos e aplicações virtualmente. Basta ter conexão à internet para acessar o material, quando, onde e como quiser.

Servidor na nuvem pode te ajudar a economizar.

Além de praticidade, servidores em nuvem garantem economia às empresas.

Isso dispensa toda uma infraestrutura física de Tecnologia da Informação (TI). Porém, mesmo não sendo visível, ela está ali para otimizar o dia a dia de trabalho. Aliás, é aqui que está o outro tipo de economia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo veículo Computerworld com 670 profissionais de TI em dez países, a economia em pequenas e médias empresas ultrapassa os 25% com o uso de nuvem.

Já o estudo The Truth in Cloud, realizado pela empresa de auditoria Veritas com 1.200 empresas globais, reforça esse desejo de poupar por parte das empresas. Segundo a pesquisa, 67% das companhias consultadas disseram que usam ou querem usar dois ou mais fornecedores de cloud em suas rotinas de trabalho. Já 42% dos consultados desejam contratar três ou mais fornecedores. Nos dois grupos, o objetivo em comum é reduzir os gastos com capital (Capex) e as despesas operacionais (Opex).

Até porque com os serviços em cloud, não há necessidade de ter espaços físicos extras, comprar máquinas e também licenças para softwares. E é por isso que, segundo o estudo, de todas as empresas entrevistadas, 50% decidiram migrar por conta da redução de custos. Em segundo lugar na lista de motivos está o “ganho de eficiência”, com 40% das menções.

Um serviço de cloud permite que a equipe inteira acesse apresentações e documentos. Muitos deles podem ser construídos ou editados em tempo real. Dessa forma, o fluxo de trabalho fica muito mais ágil. O resultado disso tudo? Produtividade lá no alto. Ou seja, a empresa economiza nos processos e tem resultados mais efetivos.

Além disso, o servidor na nuvem permite que os colaboradores trabalhem em sistema de home office. Tal modalidade também garante economia às empresas, uma vez que os custos com infraestrutura também caem.

Servidor na nuvem pode te ajudar a economizar.

Mobilidade e praticidade estão entre as vantagens do cloud.

O que acha de começar a economizar agora? Mostramos aqui todas as possibilidades de redução de gastos. Assim, você pode liberar o seu capital para outros investimentos. Veja todas as dicas!

Servidor na nuvem: economia e foco

Os servidores físicos gastam energia normalmente. Além disso, eles continuam em funcionamento mesmo quando não há ninguém na empresa. Ou seja, consomem energia mesmo no período da noite. Ao decidir pelo cloud computing, os custos com a eletricidade caem significativamente já nos primeiros meses.

Servidor na nuvem pode te ajudar a economizar.

O servidor em nuvem também representa economia de energia elétrica.

Além disso, a contratação de um servidor na nuvem reduz problemas corriqueiros com máquinas e rede. Assim, a equipe de TI fica mais disponível para se aprofundar em algumas áreas da empresa. Eles podem se distanciar da resolução de problemas e concentrar esforços em análise de dados, por exemplo, para ajuda a otimizar os trabalhos das equipes.

Agilidade garantida para os negócios

Com os colaboradores podendo acessar arquivos de qualquer lugar, não há necessidade de estarem diariamente no escritório – e nem a empresa precisa investir tanto em infraestrutura física.

O servidor na nuvem garante que isso aconteça sem nenhum tipo de perda de performance. Até porque, as condições de acesso à rede serão as mesmas. Assim, a equipe consegue fazer download, consultas e salvar arquivos dentro das pastas. Tudo funciona normalmente, só que à distância, e sem a necessidade de redes VPN.

Assim, é possível cortar custos relacionados ao deslocamento de seus funcionários. Além do aluguel e despesas fixas, como água e luz, que também são reduzidas.

Servidor na nuvem pode te ajudar a economizar.

Armazenar os arquivos em nuvem permite o acesso de diferentes pessoas sem a necessidade de estar no escritório.

Mais simples mudar para crescer

Quando a empresa cresce, é natural ter de investir em algumas áreas. Se a equipe cresce, por exemplo, uma sala nova de trabalho pode ser necessária exigindo gastos como reforma e compra de materiais novos. Com o servidor na nuvem, no entanto, o custo e o trabalho são menores, e o motivo é simples: se a companhia precisar de um banco de dados maior, basta contratar mais espaço na nuvem para armazená-lo. A alteração é feita imediatamente e sem qualquer tipo de implicação.

Servidor na nuvem pode te ajudar a economizar.

Quando a empresa cresce, é muito mais fácil adaptar o servidor em nuvem à nova realidade da companhia.

Não há impactos na infraestrutura local. Assim, a empresa se mantém competitiva, pois acompanha o seu próprio avanço, sem gastar o dinheiro em caixa. Caso precise reduzir por algum motivo, também é só mudar o plano contratado e seguir em frente. Tudo de acordo com as necessidades de cada negócio.

Segurança

Com um servidor em nuvem os dados e também a empresa ficam mais seguros. Isso porque além de garantir a confidencialidade dos dados, sem uma infraestrutura física a companhia evita panes elétricas que podem acontecer com servidores físicos, ocasionando em queda de energia elétrica e, dependendo da gravidade, até mesmo um incêndio. Esta também é uma forma de economizar, já que problemas deste tipo podem acabar gerando um custo extra que não era esperado.

Transformação digital

Contratar um servidor na nuvem faz parte do processo de transformação digital de uma empresa. Ao aderir a esse tipo de tecnologia, você também se torna mais inovador e competitivo. Isso contribui não só para o agora, como também para o futuro.

Além disso, como o mercado muda a todo momento, ter serviços “adaptáveis” pode fazer toda a diferença para quem deseja evoluir e economizar ao mesmo tempo. Afinal, com mais dinheiro em caixa é possível investir em outros produtos, serviços, soluções ou então em formações.

A Vivo, por exemplo, conta com um portfólio variado de produtos e serviços em cloud computing. Todos foram pensados para suprir diferentes necessidades dentro de uma empresa. Mostramos abaixo uma lista das soluções oferecidas atualmente.

Família Vivo Cloud

Servidor na nuvem pode te ajudar a economizar.

Família Vivo Cloud tem diferentes produtos para todos as necessidades.

Vivo Open Cloud: garante a infraestrutura e os recursos necessários para criar um ambiente virtual seguro e prático para a sua empresa. Inclusive, a solução da Vivo oferece análise de dados, desktop virtual, ferramenta de migração e integração de aplicações, Big Data e banco de dados, entre outros itens fundamentais. Clique aqui e veja uma matéria que fizemos sobre esse produto. 

Vivo Cloud Server: servidor virtual da Vivo. Com ele, você transfere arquivos que estão no seu computador para servidores que podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Vivo Cloud Backup: um drive de armazenamento em nuvem, onde é possível guardar o que desejar e acessar de qualquer lugar ou dispositivo. Tudo isso com a segurança garantida pela criptografia SSL.

Vivo Cloud Plus: infraestrutura completa de TI. Com ela, você consegue armazenar dados, arquivos e aplicações. Tudo isso sem servidores virtuais, sem ocupar espaço nem representar custos extras para a sua empresa. Além disso, você os  acessa a partir de qualquer local ou dispositivo. Basta encontrar uma rede segura para se conectar.

Vivo Cloud Data Center: solução pré-configurada com tecnologia VMware e tráfego ilimitado, com diversos recursos que permitem flexibilidade.

Acesse o site da família Vivo Cloud para conhecer todos os produtos e serviços oferecidos. 

Não perca mais tempo e faça as contas, agora mesmo, do quanto você pode economizar com os servidores em nuvem. Certamente é um passo importante para a evolução da empresa. E continue conosco aqui no blog!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio