Senha segura: saiba como criar sequências que protegem a sua empresa

Manual da senha segura: veja de quais maneiras é possível criar combinações que são verdadeiras barreiras de proteção para o seu negócio. Acesse para ver.

13/09/2019 às 9:00

Neste artigo sobre senha segura, acompanhe as dicas de como criar e guardar sequências que são capazes de proteger os dados do seu negócio. Veja quais são os aplicativos mais usados, de quais maneiras é possível fazer as melhores escolhas e como uma senha bem pensada pode ser extremamente positiva para a sua empresa.

Especificar senhas é importante para garantir a proteção dos arquivos e limitar o acesso à rede. Já que um ambiente desprotegido pode colocar muitas estratégias, dados e a empresa inteira em risco.

Além disso, as combinações utilizadas devem ser fortes o suficiente para evitar a invasão de hackers, que conseguem descobrir as combinações por meio de ataques virtuais.

senha segura: grade com cadeado para representar segurança.
Escolher uma senha segura é essencial para garantir a proteção dos dados.

Por isso, é importante usar as sequências (alfanuméricas ou simples) em diferentes situações do dia a dia. A começar pelos dispositivos de todos os colaboradores, por exemplo.

É imprescindível que computadores, tablets e celulares tenham uma senha segura. Isso porque ela limita a ação de criminosos. E ainda garante um ambiente mais controlado em caso de roubos. Pense bem: sem nenhuma barreira, qualquer um pode invadir o sistema.

Outro equipamento que deve receber uma senha segura é o roteador da empresa. O motivo é simples: dessa forma, apenas os colaboradores de TI poderão modificar as configurações. E o aparelho ainda fica menos suscetível à invasão de vírus.

Senha segura: mão digitando no computador.
Trocar as senhas com frequência é importante para evitar ataques.

O mesmo cuidado também deve ser aplicado à rede, mantendo pastas, arquivos e o ambiente em geral sejam protegidos. 

Aliás, você já parou para pensar se as suas senhas são realmente boas? Nós te mostramos aqui como fazer para escolher as melhores opções e garantir total segurança ao seu negócio.

Passo a passo da senha segura

O item número 1 do passo a passo da senha segura é: nunca anote a sequência em papéis. Você pode armazená-las em programas específicos e gratuitos, que mantêm as sequências em segurança. No entanto, para acessar esse tipo de plataforma também é preciso incluir uma senha (daí é importante não esquecer e também pensar em uma opção difícil mas que faça sentido para você).

Senha segura: porta com um cadeado.
Manual da Senha Segura: nunca anote as sequências em papéis.

Um site bastante utilizado para esse fim é o Keepass.com, que armazena as sequências de maneira criptografada (ou seja, o sistema as transforma em códigos e permite que só você consiga enxergá-las). Outra opção é o aplicativo Keeper, disponível para Android e iOS. Além de guardar os números, o app faz gerenciamento por temas das finalidades da senha, como financeiro, redes sociais e compras.

O item número 2 do passo a passo da senha segura é escolher uma sequência grande. De acordo com recomendações do Avast, software antivírus, o ideal é que a senha tenha, no mínimo, 12 caracteres. Menos que isso já fica mais suscetível ao ataque de hackers.

Entre os caracteres selecionados, não se esqueça de símbolos os alternativos para aumentar o grau de complexidade, como “@”, “&”, “$” e “%”. E nunca coloque sequências óbvias. Datas de aniversário, time de futebol, documentos e o seu número de telefone, por exemplo, também devem ser evitados.

Aliás, outra sugestão é evitar colocar senhas com números e letras na sequência, como “1, 2, 3” e “a, b, c”. Por serem óbvias, tais combinações são mais suscetíveis a serem descobertas.

Imagem com fundo laranja e o número 1 metálico.
Números sequenciais e combinações óbvias devem ser evitados.

Criadores de senha

Caso você não tenha ideias para criar as suas senhas, saiba que existem aplicativos e plataformas que criam as sequências mais adequadas para cada tipo de fim. No entanto, como são combinações aleatórias, você corre o risco de esquecê-las. Daí a importância de utilizar plataformas de gerenciamento, como comentamos acima.

Conheça as regras de segurança digital!

Algumas das opções mais utilizadas para criar sequências seguras são o Random.org, Passwords Generator, Last Pass e Gerador de Senhas. Portanto, são plataformas seguras que criam combinações de acordo com os padrões de segurança determinados por especialistas e instituições do setor.

Senha segura: teclado do computador com uma chave em cima.
Use apps e plataformas para criar senhas seguras.

Troque a senha padrão

Uma das principais dicas para garantir uma senha segura é trocar a sequência padrão. Ou seja, aquele número que já vem no seu aparelho ou em qualquer outro local. Ou seja, nunca mantenha essa combinação. Realizar essa troca deve estar na lista de prioridades da companhia.

Inclusive, é importante que você faça esse tipo de lembrete junto aos funcionários, realizando campanhas periódicas (sobretudo por e-mail ou intranet, por exemplo) sugerindo que os seus colaboradores alterem as senhas dos seus dispositivos.

Portanto, em relação à rede e aos equipamentos, a dica é fazer esse tipo de orientação para a equipe de TI. Converse com os profissionais responsáveis e peça para que a troca seja periódica. Aliás, estabeleça períodos específicos. Assim, todos ficam alinhados.

Mude com frequência

Além de alterar a senha padrão, é importante que seja feita uma troca de tempos em tempos. O ideal é que esta troca seja feita, pelo menos, de 90 em 90 dias, garantindo que sistemas e aparelhos fiquem menos suscetíveis a invasões.

Imagem de um circuito de computador.
É ideal trocar as senhas em um período de 90 dias para evitar ataques.

E aí, o que achou das nossas dicas para criar uma senha? É importante colocá-las em prática no dia a dia para garantir a proteção que a sua empresa precisa. Aliás, já que estamos falando sobre o tema, não deixe de conferir a reportagem que fizemos sobre dicas de segurança para os negócios. As sugestões têm foco no ambiente virtual.

Portanto, veja também o que é um malware e como evitar que esse problema ocasione efeitos negativos para a segurança da sua empresa.

Aliás, continue conosco por aqui para ter acesso a mais conteúdos como esses! E coloque sempre a segurança da sua empresa em primeiro lugar, sobretudo quando falamos em ambiente digital!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio