SD-Wan: de quais maneiras a tecnologia contribui com o gerenciamento e a segurança da rede

Descubra aqui como a tecnologia SD-WAN contribui de maneira efetiva para garantir a segurança das redes no universo empresarial!

06/11/2019 às 9:00

Ficar sem conectividade é um pesadelo para muitas empresas, que acabam contratando mais de um serviço de conexão para evitar esse tipo de problema. Dependendo do nível de digitalização e das necessidades do negócio, uma queda representa grandes prejuízos. No entanto, ter mais de uma conexão implica no trabalho de gestão das conectividades. Trabalho este que exige tempo e dedicação.

Segurança da rede: estrada vista de cima.
O SD-WAN monitora e controla o fluxo de informações, como em uma estrada.

E é exatamente nesse momento que entra a tecnologia SD-WAN (abreviação de Software Defined Wide Area Networking – ou Rede de Área Ampla Definida por Software, em tradução livre). Trata-se de um serviço de inteligência que é capaz de analisar e monitorar a saúde e a qualidade de todas as conectividades da empresa. E mais: a tecnologia ainda contribui – e muito – para a segurança da rede empresarial.

Como funciona?

O SD-WAN utiliza software e tecnologias baseadas em nuvem para simplificar a entrega dos serviços de conectividade para matriz e filiais. A virtualização baseada em software permite que os gerentes de TI e de negócios implantem a conectividade baseada na internet com benefícios de onipresença, alta largura de banda e baixo custo, proporcionada facilidade, rapidez, qualidade, confiabilidade e segurança.

Além disso, a solução consegue identificar se os links de conectividade estão com problemas e, caso isso aconteça, direciona o fluxo para outra. Assim, você nunca fica sem internet.

Segurança da rede: imagem de binóculos.
O monitoramento é constante para garantir a segurança da rede.

Quais os benefícios quando o assunto é a segurança da rede?

Uma rede SD-WAN requer atenção a alguns pontos importantes. É necessário buscar por tecnologias que ofereçam visibilidade e segurança como parte central de seu escopo. Isso porque nem todas as soluções integram controles de segurança. Com as ameaças virtuais crescendo rapidamente nos últimos anos, as organizações precisam se preparar para integrar os serviços locais e digitais, porém sem renunciar à proteção de seus dados.

Além de recursos de balanceamento de links por meio de critérios específicos de cada empresa, o SD-WAN também deve contar com ferramentas exclusivas para proteger o tráfego de informações – otimizar os planos de segurança com proteção contra ameaças, prevenção de intrusos, controles de acesso, controles de aplicações, etc.

Veja a relação de SD-WAN e segurança da rede.
O monotonamente constante permite a detecção imediata de problemas.

Vivo Gestão de Redes

As empresas precisam acessar as informações de seu negócio em diferentes momentos, em diferentes lugares e em variados formatos. Uma infraestrutura de redes com conteúdo confiável e eficiente é essencial para suportar o modelo de negócio digital.

O Vivo Gestão de Redes (SD-Wan) é a solução da Vivo Empresas que disponibiliza aos seus clientes uma gestão simples e eficaz de sua conectividade. Reduzindo o tempo e a automação do fornecimento dos links, promovendo a construção do ambiente Cloud da empresa. Agregando funcionalidades de segurança, através de uma gestão simplificada. 

Inclusive, o trabalho não se restringe apenas às conexões próprias – é feito também com redes de outras operadoras. E um dos principais objetivos do produto é justamente garantir a segurança da rede empresarial. Isso porque o monitoramento é voltado também para a detecção de problemas em links próprios ou de terceiros.

Print da tela do site da Vivo
O Vivo Gestão de Redes monitora todas as conectividades da empresa.

Outras características

Sendo assim, o controle da rede simplifica a gestão e configuração dos links. Ao permitir aplicar políticas de uso e desempenho da aplicação, proporcionando maior segurança. Uma vez que é possível verificar todas as informações têm tempo real. O Vivo Gestão de Redes ainda bloqueia tráfegos indesejados com o intuito de proteger as informações. Ou seja, é capaz de identificar problemas rapidamente e auxiliar a segurança – e de suas conexões.

Entenda a relação de segurança da rede e SD-WAN.
As análises são feitas constantemente pela equipe responsável.

Portanto, consegue combinar quatro funções primordiais: monitorar o tráfego, escolher os melhores caminhos para os dados, garantir a segurança com a análise dos links que trafegam e ainda possibilitar uma gestão mais simplificada de todas essas informações.

Vivo Empresas

A Vivo Empresas desenvolveu um portfólio completo de soluções SD-WAN que inclui vários fabricantes e tecnologias para atender necessidades específicas de implantação dos clientes. Um exemplo da abrangência tecnológica das soluções é a gama de soluções com a Cisco, o Vivo Gestão de Redes pode ser implementado com tecnologia Meraki para atender necessidades menos complexas de roteamento e segurança, unificação da gestão da rede através de uma interface única, pré-existência de ambiente Meraki no cliente e simplicidade de gestão via interface web.

Caso o ambiente do cliente seja mais complexo, a Vivo Empresas pode entregar todas as funcionalidades do Vivo Gestão de Redes utilizando tecnologia Viptela, também da Cisco, que suporte topologias mais complexas de WAN, tem segmentação flexível de segurança, suporte à múltiplas cargas de trabalho em VPN, uso de nuvem privada ou híbrida, além de automação da otimização de rotas através de todo o ambiente de rede gerenciado.

E aí, convencido(a) que a tecnologia SD-WAN também é uma maneira de garantir a segurança da rede da sua empresa? Pode ter a certeza de que a sua empresa ficará ainda mais protegida. Então, acesse o site da Vivo para contratar agora mesmo ou solicitar mais informações sobre a solução.

Aliás, já que estamos falando sobre o tema, separamos uma reportagem que fizemos sobre como a tecnologia SD-WAN é capaz de aprimorar a experiência digital.

Além disso, conheça também todos os benefícios da virtualização de rede. Aliás, como sempre, continue navegando conosco para ter acesso a mais conteúdos como esses! Então, até a próxima!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GestãoSegurança de dados
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio