6 razões para investir em segurança da informação

Vulnerabilidade, risco e ameaça ainda são conceitos confusos para você? Entenda como a segurança da informação pode ser útil para a sua empresa.

10/12/2018 às 9:00

Diariamente, sua empresa pode ser foco de diversos possíveis incidentes de segurança. Entre eles, por exemplo, estão ataque de vírus, acesso de terceiros, ataques diretos e outros. Ou seja, são várias situações em que os dados da sua empresa ficam vulneráveis, e isso não pode acontecer.

Veja como cuidar da segurança da informação da sua empresa.

Sua empresa tem cuidado da segurança da informação?

Desse modo, listamos  6 razões para você investir mais na segurança de informações da sua empresa.

Riscos, vulnerabilidade e ameaça em segurança da informação

Antes de saber quais são os principais motivos para que sua empresa se proteja no ambiente virtual, é bom saber que alguns termos podem parecer confusos ou parecidos quando falamos em segurança da informação. No entanto, é necessário entender que cada um deles corresponde a um assunto em especial. E, desse modo, deve ser tratado de acordo com sua especificidade.

Veja a seguir o significado real e aplicação de termos comuns na segurança de informação, como risco, vulnerabilidade e ameaça.

Veja como cuidar da segurança da informação da sua empresa.

Risco, vulnerabilidade e ameaça: sua empresa está protegida?

Riscos são os acontecimentos que podem ser mitigados ou minimizados. Correspondem a eventos internos ou externos e, de um modo geral, falam sobre qualquer acontecimento que pode causar impacto na marca a ponto de atrapalhar o alcance de seu objetivo.

Já as vulnerabilidades falam sobre falhas ou fraquezas que podem ser encontradas dentro de um sistema. Ou seja, são pontos fracos do programa, seja no design, seja na estrutura interna, que podem resultar em uma brecha na segurança. Se essa vulnerabilidade for interna, ela pode ser resolvida antes de se tornar um problema real. No entanto, se for externa, acaba se tornando ainda mais perigosa, por estar exposta a terceiros.  

Por fim, ameaças são aqueles eventos que não podem ser controlados, dizendo respeito a acontecimentos que podem desestabilizar e até destruir um sistema. São eventos que tomam partido das falhas de segurança de um sistema para explorar suas vulnerabilidades.

Assim, se a sua segurança de informação está descuidada, existe o risco de uma fonte de ameaça explorar uma vulnerabilidade do seu sistema. E assim, gerar prejuízo, em um impacto negativo para o seu negócio.

Por isso, é de extrema importância que as empresas estejam sempre atentas a todos os riscos, vulnerabilidades e ameaças.

Motivos para investir em segurança de informação

A seguir, listamos os principais motivos para a sua empresa começar hoje mesmo a investir em segurança de informação.

Veja como cuidar da segurança da informação da sua empresa.

Descubra os principais motivos para sua empresa investir em segurança da informação.

6. Proteger-se contra o sequestro de dados

Um dos crimes virtuais mais comuns é o sequestro de dados. Ele acontece quando hackers invadem uma rede e criptografam seus arquivos, para torná-los inacessíveis. Para ter seus arquivos de volta, geralmente a empresa precisa desembolsar uma grande soma em dinheiro.

Leia também: Segurança para pequenas empresas

O crime em si já é danoso por si só. No entanto, os danos podem ser ainda maiores se a empresa não tem backup dos seus dados. Isso porque, sem backup e com os dados sequestrados, sua empresa pode ter que parar. E sem funcionar, deixa de gerar receita, o que acarreta em prejuízos.

5. Manter a imagem da sua empresa

Sua empresa possui diversos dados de seus clientes, certo? Informações cadastrais como nome, documentos, dados bancários e até dados de cartão de crédito.

Agora, imagine se a sua empresa é atacada e tem essas informações vazadas? Além do prejuízo financeiro de praxe de um ataque hacker, a credibilidade da sua empresa fica em jogo.

4. Evitar o vazamento de informações sigilosas

Se um hacker ataca a sua empresa, ele pode ter acesso a todos os arquivos dos seus servidores. Dessa forma, tais informações podem revelar segredos da sua empresa que, caindo nas mãos da concorrência, podem significar um grande transtorno gerencial.

Veja como cuidar da segurança da informação da sua empresa.

Proteger sua empresa de hackers é essencial.

3. Prevenir a interrupção do funcionamento da sua empresa

Não deveria ser assim, mas hoje em dia é comum. Se uma empresa é atacada virtualmente, ela vai precisar parar de funcionar até que o incidente na segurança da informação seja solucionado.

Essa interrupção forçada e não-planejada no funcionamento da sua empresa pode acarretar em prejuízos de toda espécie.

2. Ter especialistas para gerir dispositivos e políticas de segurança

Um dos principais motivos para se investir na segurança de informação da sua empresa é poder dispor de uma equipe de especialistas, capaz de gerenciar esse setor do seu empreendimento. E deixar você livre para cuidar do que realmente importa: o seu negócio.

Nesse sentido, ferramentas como a Gestão Unificada de Ameaças, ou UTM, se firmam como a melhor opção para ter a segurança de informação que o seu negócio precisa e merece.

O Vivo Segurança Gerenciada é um exemplo  das plataformas de UTM. Se trata de um conjunto de serviços onde você delega a uma equipe de especialistas a gestão dos dispositivos e políticas de segurança utilizados para proteger a sua organização.

Veja como cuidar da segurança da informação da sua empresa.

Conte com o Vivo Segurança Gerenciada para cuidar da segurança da informação da sua empresa.

Entre suas principais funcionalidades, estão:

  • Manutenção: apoio técnico para realizar o diagnóstico em ativos de segurança.
  • Supervisão: monitoramento constante da capacidade, saúde e disponibilidade da infraestrutura de segurança.
  • Administração: operação remota onde a plataforma é responsável pela resolução de incidentes, planejamento e implementação das mudanças.
  • Notificação de Incidentes: acompanhamento em tempo real dos eventos/logs dos equipamentos de segurança.
  • Gestão de Vulnerabilidades: identificação de vulnerabilidades do ambiente e sistemas em questão e classificação de acordo com o seu nível de criticidade e ainda apontando o que deve ser corrigido.
  • Análise de Regras: verificação nas regras do seu equipamento de segurança (firewall) para informar se as configurações se encontram em compliance ou não. De modo que sejam identificadas e mais rapidamente corrigidas.

Além disso, todos os serviços de segurança são prestados pelos Centros de Operações de Segurança (SOC), que fazem parte de uma rede global com unidades no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Argentina e Peru.

Com monitoramento 24×7 e em tempo real, o Vivo Segurança Gerenciada traz um portfólio de soluções capaz de atender às demandas de negócio. E mais, contando com um provedor com solidez capaz de suportar as necessidades da contratante e garantir a continuidade dos serviços.

Para saber mais sobre o Vivo Segurança Gerenciada, clique aqui!

1. Prevenção e recuperação para desastres

Por fim, uma das principais razões para investir em segurança de informação é prevenir e recuperar dados para casos de desastres. Ou seja, é elaborar um plano com o objetivo de diminuir os impactos negativos.

Obviamente, a ideia é sempre procurar evitar esses incidentes, antes de tudo. No entanto, caso eles aconteçam, é função da segurança de informação ter a saída para resolver a situação da forma menos danosa possível.

Conclusão…

Para que as informações da sua empresa sejam protegidas da maneira correta, é fundamental investir em segurança da informação. Para tanto, é bom se atentar aos motivos de se apostar nessa ferramenta tão imprescindível para a sua marca.

Além disso, vale contratar profissionais e serviços especializados para esse fim, como o Vivo Segurança Gerenciada. Só assim a sua empresa terá a tranquilidade que busca para poder crescer, tendo a segurança de saber que seus dados confidenciais estão sendo bem guardados e protegidos.

Quer saber como a Lei Geral de Proteção de Dados pode afetar a sua empresa? Então, clique aqui! E para saber mais sobre o assunto e descobrir mais dicas para o seu negócio, continue com a gente aqui no Blog Vivo Empresas!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio