SD-WAN: conheça os benefícios do Vivo Gestão de Redes

Por meio da tecnologia SD-Wan, a solução Vivo Gestão de Redes fornece a gestão das conectividades, melhorando a eficiência e a performance dentro das empresas. Veja como funciona!

05/02/2019 às 16:00

Para algumas empresas, ficar sem rede pode ser um pesadelo. Afinal, com o aumento do uso de cloud, os dados e aplicações da empresa ficam armazenados em um ambiente digital, aumentando a dependência de uma rede estável, segura e sempre disponível para conseguir acessar estas informações.

Dependendo do nível de digitalização da empresa, uma queda de rede pode representar não apenas perda de produtividade, mas também prejuízo financeiro. Por isso, muitas empresas optam por ter mais de uma conexão, podendo ser, por exemplo uma internet dedicada de uma operadora e uma banda larga de outra. Tudo para garantir que a conexão vai estar sempre ativa. No entanto, isso implica na gestão das conectividades. E este é  um trabalho que exige dedicação, tempo e investimento.

Conexao Wi-fi Desprotegida

A gestão destas redes pode ser muito custosa e exigir uma equipe dedicada a esta atividade. É preciso pensar nas contratações, na gestão dos colaboradores e no espaço que irá acolhê-los. Esses fatores fizeram uma tecnologia ganhar destaque no mercado: a SD-Wan (abreviação de Software Defined Wide Area Networking ou Rede de Área Ampla Definida por Software em tradução livre).

A tecnologia integra um equipamento que concentra e oferece informações sobre todas as conectividades da companhia. Técnicos especializados monitoram esse aparelho e verificam se as suas redes estão com problemas. Além disso a tecnologia é inteligente e avalia a todo momento o melhor caminho para direcionar as aplicações dentre as conectividades disponíveis.

Ou seja, fazem um balanceamento da rede de acordo com o seu uso. É um trabalho completo de gestão, aliado ao uso de uma tecnologia inovadora! Quer saber como implementá-la na sua empresa? Te contamos a seguir.

Conheça a tecnologia SD-WAN.

O Vivo Gestão de Redes detecta problemas e pontos de melhoria na rede para garantir a fluidez do trabalho.

Como usar o SD-Wan na prática

Para gerir o equipamento, no entanto, é preciso ter uma equipe exclusiva. Por isso, há no mercado empresas especializadas que fazem esse trabalho. A Vivo Empresas é uma delas.

No portfólio da companhia está o Vivo Gestão de Redes, que é ideal para empresas de todos os segmentos. Isso porque o objetivo é gerenciar as conectividades da companhia e, assim, aumentar a performance e gestão da rede. Ou seja, analisar se há algum tipo de problema, verificar a qualidade das conexões e priorizar os tráfegos de acordo com a necessidade de cada cliente. Trata-se de uma solução integrada de controle, com segurança e balanceamento do uso de aplicações dinâmicas.

“Quanto mais complexas as redes, mais difícil é de fazer a gestão. Por isso, o produto contribui positivamente para o aumento da produtividade. Assim, o empresário não perde tempo fazendo esse trabalho”, afirma Vinícius Funicelli, gerente de Virtualização de Redes B2B da Vivo Empresas.

Ao ser contratada, a Vivo faz a locação e instalação do equipamento e o gerenciamento constante dos acessos de conectividade do cliente. Tal acompanhamento dá os insumos necessários para a otimização da rede e ainda garante uma gestão simplificada para o empresário.

A partir do SD-Wan, as funções do Vivo Gestão de Redes são justamente avaliar, monitorar e otimizar a conectividade dos clientes. O trabalho é feito a partir das necessidades de cada empresa. Um exemplo prático: o cliente informa que costuma subir arquivos pesados no período da manhã, então, a Vivo limita a velocidade de outras aplicações que não são tão usadas naquele momento do dia e libera o tráfego para o upload do material. “Fazemos uma análise em tempo real para priorizar a necessidade do cliente”, aponta Funicelli.

Conheça a tecnologia SD-WAN.

Vivo Gestão de Redes simplifica a gestão e garante economia no dia a dia da empresa.

Informações atuais são importantes

Por isso, é fundamental que o cliente mantenha a equipe da Vivo informada sobre as  suas intenções e também sobre qualquer tipo de alteração nos dados relacionados à rede. Se ele fizer um downgrade na velocidade de uma conexão contratada, por exemplo, a equipe deve ser comunicada para que essa mudança não gere impacto nas análises.

O cliente ainda pode solicitar, a qualquer momento, qualquer tipo de alteração nas configurações iniciais. Tudo de um jeito simples e prático, uma vez que o canal com da equipe Vivo Gestão de Redes está sempre aberto.

Os diferenciais do Vivo Gestão de Redes

De acordo com o gerente de Virtualização de Redes B2B, um dos diferenciais do Vivo Gestão de Redes mediante a outras soluções disponíveis no mercado é o fato de gerenciar conexões de diferentes operadoras, não ficando restrito apenas à Vivo. Assim, quando a equipe responsável detecta algum problema, entra imediatamente em contato com os outros fornecedores para resolver a questão.

Trata-se de um serviço batizado de proatividade. “A Vivo monitora constantemente as conectividades do cliente. Se ele tiver dez filiais, por exemplo, com dois links cada uma, tem 20 conectividades de cinco operadoras diferentes. Nossa equipe, então, verifica e detecta problemas em todas. Depois, começa a tomar as atitudes necessárias”, diz o executivo.

Conheça a tecnologia SD-WAN.

A tecnologia SD-WAN é ideal para empresas com mais de 5 filiais.

Por que contratar o Vivo Gestão de Redes?

  • Conectividade: a solução pode ser usada em qualquer conectividade da Vivo ou de terceiros.
  • Retorno para os clientes: a equipe disponibiliza relatórios completos e em tempo real para as empresas, que podem ter uma visão panorâmica da rede.
  • 100% conectadas: atualmente as empresas dependem da internet. Por isso, ficar offline por algum motivo implica em prejuízos, que podem ser enormes de acordo com a área da atuação da companhia. O Vivo Gestão de Redes evita que isso aconteça.

Planos do Vivo Gestão de Redes

Atualmente, existe um portfólio com planos diferentes para atender todos os tamanhos de empresas e suas diferentes necessidades. Todos eles contam com camadas de segurança.

Conheça a tecnologia SD-WAN.

Seu negócio têm muitas redes? Então, o Vivo Gestão de Redes é para você.

Em todos os casos, a empresa tem acesso a um portal do Vivo Gestão de Redes. Nesse ambiente, é possível visualizar relatórios em tempo real e saber como estão as suas conectividades. No entanto, trata-se de um ambiente mais informativo do que participativo. Afinal, quem faz todo esse serviço é a Vivo. Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais sobre o Vivo Gestão de Redes e veja como contratá-lo.

Além do SD-Wan, outra tendência que tem garantindo exatamente essas características para as equipes é o trabalho remoto. Clique aqui para saber como funciona e como implementá-lo no seu negócio.

No mais, continue conosco por aqui para saber mais sobre como a tecnologia pode contribuir para o crescimento da sua empresa!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio