Confira 5 perguntas para você conhecer seu público-alvo

Você conhece o público-alvo da sua marca? Sabe como atingi-lo? Ter a resposta para essas questões é essencial. Leia a seguir como fazer.

30/11/2018 às 10:35

Não é novidade para ninguém que conhecer o público-alvo em detalhes torna maiores as chances de sucesso de uma empresa. Desse modo, quando se sabe exatamente para quem os produtos são desenvolvidos, é possível direcionar os processos para atender às demandas com mais efetividade.

No entanto, conhecer as minúcias do perfil do seu cliente pode ser uma tarefa difícil. Principalmente se você trabalha com produtos inovadores e de foco abrangente. Pensando nisso, selecionamos algumas perguntas-chave que podem ajudar a descobrir as características do público-alvo. Desse modo,  permitindo a concepção de campanhas mais efetivas de marketing digital e a personalização dos produtos de acordo com as necessidades dos clientes.

Você conhece seu público-alvo

Investir na análise de mercado é uma alternativa para entender as mínimas características do público-alvo.

Por que conhecer o público-alvo?

Quando se fala em marketing digital, entender exatamente quem são os seus clientes é fundamental. Com tantas alternativas de personalização para os anúncios à disposição na internet, ignorar o perfil do público-alvo significa perder dinheiro – ou, pelo menos, desperdiçar parte do seu potencial.

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Conhecer os clientes significa entender como eles se comportam na internet e fora dela. Ou seja, em que horário estão online, onde moram, que idade têm, do que gostam, quanto estão dispostos a gastar e o que os motiva a isso. Trata-se, desse modo, de definir um cliente-padrão que personifique o seu público-alvo. Além disso, criando algo que possa servir como referência para as futuras campanhas de marketing.

Isso porque, com as informações detalhadas em mãos, é possível personalizar os anúncios e segmentá-los para que atinjam apenas o seu cliente em potencial. Várias ferramentas de marketing digital permitem esse direcionamento, como e-mail marketing, Google Adwords e Facebook Ads. Desse modo, você foca em quem realmente importa e economiza dinheiro.

5 perguntas para definir o público-alvo

De acordo com o consultor empresarial Peri Pakroo, em artigo publicado no portal Nolo, as características que melhor classificam o seu público-alvo incluem:

– Idade

– Gênero

– Nível de renda

– Hábitos de consumo

– Ocupação

– Estado conjugal

– Condição familiar (filhos ou não)

– Localização geográfica

– Etnia

– Ideologia política

– Hobbies e interesses

Desse modo, você conseguir essas informações é essencial para montar o perfil do seu cliente. No entanto, isso por si só não diz muito sobre o seu comportamento e as razões pelas quais o consumidor é motivado a comprar o seu produto. Para chegar a essas informações, o especialista em marketing digital Jayson DeMers, em artigo no site da Forbes, enumera cinco perguntas fundamentais:

1. Quem são eles?

Para responder a essa pergunta, você precisa descobrir as características citadas acima. Uma alternativa para entender o perfil do seu cliente é investir na análise de mercado. É possível citar alguns exemplos. Uma loja especializada em utensílios maternos provavelmente terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas. No entanto, uma loja de bicicletas talvez veja o cliente-padrão definido como um homem solteiro de 18 a 25 anos.

2. Quais são suas maiores necessidades, problemas e desejos?

Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, é necessário compreender os principais motivos que o levam a consumir. Pode ser uma necessidade específica e temporária ou um desejo antigo e permanente. Tudo vai depender do seu nicho de negócio e do cliente que você pretende atingir. Ao descobrir a motivação, é possível direcionar o produto e as campanhas de marketing para melhor atender à demanda.

3. Onde eles buscam informações?

Esse dado é fundamental para acertar na campanha de marketing. Se o seu cliente em potencial tem o hábito de ler jornais e não costuma passar muito tempo online, é preciso descobrir quais são esses jornais e quanto tempo ele costuma dedicar à leitura. Toda a informação é relevante para direcionar sua publicidade e torná-la mais assertiva.

4. Qual o diferencial do produto?

A melhor maneira de atrair o público-alvo é explicar claramente o diferencial da sua empresa na comparação com a concorrência. Como o seu produto irá beneficiar o cliente? A ideia é descobrir por que o cliente escolhe a sua empresa em detrimento dos concorrentes.

5. Em quem eles confiam?

Quais são as referências do seu setor? Quem são as pessoas capazes de criar opinião e ditar os rumos do mercado? Podem ser especialistas, celebridades, esportistas… Tudo depende do seu nicho de atuação e do público-alvo do seu produto. Ao identificar essas pessoas, marcas ou empresas, você pode investir na conexão, de forma a transferir a credibilidade delas pra o seu produto.

Por fim, vale lembrar que de nada adianta definir o público-alvo da empresa em todas suas especificidades se você não usar as informações ao seu favor. Ou seja, cabe a você direcionar a atuação da empresa para ser mais efetivo – e gerar um retorno maior para o seu caixa.

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