Confira 5 perguntas para você conhecer seu público-alvo

Você conhece o público-alvo da sua marca? Sabe como atingi-lo? Ter a resposta para essas questões é essencial. Leia a seguir como fazer.

30/11/2018 às 10:35

Não é novidade para ninguém que conhecer o público-alvo em detalhes torna maiores as chances de sucesso de uma empresa. Desse modo, quando se sabe exatamente para quem os produtos são desenvolvidos, é possível direcionar os processos para atender às demandas com mais efetividade.

Mas você sabe o que é público-alvo e como defini-lo? Neste artigo nós vamos te mostrar como identificar o seu potencial cliente e ainda exemplos de 5 perguntas para facilitar esta tarefa. 

O que é público-alvo?

O público-alvo nada mais é do que a parte dos consumidores ativos que irão comprar ou usar os seus produtos e serviços. É para esse grupo de pessoas que o seu negócio deve direcionar as ações de marketing e propaganda, eles são os seus futuros clientes

É muito importante reconhecer quem é o seu público-alvo para que, a partir disso, seja possível desenvolver estratégias de atração dessas pessoas e, assim, convertê-las em consumidores da sua marca.

Você conhece seu público-alvo

Investir na análise de mercado é uma alternativa para entender as mínimas características do público-alvo.

Por que conhecer o público-alvo?

Quando se fala em marketing digital, entender exatamente quem são os seus clientes é fundamental. Com tantas alternativas de personalização para os anúncios à disposição na internet, ignorar o perfil do público-alvo significa perder dinheiro – ou, pelo menos, desperdiçar parte do seu potencial.

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Conhecer os clientes significa entender como eles se comportam na internet e fora dela. Ou seja, em que horário estão online, onde moram, que idade têm, do que gostam, quanto estão dispostos a gastar e o que os motiva a isso. Trata-se, desse modo, de definir um cliente-padrão que personifique o seu público-alvo. Além disso, criando algo que possa servir como referência para as futuras campanhas de marketing.

Isso porque, com as informações detalhadas em mãos, é possível personalizar os anúncios e segmentá-los para que atinjam apenas o seu cliente em potencial. Várias ferramentas de marketing digital permitem esse direcionamento, como e-mail marketing, Google Adwords e Facebook Ads. Desse modo, você foca em quem realmente importa e economiza dinheiro.

5 perguntas para definir o público-alvo

De acordo com o consultor empresarial Peri Pakroo, em artigo publicado no portal Nolo, as características que melhor classificam o seu público-alvo incluem:

– Idade

– Gênero

– Nível de renda

– Hábitos de consumo

– Ocupação

– Estado conjugal

– Condição familiar (filhos ou não)

– Localização geográfica

– Etnia

– Ideologia política

– Hobbies e interesses

Desse modo, você conseguir essas informações é essencial para montar o perfil do seu cliente. No entanto, isso por si só não diz muito sobre o seu comportamento e as razões pelas quais o consumidor é motivado a comprar o seu produto. Para chegar a essas informações, o especialista em marketing digital Jayson DeMers, em artigo no site da Forbes, enumera cinco perguntas fundamentais:

1. Quem são eles?

Para responder a essa pergunta, você precisa descobrir as características citadas acima. Uma alternativa para entender o perfil do seu cliente é investir na análise de mercado. É possível citar alguns exemplos. Uma loja especializada em utensílios maternos provavelmente terá como público-alvo mulheres entre 25 e 40 anos, casadas e economicamente ativas. No entanto, uma loja de bicicletas talvez veja o cliente-padrão definido como um homem solteiro de 18 a 25 anos.

2. Quais são suas maiores necessidades, problemas e desejos?

Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, é necessário compreender os principais motivos que o levam a consumir. Pode ser uma necessidade específica e temporária ou um desejo antigo e permanente. Tudo vai depender do seu nicho de negócio e do cliente que você pretende atingir. Ao descobrir a motivação, é possível direcionar o produto e as campanhas de marketing para melhor atender à demanda.

3. Onde eles buscam informações?

Esse dado é fundamental para acertar na campanha de marketing. Se o seu cliente em potencial tem o hábito de ler jornais e não costuma passar muito tempo online, é preciso descobrir quais são esses jornais e quanto tempo ele costuma dedicar à leitura. Toda a informação é relevante para direcionar sua publicidade e torná-la mais assertiva.

4. Qual o diferencial do produto?

A melhor maneira de atrair o público-alvo é explicar claramente o diferencial da sua empresa na comparação com a concorrência. Como o seu produto irá beneficiar o cliente? A ideia é descobrir por que o cliente escolhe a sua empresa em detrimento dos concorrentes.

5. Em quem eles confiam?

Quais são as referências do seu setor? Quem são as pessoas capazes de criar opinião e ditar os rumos do mercado? Podem ser especialistas, celebridades, esportistas… Tudo depende do seu nicho de atuação e do público-alvo do seu produto. Ao identificar essas pessoas, marcas ou empresas, você pode investir na conexão, de forma a transferir a credibilidade delas pra o seu produto.

Tipos de Público-alvo

Para realizar uma estratégia ou produzir algum conteúdo ao seu público, é importante entender em que etapa da jornada de compra ele está. Para identificar isso é muito simples, basta usar como base o Funil de Vendas do marketing. 

1.Topo de Funil

No início da jornada de compra, o cliente é apenas um visitante, isto é, ele está na fase de Aprendizado e Descoberta. Durante esta etapa, o foco deve ser a produção de materiais educacionais com soluções de dúvidas que o visitante possa ter ou alguma novidade ou curiosidade sobre o meio em que seu produto/serviço faz parte. 

2. Meio de Funil

É nesta fase da jornada de compra onde o cliente identifica que tem um problema e, como já conhece o seu produto/serviço, pode ter a real intenção de adquiri-lo. Ou seja, esta é a oportunidade de estreitar o relacionamento com o consumidor e converter a venda.

3.  Fundo de Funil

O cliente no Fundo do Funil já tomou a decisão de compra, por isso, nesta fase da jornada você deve oferecer a ele materiais que falem sobre todos os benefícios e funcionalidades do seu produto/serviço. Este é o momento de dar o incentivo que falta para fechar o negócio.

Por fim, vale lembrar que de nada adianta definir o público-alvo da empresa em todas suas especificidades se você não usar as informações ao seu favor. Ou seja, cabe a você direcionar a atuação da empresa para ser mais efetivo – e gerar um retorno maior para o seu caixa.

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