Prestador de serviço: 6 dicas para se destacar no mercado

Mostramos quais características e atitudes são essenciais para um prestador de serviço ter sucesso no mercado.

22/01/2020 às 9:00

Um prestador de serviço deve se atentar a muitos quesitos, principalmente porque trabalho autônomo exige dedicação redobrada. Neste artigo damos seis dicas importantes para um gestor conseguir alcançar seus objetivos de maneira estratégica e assertiva. Confira a lista a seguir.

Ser um prestador de serviço exige muitas habilidades para garantir que o atendimento ocorra de maneira satisfatória. Afinal, é preciso lidar diretamente com diferentes questões, como atendimento ao cliente, relacionamento com colaboradores, cuidar das finanças, analisar a concorrência e muitas outras tarefas.

Por isso, é importante ter organização, planejamento e uma série de outros requisitos fundamentais para garantir que os negócios fluam da maneira mais adequada. Para te ajudar nessa empreitada, a seguir damos dicas importantes para um prestador de serviço, independentemente do porte, se destacar no mercado, junto aos seus clientes. Confira!

Prestador de serviço: mulher, vista de cima, digitando em um computador, com uma caderno na outra mão.
Ser um prestador de serviço de sucesso depende de diferentes fatores.
Foto: Divulgação.

1-) Tenha planejamento

O primeiro de tudo é se planejar. Ter as estratégias, as metas e o trabalho como um todo bem definido é essencial para garantir que os negócios prosperem. Você deve ter todas essas características na ponta da língua.

Trace os seus objetivos com base em uma combinação de fatores: análise de mercado, concorrência, matéria-prima e objetivos que deseja atingir, entre outros.

2-) Garanta um bom atendimento

Atender bem os clientes, cumprir prazos e garantir a qualidade dos serviços são atitudes essenciais para conquistar bons resultados como prestador de serviço. E isso se torna mais fácil com o auxílio de softwares específicos, como CRM (Customer relationship management), de gestão ou atendimento.

Fazer todas essas tarefas sozinho, manualmente, sem o apoio de uma plataforma específica pode representar problemas. Ter o controle total de todos os processos é essencial.

Prestador de serviço: Mulher digitando em um computador que está em cima de uma mesa branca.
Oferecer um bom atendimento é uma característica fundamental para um bom prestador de serviço. Foto: Divulgação.

3-) Opções de pagamento

Clientes compram mais se têm mais possibilidades de pagamento. Isso é um fato. Ou seja, oferecer diferentes opções, como cartão de crédito, de débito ou boleto, por exemplo, é uma excelente estratégia para evitar desistências em relação ao seus serviços.

Sendo assim, é uma boa alternativa investir na compra ou no aluguel de máquinas de cartões. Será um gasto a mais, porém representará um aumento considerável no volume de clientes. Para isso, no entanto, é preciso ter uma boa conexão. Isso vai garantir que as máquinas funcionem adequadamente, sempre que forem utilizadas.

Prestador de serviço: Mulher, com um cartão de crédito na mão e o computador em frente.
Ofereça diferentes métodos de pagamento para ampliar as possibilidades de venda.
Foto: Divulgação.

4-) Resultados

O planejamento é importante, mas você somente saberá se a suas ideias estão dando certo quando começar a avaliar os resultados. É fundamental fazer uma análise constante dos números. Ou seja, do quanto a sua empresa tem entregado, quais são os pontos fortes, as fraquezas e o que deve ser melhorado.

Tablet em primeiro plano, com gráficos na tela. xícara de café ao fundo.
Nunca se esqueça de analisar os resultados. Foto: Divulgação.

É fundamental fazer esse acompanhamento para identificar pontos fortes e corrigir possíveis problemas que podem aparecer no meio do caminho. Para isso, softwares de gestão são excelentes aliados e podem te oferecer uma visão mais macro de todo o andamento da sua empresa.

5-) Seja transparente

A transparência é fundamental para todos para todo prestador de serviço. Ou seja, você deve mostrar para o seu cliente aquilo que a sua empresa pode oferecer e de quais maneiras você pode ajudá-lo. Só assim conseguirá bons resultados e, principalmente, fidelizá-lo.

Não adianta oferecer serviços que estão além da sua estrutura ou prometer prazos que não são viáveis. Você precisa analisar o que pode oferecer, como vai conseguir fazer isso e de quais maneiras consegue executar o trabalho.

6-) Ouça

Esteja sempre disponível para escutar o feedback de clientes e parceiros, Esse retorno é muito importante. Afinal, assim você consegue analisar o que tem feito, quais são as possibilidades de avanço e também e as melhorias que devem ser feitas na estratégia do negócio.

Prestador de serviço: Mulher conversando com outra, frente a frente
Saber ouvir feedbacks é essencial para um prestador de serviço. Foto: Divulgação.

Ouça todos esses retornos, analise e se organize para oferecer sempre um serviço melhor e mais completo, a partir do que o seu cliente deseja. Uma dica é fazer pesquisas de satisfação sempre que concluir algum serviço. Mande, por exemplo, um formulário para os seus clientes, com questões estratégicas para o seu negócio.

Você pode utilizar ferramentas simples, como o Google Forms, ou enviar perguntas pelo WhatsApp mesmo. Coletar e analisar esse retorno é mesmo muito importante!

E aí, o que achou a dicas? Certamente um prestador de serviço precisa incluí-las no dia a dia para garantir um atendimento eficiente e personalizado, a partir do que é interessante para o seu público. Aliás, aproveite para ler agora um artigo sobre como abrir um negócio de sucesso.

Veja também de quais maneiras é possível emitir um CNPJ e finalize as leituras com o artigo sobre como é possível destacar o seu trabalho no mercado. No mais, agradecemos a sua companhia em mais um artigo e te esperamos nos próximos. Volte sempre para ver como a tecnologia pode ser uma parceira estratégica do seu negócio!

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