Saiba como selecionar perfis de profissionais de marketing digital

Uma equipe de marketing digital alinhada com os propósitos da marca é essencial. Saiba como selecionar perfis de profissionais para o seu time.

30/11/2018 às 10:30

Dominar estratégias de marketing digital é uma habilidade cada vez mais valorizada pelas empresas. Desse modo, o conjunto dessas estratégias envolve diferentes perfis de profissionais. Tais perfis se complementam em cada etapa da estratégia, como programadores, desenvolvedores e redatores.

Pensando nisso, a empresa Resultados Digitais elaborou uma lista de funções desempenhadas por profissionais de marketing digital. Além disso, incluiu os respectivos perfis que correspondem a essas vagas.

Veja como selecionar perfis de profissionais para seu time.

Existem vários perfis de profissionais de marketing digital, cada um responsável por uma etapa do processo.

Desse modo, antes de sair em busca de profissionais, o primeiro passo é ter clareza sobre quais atividades ele terá de desenvolver dentro da estratégia de marketing digital da sua empresa. A partir daí, as aptidões enumeradas pela consultoria Resultados Digitais devem ajudar a encontrar os melhores perfis.

Perfis de redatores demandam escrita criativa

Para produção de conteúdo para blogs, por exemplo, o profissional precisa conhecer a área de atuação da empresa. Importante também ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem a empresa como autoridade sobre o tema. Além disso, é importante ter ritmo para produção constante de conteúdo e familiaridade com plataformas de publicação.

Já para gestão de redes sociais, é preciso que o profissional conheça as plataformas e gerencie os perfis com responsabilidade. E mais, que busque conteúdos que atraiam usuários e direcionem internautas para o site, gerando engajamento do público. Além de analisar as métricas para identificar pontos a melhorar para otimizar resultados.

Designers e desenvolvedores apresentam diferentes perfis

No desenvolvimento de um sistema, há pelo menos três momentos essenciais, que demandam diferentes perfis de profissionais.

O primeiro estágio é o planejamento e o design do sistema. Ou seja, como as informações serão organizadas, quais elementos visuais farão parte do layout, como serão as interações entre as páginas, etc. Nessa etapa, o trabalho de um designer digital é essencial. Esse profissional fará todos os desenhos do sistema.

O passo seguinte é transformar os desenhos no sistema em si. É onde entra o desenvolvedor front-end, que tem a missão de deixar o conteúdo estruturado e acessível aos usuários de web e mobile, de diferentes navegadores, etc. Além disso, este profissional também é responsável por organizar o conteúdo para conseguir mais destaque em buscadores, por exemplo, dominando técnicas de SEO.

Por fim, entra em cena a equipe de back-end. Ela é quem vai fazer o sistema funcionar, definindo como as informações serão salvas no banco de dados, como os usuários vão acessar essas informações e como os servidores vão responder.

Outro perfil que tem se destacado nesse mercado é o UX Developer. Se trata de um profissional focado em desenvolver a experiência do usuário. O UX tem domínio das formas de interação, mas também é capaz de desenvolver soluções de design. Ou seja, é um profissional que pode criar códigos rapidamente, gerando protótipos durante a concepção do produto.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio