Marketing de conteúdo: 3 ferramentas para achar as palavras-chave certas

Precisando bombar seu marketing de conteúdo? Conheça essas três ferramentas que vão ajudar você a encontrar a palavra-chave certa.

30/11/2018 às 10:30

Search Engine Optimization, ou SEO, é uma das principais estratégias do marketing de conteúdo para aproximar uma marca ao seu público. Entre as técnicas utilizadas, uma das principais é a escolha das keywords, as palavras-chave.

A ideia é criar um texto utilizando um termo principal como base. Desse modo, almejando os acessos de usuários que buscaram por essa exata combinação de palavras. Usando SEO de maneira correta, seu site pode ficar melhor posicionado nas páginas de resultado de mecanismo de busca como o Google. Ou seja, dando mais visibilidade para o conteúdo que você produziu.

No entanto, você sabe como definir quais palavras-chave podem render os melhores resultados? Ferramentas não faltam para ajudar a melhorar a presença online da sua empresa.

Conheça 3 ferramentas para fazer a escolha ideal de palavras-chave

O Google Trends oferece uma leitura completa dos termos mais buscados.

Encontre as palavras-chave ideais

Quando utilizadas da maneira certa, as palavras-chave funcionam como um bússola ou termômetro para que o buscador qualifique o conteúdo do site. E, desse modo, se entregue ao usuário da maneira mais precisa e próxima ao que ele busca. É o que explica Karla Cunha, coordenadora de produtos de presença online da ReachLocal.

Experimente pesquisar no Google pelo nome de um restaurante. É bem provável que encontre entre os primeiros resultados um endereço para sua página na internet.

No entanto, se o objetivo for, por exemplo, reunir opinião dos clientes sobre o local, vai precisar ser mais específico. Ou seja, uma única palavra a mais digitada pode mudar, e muito, os resultados que você encontra.

Dicas para escolher as palavras-chave certas para o seu negócio

Na hora de escolher as palavras-chave, é muito importante levar em consideração seu segmento de mercado e o seu público-alvo. A seleção dos termos deve ser criteriosa e você precisa levar em consideração aspectos como volume de busca, CPC, dificuldade de ranqueamento e tendência de pesquisa. 

Uma sugestão para facilitar este trabalho é criar um planilha com os assuntos escolhidos. Faça uma ampla pesquisa de palavras relacionadas com cada conteúdo que você deseja ter algum posicionamento online e depois compare as buscas. Essa estratégia é interessante para ter um panorama do cenário das possíveis palavras-chave e conseguir fazer a melhor escolha.

Desse modo, conheça três ferramentas que podem ajudar você a encontrar o termo exato para o seu conteúdo:

1. Google Trends

Hoje, a principal ferramenta do mercado para a análise do comportamento de busca dos usuários é o Google Trends. Ele permite entender o caminho traçado pelo usuário para chegar até a resposta que queria ou localizar algum serviço.

Ao fazer uma busca através dele, todos os dados são apresentados em forma de gráficos. Tais gráficos podem ser filtrados a partir de um período de tempo e uma região desejada. Além disso, também podem ser encontrados a partir de categorias por tema.

Sua principal vantagem é a opção de filtrar a análise. O enfoque pode ser o volume de buscas de um termo ou tópicos ligados ao seu produto.

2. SemRush

Com uma versão gratuita e outra paga, essa ferramenta permite ações como pesquisar a tendência de crescimento das palavras-chave que você quer acompanhar. Além disso, ajuda a entender quais são os termos mais relacionados e os sites com as melhores posições.

No entanto, uma de suas principais vantagens do SemRush é poder observar o que a concorrência tem feito. Desse modo, se pode saber quais termos têm sido indexados ou recebido investimentos com links patrocinados.

3. Keyword Planner

Ferramenta que faz parte do Google AdWords, sua função é criar novas campanhas ou expandir aquelas que já existem. Ou seja, você consegue fazer uma busca por palavras-chave que estejam em destaque. Além disso, tem acesso a estatísticas dos usuários.

Cuidados ao pensar nas palavras-chave

É preciso ter claro que nem tudo depende apenas de repetir uma palavra-chave com grande número de buscas. A equação é muito mais complexa. Envolve a relevância que a sua página e aquilo que está publicado nela podem oferecer. Os buscadores, lembra Karla, hoje em dia têm foco no usuário, e querem entregar a ele a melhor experiência.

“Um conteúdo não pode ser visto apenas como uma forma de estar presente na internet. O conteúdo tem que ser visto como um facilitador, uma informação que gera valor para quem busca algo na internet”, finaliza.

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