Pagamento digital: qual o melhor sistema para o seu e-commerce?

Sua loja virtual está preparada para receber pagamento digital? Descubra quais opções de sistema existem e qual melhor se adapta ao seu negócio.

11/09/2018 às 7:55

Ter um catálogo interessante, uma identidade visual bacana e preços bons é importante. No entanto, além disso, algo capaz de garantir suas vendas é ter um sistema de pagamento digital que atenda por completo seu cliente. Você já pensou nisso?

Tendo em vista o seu modelo de negócio, é fundamental ter um pagamento digital que seja cômodo e seguro para o seu público. Além de, é claro, ser vantajoso para você. Mas quantos sistemas de pagamento existem e qual escolher?

A resposta é simples, basta analisar alguns detalhes. Quando se fala em pagamento digital, existem três maneiras de se receber. Você pode optar pelos intermediadores de pagamento, pelos gateways de pagamento ou pela integração direta com o adquirente.

Pagamento digital: qual o melhor sistema para o seu e-commerce?

Descubra qual o melhor pagamento digital para o seu e-commerce!

A seguir, falaremos sobre cada uma dessas modalidade. Assim, você poderá entender como cada uma delas funciona e qual é a ideal para o seu estabelecimento. Vamos lá?

Intermediadores de pagamentos

Os intermediadores de pagamento são empresas que “terceirizam” o pagamento recebidos pelo seu e-commerce, como PayPal e PagSeguro.

Na prática, eles entram em ação quando seu cliente finaliza a compra no seu site e vai para o pagamento. Nesse momento, o usuário é redirecionado para o site do intermediador, onde realiza cadastro, seleciona a forma de pagamento e conclui a compra.

Pagamento digital: qual o melhor sistema para o seu e-commerce?

Esse tipo de sistema aceita várias formas de pagamento e diversas bandeiras de cartões.

Esse é um sistema vantajoso por oferecer diversas formas de pagamento para seu cliente. Com muitas bandeiras de cartões, boleto, débito em conta, você amplia a sua clientela. Desse modo, consegue vender mais e atingir públicos diferentes.

Além disso, fica por conta do intermediador a analise de crédito e de fraude do comprador. Caso haja alguma divergência a transação já é barrada ali, de modo que você não precisa se preocupar com esse tipo de situação.

Para você, como empresário, o sistema de intermediador de pagamentos é ótimo também para a liquidez do negócio. Embora as condições variem para cada intermediador, é uma regra geral você poder receber antecipadamente as vendas parceladas.

Ou seja, você recebe antes e ainda vende com segurança. Esse modelo é bastante atrativo para os clientes e traz benefícios para o empresário. Sendo assim, é muito recomendado tanto para pequenos negócios quanto para empresas mais parrudas.

Gateways de pagamento

Os gateways de pagamento, como Rede ou Cielo, atuam como as máquinas de cartão no varejo online.

Na hora de efetuar a compra, o cliente seleciona a bandeira do cartão e insere os dados do mesmo. Nesse momento, o gateway se comunica com a rede e verifica se existe saldo no cartão. Se estiver tudo certo, a compra é autorizada.

Pagamento digital: qual o melhor sistema para o seu e-commerce?

Os gateways de pagamento são ótimos para empresas de médio e pequeno porte.

Uma das vantagens do gateway é que ele faz o cliente permanecer no seu site – ao contrário do intermediador, que leva para outra página. Desse modo, as chances de a pessoa abandonar a compra são menores.

Além disso, os bancos têm o poder de adiantar os valores a receber das adquirentes, se você assim desejar. Isso ajuda você a gerir melhor seus recebíveis e planejar com mais segurança os investimentos futuros.

No entanto, para aplicar o sistema de gateway na sua loja digital, você precisará se cadastrar a bancos e operadoras de cartão. Esse não é um processo rápido, então é importante ter em mente que o gateway pode demorar para ser implantado. Essa integração, porém, é feita apenas uma vez e garante sua conexão com todos os bancos.

O sistema também garante prevenção de fraude. Mesmo que não filtre ativamente as transações, os provedores de gateway oferecem ferramentas que asseguram a proteção do seu negócio.

Ou seja, se trata de uma ferramenta bastante interessante e vantajosa. Vale considerar caso seu negócio seja de pequeno ou médio porte.

Integração direta com a adquirente

Na integração direta com o adquirente, você ainda usa as maquininhas virtuais de cartão, mas assume a checagem de viabilidade de compra por parte do cliente. Ou seja, é a sua loja que confere se o cliente tem saldo no banco e pode comprar, não existe intermediador.

É uma boa opção para a sua loja, já que reduz os custos operacionais com gateway e intermediadores. Sua única taxa será a das administradoras de cartão. No entanto, é preciso ter uma infraestrutura potente de pagamentos em seu site para poder arcar com esse sistema. E mais: a segurança das suas transações ficará totalmente por sua conta.

Pagamento digital: qual o melhor sistema para o seu e-commerce?

A integração direta é um modelo interessante para empresas de grande porte.

Como seu site precisará se comunicar com os sistemas de cartão de crédito, você precisará investir em equipe e tecnologia. Além disso, será necessário um cuidado extra com a segurança na sua plataforma.

Desse modo, a integração direta com os adquirentes não é a opção mais indicada para pequenos negócios. Ela funciona melhor para empresas solidificadas e de grande porte, onde compensa investir em um sistema próprio de pagamento como esse.

Apesar de ter como vantagem um menor custo por transação e uma aprovação de pagamentos mais ágil, a integração direta com a adquirente requer um investimento inicial alto. Algo que nem todas as empresas, ainda mais as que estão começando, são capazes de ter.

Por isso, considere isso antes de optar por esse sistema de pagamento digital.

Pagamento digital: considerações finais

Pagamento digital: qual o melhor sistema para o seu e-commerce?

Para saber qual o sistema de pagamento digital ideal é necessário pensar nos objetivos do seu e-commerce.

Concluindo, para saber qual é o sistema de pagamento ideal para a sua loja, é importante ter em mente quais são as necessidades atuais da sua empresa.

Assim, quando se está começando os intermediadores são excelentes, já que são fáceis de implementar.

Posteriormente, os gateways entram em cena. Esse sistema é ótimo, pois garante integração direta com os adquirentes e agiliza a sua liquidez financeira.

Por fim, já consolidado, seu negócio pode considerar a integração direta com o adquirente. Livre dos custos dos sistemas anteriores, mas exigindo uma estrutura mais sólida, esse é o modelo de pagamento ideal para as grandes empresas.

Bem, acredito que agora ficou mais claro qual sistema de pagamento online é o ideal para sua loja digital! Então,  continue com a gente para mais dicas e boas vendas!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
e-commerceFinanças
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio