Otimização de sites: 9 dicas para garantir tráfego para sua página

Com uma boa otimização de site você garante o tráfego contínuo para a sua página. Isso interessa a você? Então fique de olho em nossas dicas.

30/11/2018 às 10:30

Qual a primeira coisa que você faz quando precisa de uma informação, produto ou serviço? Pesquisar na internet, certo? Então, deve saber o quanto vale manter sua página entre os primeiros resultados dos buscadores. Desse modo, ignorar os mecanismos de busca da internet e não investir na otimização de sites pode acabar deixando a sua empresa para trás.

Concorrência virtual exige otimização de sites

De acordo com a eMarketer, empresa especializada em pesquisas globais sobre o tema, o número de internautas brasileiros atingiu 107,7 milhões. Somos a quarta maior potência no ambiente virtual, atrás de China (1º), Estados Unidos (2º) e Índia (3º).

Otimização de sites: 9 dicas para garantir tráfego para sua página.

Um site otimizado vai gerar mais acessos a partir dos mecanismos de busca.

Além disso, vale citar que o internauta brasileiro é amplamente afetado pelo marketing digital. Segundo a pesquisa Brasil Conectado – Hábitos de consumo de mídia, 7 em cada 10 internautas concordam que a publicidade online os motivou a procurar informação extra sobre algum produto ou marca.

Diante dessa concorrência, fica cada dia mais difícil garantir que a sua página aparecerá entre os primeiros resultados dos principais buscadores, como Google, Yahoo! e Bing. Desse modo, para que isso aconteça, é fundamental investir na otimização de sites. Ou seja torná-lo compatível com o interesse dos seus clientes em potencial e aumentando seu alcance na web.

SEO garante resultados para sua página

Investir em SEO (Search Engine Optimization) e colocar seu site nos primeiros resultados dos buscadores traz uma série de benefícios à marca e à empresa, como:

– Aumento de visibilidade;

– Aumento de credibilidade;

– Aumento de vendas;

– Direcionamento do tráfego;

– Mensuração eficaz dos investimentos.

A otimização de sites prevê alguns elementos que devem ser levados em consideração para que o site alcance relevância e autoridade necessários para ranquear no topo, como, por exemplo, os aspectos técnicos que o seu código fonte deve seguir. O Google tem diretrizes específicas que precisam ser adotadas para que os motores de buscas possam ler o seu site corretamente.

Outros dois pontos que também tem grande influência são: a performance e a acessibilidade. A performance tem tudo a ver com usabilidade, experiência do usuário e se a página tem uma versão mobile disponível. Já acessibilidade determina que os sites sejam otimizados para pessoas com qualquer tipo de deficiência que as impeçam de navegar normalmente pela página. Um exemplo é o atributo alt inserido nas imagens, essa inserção de código serve para que ferramentas de leitura usada por deficiente visuais consigam descrever os elementos contidos na peça gráfica.

9 dicas para acertar na otimização de sites

Os buscadores fazem uso de motores de busca e de algoritmos para fazer um diagnóstico da web a partir da palavra-chave pesquisada. E, desse modo, conseguir apontar o que é mais relevante para o usuário. Ou seja, investir em SEO significa buscar a otimização de site e aumentar a sua relevância para os buscadores.

O SEO é afetado por fatores internos, relativos à construção da página, à disposição do conteúdo e ao código HTML. Além disso, é afetado também por fatores externos, como o relacionamento com outros sites e a quantidade de links que apontam para a página em questão. Desse modo, o grande segredo é entender o que o buscador considera importante. E trabalhar para reunir esses aspectos na sua página.

9. Comece pesquisando as palavras-chave

O primeiro passo para aumentar a relevância e o tráfego do seu site é pesquisar as palavras-chave que se relacionam ao seu produto e serviço. Algumas ferramentas digitais podem auxiliá-lo nesse processo.

8. Atenção para o formato das URLs

Para buscar a otimização de site, o endereço deve fazer sentido, ser descritivo e relevante ao conteúdo exposto na página. Além disso, separe as palavras por hifens, seja preciso e não abuse das palavras-chave.

7. Escolha títulos atraentes

Adote títulos únicos, informativos e atraentes, que contenham a palavra-chave. Além disso, que não ultrapassem os 60 caracteres.

6. Boas descrições são diferencial

Além do título, a descrição é o conteúdo que aparece na página de busca. Nem sempre é preciso colocar palavras-chave na descrição. No entanto, é fundamental que ela atraia a atenção do usuário.

5. Use o HTML a seu favor

Há algumas regras básicas para manipular o HTML em busca da otimização de site. Quando você muda o corpo texto, o motor de busca interpreta que aquele conteúdo é mais relevante do que os outros. De modo, utilize apenas uma tag H1 (título) por página, e faça uso moderado das outras tags (H2 e H3). Além disso, para diferenciar elementos, use negrito, itálico e sublinhado.

4. Não use conteúdo duplicado

É fundamental que o seu site contenha um conteúdo original, e nunca use um material de outras páginas ou duplique um texto do próprio site. Os buscadores consideram essa prática desleal e diminuem a relevância da página.

3. Diminua o tempo de carregamento

velocidade do site também é um indicativo de relevância para os motores de busca. Ou seja, quanto melhor a experiência do usuário, mais relevante será o seu site.

2. Utilize links internos

Além de ajudarem os usuários, os links internos são relevantes para os motores de busca. Desse modo, coloque links para páginas relevantes ao seu conteúdo. Além disso, não coloque links apenas em palavras-chave e utilize os recursos de hipertexto com sabedoria.

1. Monitore o site com ferramentas de web analytics

Há várias opções de ferramentas para analisar o desempenho do seu site, como o Google Analytics, que é prático de usar e gratuito. Essa análise permite que você compreenda o perfil dos visitantes, conheça as páginas mais acessadas e descubra as que precisam ser otimizadas.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
GestãoInternet
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio