Otimização de site: saiba o que fazer para a sua página estar no topo das pesquisas

A otimização de site traz muitos benefícios para a sua empresa. Veja como trabalhar isso na sua página para aparecer no topo do ranking do Google.

14/01/2020 às 9:00

Neste artigo sobre otimização de site você verá o que é uma estratégia de SEO e de quais maneiras é possível colocá-la em prática no seu site. Além disso, ver:

  • Quais são as vantagens da otimização de site.
  • Como fazer um conteúdo otimizado.
  • De quais maneiras é possível encontrar as palavras-chave corretas.
  • Como escolher as meta tags e os títulos adequados.
  • A utilidade dos plugins no processo de otimização dos sites.

Se você tem um site certamente já ouviu falar em SEO (Search Engine Optmization). Em português, quer dizer otimização para mecanismos de busca. Trata-se de uma técnica capaz de fazer a sua página aparecer entre as primeiras nos rankings dos buscadores, como o Google.

Otimização de site: computador sobre uma mesa de madeira, com a página do Google aberta.
Ter uma boa posição no ranking do Google é essencial.

Um exemplo para você entender melhor: um cliente em potencial digita “sapato de couro” no Google. Se essa palavra-chave estar bem trabalhada, de acordo com as regras de SEO, a sua página vai lá para o topo da lista. Ou seja, as chances de o usuário clicar são muito maiores.

Mas e como fazer a otimização de site para garantir resultados ainda melhores? É o que te explicamos ao longo deste artigo. Porém, antes vamos falarmos sobre os benefícios de investir em SEO.

Vantagens da otimização de site

Portanto, como comentamos aqui, o principal é aparecer entre as primeiras colocações no ranking do Google. Só isso já abre espaço para outras vantagens. Se a sua página tiver um bom posicionamento, por exemplo, certamente receberá mais visitas. Sendo assim, as chances desse(a) cliente comprar também crescem.

Se bem trabalhado, o SEO é capaz de ampliar as vendas. No entanto, tenha em mente que isso não acontece de um dia para o outro. É preciso ter paciência para que todas as técnicas incluídas sejam reconhecidas pelos mecanismos de buscas do Google.

Otimização de site: letras S, E O sobre uma mesa de madeira, formando a palavra SEO
Há diferentes vantagens da otimização de site.

E sabe o mais interessante disso? É que você consegue mensurar todos os resultados a partir da análise das métricas. Ou seja, é possível fazer comparativos com os meses em que não houve esse tipo de otimização. Essa comparação se chama ROI (análise de retorno sobre o investimento).

E como otimizar o site?

Existem diferentes ferramentas que auxiliam no processo de otimização do seu site. Duas delas são o Google Analytics e o Google Search Console. O primeiro fornece as métricas de acesso. Portanto, a partir dos dados, você consegue ver o que está acertando e o que poderia ser melhorado.

Já o Google Search Console consegue identificar erros, ver se o seu site tem conteúdo duplicado e se faltam títulos, por exemplo. Todas essas características são analisadas pelo motor de buscas do Google. Se tudo estiver certinho, certamente a sua página terá um posicionamento melhor.

Pessoa digitando em um computador, com a tela aberta em um blog.
Diferentes ferramentas ajudam na otimização do seu site.

Outra plataforma bastante usada é o  Screaming Frog, que é capaz de analisar se o site contém links quebrados. Antes de finalizar essa “ronda”, uma dica é usar, ainda o My Site Auditor Report, que faz um scan completo da página.

Conteúdo

O conteúdo é essencial em uma estratégia de SEO. Por isso, você deve construí-lo com base em uma persona pré-definida. A persona é, na verdade, a representação do cliente que você deseja alcançar. Por exemplo: você tem um e-commerce de joias e deseja alcançar uma mulher independente, com cerca de 35 anos, que gosta muito de joias, mas não está disposta a gastar muito em uma peça.

Pronto, essa é a sua persona (quando for fazer, é importante detalhar mais. Quanto mais atributos e informações, melhor). Depois de defini-la, você poderá fazer conteúdos e usar palavras-chave muito mais assertivas (veja aqui como escolher as mais adequadas).

computador sobre uma mesa de madeira, com um bloco e uma xícara de café ao lado.
Produzir um bom conteúdo é essencial.

Certifique-se que não há conteúdo duplicado na sua página, pois você pode sofrer uma punição do Google. O mesmo pode acontecer se você usar textos de terceiros. Caso precise utilizar, nunca esqueça de citar as fontes.

Use também links internos e externos ao longo do seu conteúdo. Isso contribui bastante para a otimização.

As imagens também são conteúdo. Então, também é importante dar uma atenção especial a elas. É fundamental que o texto alternativo das fotos (aquele com a descrição das imagens) tenha a palavra-chave principal. O mesmo deve acontecer com o nome da foto. Coloque a palavra-chave e a separe, caso for necessário, com traços. O underline não é reconhecido pelo mecanismo do Google.

Palavras-chave

Quando for escolher as palavras-chave para o seu conteúdo, saiba que isso nunca deve ser feito no achismo. Há ferramentas que te auxiliam nisso. A mais conhecida é o Google Keyword Research Tool, que te possibilita fazer uma pesquisa a partir dos temas que você trabalha.

Print da tela do Google.
É essencial escolher a palavra-chave correta para o seu site.

Inicialmente, uma boa dica é optar por palavras-chave de cauda longa, conhecidas como Long Tail Keyword. Ou seja, são três ou quatro palavras, que, juntas, configuram uma busca mais personalizada. Por exemplo: no caso de “sapatos de couro”, se fosse uma palavra-chave de cauda longa, poderia ser algo do tipo: “sapatos de couro baratos em São Paulo”. Assim, você consegue fazer algo com mais foco.

É importante você definir uma palavra-chave para cada página do seu site – e utilizá-la durante todo o conteúdo disponível naquela área. Inclusive, é essencial que ela esteja na URL da página. Certifique-se disso, pois é muito importante para os resultados.

Meta tags

As meta tags são essenciais na estratégia de SEO. Trata-se de um elemento, em HTML, que “explica” para o Google o que é o conteúdo que está sendo publicado na sua página.

Há diferentes tipos de meta tags. Porém, duas delas são as mais utilizadas atualmente, sobretudo nas estratégias de SEO. Uma delas é a meta robot. São comandos inseridos na estrutura HTML que indicam para os mecanismos de busca do Google o que ele pode fazer e ver na sua página.

Ou seja, se o Google pode lê-la, percorrer os links disponíveis e outras ações do gênero. Por exemplo: há o comando “index/noindex”, com o qual você manifesta se tem interesse que a sua página apareça nos resultados de pesquisa.

Títulos

Os títulos também são importantes na otimização de site. Aliás, eles devem incluir a palavra-chave definida. Assim, a sua página terá uma posição melhor no ranking do Google.

O título principal da página deve estar marcado como H1. Os demais seguem a sequência numérica: H2, H3 e H4. No entanto, antes de usá-los verifique se são pertinentes. Inclusive, também é importante adicionar a palavra-chave em, pelo menos, um deles.

Plugins

Se o seu site for construído em plataformas como o WordPress, por exemplo, você pode contar com a ajuda de plugins. Essa ferramenta é bastante útil, pois mostra quais são os requisitos necessários para você otimizar o seu site. O Yoast SEO é um dos mais utilizados – e é muito simples de entender e trabalhar.

E aí, conseguiu visualizar como fazer otimização do seu site? Não é um bicho de sete cabeças, pode ter certeza. Basta seguir os passos necessários para começar a ver resultados. Lembre-se de que não se trata de resultado imediato. Pode demorar até dois ou três meses para os mecanismos de busca reconhecerem esse esforço. Mas, olha, vale muito a pena!

Então, já que estamos falando sobre o tema, aproveite para ler uma reportagem que te ensina a engajar clientes com conteúdo. Além disso, veja também um complemento a esse texto: como criar uma estratégia de SEO eficiente! Aliás, agradecemos a sua leitura e te esperamos nas próximas! Continue navegando no blog!

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