Saiba o que é empreendedorismo digital e quais as oportunidades de atuação na área

Não sabe o que é empreendedorismo digital ou como usá-lo no seu negócio? Te explicamos logo abaixo!

30/11/2018 às 10:30

Empreender no mundo digital é uma tendência de mercado já consolidada que vem conquistando cada vez mais adeptos. As facilidades de se tornar um empreendedor nesse nicho são o grande atrativo encontrado pelas empresas para tornar mais fácil a tarefa de gerar lucro com o menor gasto possível. Mesmo sem investir grandes quantias em estrutura e profissionais, ainda assim é possível consolidar um negócio com um retorno financeiro rápido e lucrativo.

O que é empreendedorismo digital

O conceito de empreendedorismo digital envolve negócios e empresas que utilizam mídias digitais para negociar produtos e serviços. Sejam eles físicos ou virtuais. Empresas digitais se caracterizam por utilizarem tecnologias como redes sociais, big data, mobile e soluções de nuvem. Tudo para melhorar os processos, inventar novos modelos de negócio, aperfeiçoar a inteligência empresarial e se engajar com clientes e acionistas.

Como se tornar um empreendedor digital

Começar um negócio online pode até parecer mais simples, mas ainda assim requer muita dedicação e planejamento. Tirar a ideia do papel pode virar uma dor de cabeça se não houver um pensamento estratégico por trás de toda a execução. Por isso, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes como, por exemplo, a definição de um segmento de mercado que seja adequado ao seu negócio. Após isso é preciso desenvolver um plano detalhado com os direcionamentos gerais do empreendimento. E não esqueça de pensar sobre como a sua empresa gerará e sustentará todo lucro.

Veja o que é empreendedorismo digital.

Empreendedorismo digital envolve os negócios que utilizam mídias digitais para comercializar produtos e serviços.

Oportunidades no empreendedorismo digital

Não importa qual é a sua formação, provavelmente há uma oportunidade para você estabelecer um negócio online na sua especialidade. A internet é movida por entusiastas. Isso significa que, se você conseguir achar um nicho de mercado de mil pessoas que amam o que você faz, pode ganhar a vida vendendo produtos e serviços para eles.

Venda de infoprodutos

Uma das maneiras mais baratas de se começar um negócio digital sem investir muito dinheiro é vendendo produtos virtuais. Isto é, algo que pode ser entregue diretamente ao consumidor pela internet logo após a compra.

Uma vantagem do comércio de mercadorias online é que não há necessidade de estoque físico. Uma vez criado o infoproduto, você poderá vender quantas cópias dele conseguir. De modo a satisfazer as necessidades de seus consumidores instantaneamente.

Produtos e serviços virtuais englobam uma variada gama de negócios. Como por exemplo, vender cursos online, streaming de música, assinatura de newsletters, descontos  e aplicativos que conectam cliente e serviço.

Vendendo produtos físicos

Por outro lado, outra grande oportunidade no empreendedorismo digital está na venda de produtos e serviços físicos através da internet e de smartphones, o chamado e-commerce.

Novamente, há uma infinidade de oportunidades de mercado nessa área. Você pode vender produtos que você mesmo fábrica ou produz. Desde artesanato até comida congelada. Ou comprar produtos direto da fábrica e vender através de um site. Ou ainda comercializar produtos importados o e até negociar mercadorias usadas de terceiros.

Enfim, quase tudo que você pode vender em uma loja física já pode ser comercializado pela internet. Isso depende apenas da capacidade de sua empresa de entregar mercadorias, a logística.

Desafios do empreendedorismo digital

Um dos grandes problemas do empreendedorismo digital é que muitas empresas começam apenas com uma ideia. Portanto, sem que os fundadores tenham condições de arcar com os custos para colocá-la em prática ou ter como demonstrar seu produto ou serviço. Ou seja, isso dificulta a atração de investidores, parceiros e outras formas de auxílio financeiro.

Com a popularização das empresas digitais, este problema foi agravado pelo surgimento de muitos negócios baseados em ideias simplistas desacompanhadas de modelos de negócio eficientes. Ter apenas uma boa ideia dificilmente irá ajudar uma pessoa a se tornar um empreendedor digital.

Sem capital próprio, é preciso que investidores acreditem no conceito e na descrição do projeto e enxerguem o interesse de um grande número de pessoas em adquirir o seu produto. Por isso, para se tornar um empreendedor digital é essencial ter um modelo de negócios estruturado e não começar a desenvolver o produto até ter certeza de que há um público consumidor para ele.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
Internetvendas
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio