O que é SOC e por que sua empresa precisa ter um

Veja os benefícios que um Centro de Operações de Segurança pode trazer ao seu negócio.

21/01/2019 às 9:00

Com a transformação digital cada vez mais presente na vida das empresas, riscos, ameaças e vulnerabilidades que antes não existiam, começaram a surgir. Com dados e informações na nuvem, transações feitas através da internet e redes Wi-Fi, facilitam o dia a dia. Mas também abrem brechas de segurança para ataques de hackers, roubo de informações e outras ameaças à segurança virtuais. É aí que entra o SOC!

Investir em cibersegurança, inteligência de segurança, controle de acesso e gerenciamento de vulnerabilidades é uma maneira de se proteger. Uma vez que eles antecipam o ataque cibernético ou ameça cibernética antes que aconteçam. Portanto, o importante é que as soluções de segurança sejam rápidas caso a prevenção não tenha sido eficaz. Para assim diminuir as consequências de um ataque ou atacante. 

Neste caso, uma das saídas  é apostar em ferramentas que permitam o monitoramento dos ativos de TI, conexões e pessoas para prevenir e mitigar ataques cibernéticos com segurança, agilidade e confiabilidade. Desta forma, é possível adotar um  SOC (Security Operations Center, ou Centro de Operações de Segurança, em português) que faz isso pela empresa. De acordo com especialistas em segurança, ele atua como uma plataforma única, capaz de deixar os dados mais protegidos.

Veja o que é SOC e para que ele serve.

Sua empresa tem investido em segurança de dados?

Um dos grandes diferenciais do SOC é que ele ajuda na proteção do operacional digital do seu negócio. Ou seja, ele atua como um reforço para que os dados compartilhados não sofram ataques ou vazamentos de informações.

O significa SOC?

SOC é a sigla em inglês para Centro de Operações de Segurança. Portanto, é uma plataforma que pode ser definida como uma espécie de centralizador de segurança dos dados do seu negócio.

Para tal, o SOC inclui tudo o que diz respeito aos dados que precisam ser protegidos. Envolve manuais de conduta, processos e tecnologias, além de catálogos simples de informações de clientes.

Assim, o SOC é o lugar que guarda todas as medidas que sua empresa toma para manter seus dados seguros. E com essa informação e uso de inteligência, busca trabalhar na prevenção, identificação, gerenciamento e resolução de ameaças. Além de falhas na segurança que possam ocasionar vazamento de dados e outros incidentes de segurança.

Veja o que é SOC e para que ele serve.

Entenda o que é um SOC e sua importância para sua empresa.

Como o SOC funciona?

Para entender como esta plataforma funciona, é possível fazer uma comparação com a realidade de uma casa, onde é necessário um firewall e um antivírus atuando simultaneamente, mas de forma independente. Por isso, é de responsabilidade de quem usa o computador ficar de olho nas notificações, atualizações e dados gerados pelos sistemas.

Se em casa já é difícil gerenciar tudo isso manualmente, imagine em uma empresa, em que a quantidade de processos, ferramentas de controle e prevenção são ainda maiores. Daí a necessidade de ter um SOC, ainda que terceirizado por uma empresa especializada, que atua monitorando todo o ambiente de TI, além da soluções de segurança, agindo rapidamente quando é detectada uma ameaça. Até porque a resposta ao incidente, caso ele ocorra, precisa ser rápido. 

E a plataforma faz mais, ao trabalhar cruzando dados sobre eventos, se utiliza de mecanismos de correlacionamentos. Isso faz com que o SOC proporcione uma solução conhecida como SIEM (sigla em inglês para Segurança de Informação e Gerenciamento de Eventos, em tradução livre). O SIEM correlaciona os eventos e alertas produzidos pelos outros ativos de segurança, indicando, a partir da inteligência já produzida pelo SOC, um ataque real ou uma ameaça de ataque.

Veja o que é SOC e para que ele serve.

SOC monitora todos os recursos de segurança utilizados na empresa.

Além disso, o SOC é responsável por emitir alertas que habilitam suas equipes a bloquear e mitigar ataques, tão logo eles aconteçam. Se, mesmo assim, o ataque não puder ser detido, são acionadas outras equipes, de níveis superiores.

Após um ataque, o SOC realiza uma varredura e análise geral no sistema. Tal ação serve para auxiliar na identificação dos causadores do ataque. Outro ponto positivo é que essa varredura ajuda também a entender quais foram as falhas do sistema e como é possível corrigi-las para evitar novas ameaças.

Quais os benefícios para a sua empresa?

Integração: sistemas bem integrados e sólidos de segurança, trabalhando de maneira complementar, portanto, preservando a os bens digitais da empresa.

Veja o que é SOC.

Como uma equipe bem alinhada, o SOC reúne várias ferramentas com um mesmo propósito: cuidar da segurança dos dados da sua empresa.

Proatividade: agindo antes dos sistemas serem atacados, o SOC evita possíveis crises, antevendo ameaças e ataques. Para tanto, o trabalho do SOC é constante.

Resposta: mesmo que a crise ocorra, tendo um SOC, a empresa estará preparada para se reerguer diante de possíveis perda de dados. Isso porque a plataforma possui backups atualizados das informações. Assim, se a empresa perder documentos com ataques virtuais, é possível obter uma cópia deles.

Prevenção: a criptografia é um dos recursos que um SOC traz em suas ferramentas. Ela pode ser realizada nos dados em transporte, quando são transmitidos via VPN, por exemplo, ou em informações armazenadas em discos rígidos ou outras mídias. Assim, caso os dados sejam interceptados ou vazados, eles serão impossíveis de serem lidos por terceiros.

Por que sua empresa precisa urgente de um SOC de qualidade?

Veja o que é SOC e para que ele serve.

Entenda a relação do SOC com a segurança de dados da sua empresa.

Alinhar iniciativas potentes de segurança com metas de negócios é uma equação que muitas empresas buscam resolver, ainda mais se for de maneira rápida e com um bom custo-benefício

É por isso que contratar um SOC terceirizado ajuda a fazer as contas das empresas baterem, já que isso evita delegar tais tarefas para sua infraestrutura de TI, que já costuma estar sobrecarregado com outras demandas ou investimentos em equipes especializadas, hardware, licenças e outros custos que uma empresa que adota um SOC interno pode ter.

A infraestrutura protege seus ativos mais sensíveis ao prevenir, detectar e responder rapidamente às ameaças em uma ferramenta coesa, sem a necessidade de investimento de capital.

No entanto, um relatório divulgado pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) mostrou que nem todas as empresas sabem disso, já que os dados apontaram que 85% dos SOCs estão abaixo dos níveis ideais. Ou seja, a maioria das empresas ainda está vulnerável a ataques virtuais.

Conheça o SOC da Vivo

Se você está buscando uma boa plataforma de SOC para a sua empresa, considere o da Vivo. Com ele, você delega a uma equipe de especialistas a gestão dos dispositivos e políticas de segurança utilizados para proteger a sua organização.

Entenda o que é SOC.

Segurança para os dados da sua empresa com o Vivo Segurança Gerenciada.

  • Manutenção: a ferramenta dá todo o apoio técnico necessário para que se realize o diagnóstico em ativos de segurança. Através dessa análise, é possível determinar se aconteceu alguma avaria nos equipamentos ou tendências de falha;
  • Supervisão: o monitoramento de capacidade é constante, ajudando os gestores a entender a real demanda do negócio, além de garantir que tudo se mantém funcionando dentro dos planos, com o nível de qualidade esperado;
  • Administração: uma operação remota fica responsável pela resolução de incidentes, além do planejamento e implementação de mudanças;
  • Notificação de Incidentes: acompanhamento em tempo real dos eventos/logs dos equipamentos de segurança, com correlação com a plataforma SIEM (Security Information Event Management). Desse modo, são disponibilizados relatórios otimizados, visando auxiliar na tomada de decisões e correção de vulnerabilidades;
  • Gestão de Vulnerabilidades: identificação das vulnerabilidades do sistema, apontando o que deve ser corrigido.

Como ficar protegido com o SOC da Vivo?

Veja o que é SOC e para que ele serve.

Veja por que a Vivo tem a melhor solução para a sua empresa!

Uma das formas da sua empresa ter segurança de rede na Vivo é através do Vivo Segurança Gerenciada. Além do SOC, no Vivo Segurança Gerenciada, você contará com uma solução de gestão unificada contra ameaças digitais e de segurança da informação.

Até porque o monitoramento é feito 24 horas por dia, sete dias por semana e em tempo real. Sua empresa conta com acompanhamento feito com relatórios e equipe especializada do serviço de segurança. Além de sistemas de segurança baseados em processos de gestão que atendem às melhores práticas de gestão de TI/Segurança.

O atendimento do Vivo Segurança Gerenciada é feito todo via 0800, pelo número 0800 141551 (cód 1620).

Para saber mais sobre o Vivo Segurança Gerenciada, visite o site oficial.

E já que o assunto é gerenciamento de segurança, aproveite para entender como montar uma rede de Wi-Fi pública e segura para o seu negócio. 

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio