Aprenda como aumentar a conversão da sua newsletter com essas dicas

Confira como criar uma newsletter ou qualquer outro e-mail marketing de qualidade.

30/11/2018 às 10:30

A newsletter é uma comunicação eletrônica periódica que, diferente dos e-mails promocionais, pode abordar diferentes assuntos relacionados ao seu negócio e não apenas uma oferta ou produto específico. Os envios são feitos com uma recorrência estipulada pelo nicho do seu mercado, mas tendem a ser quinzenais ou mensais, pois normalmente trazem um compilado com informações de interesse dos inscritos.

Enviar uma newsletter para os clientes pode ajudar a aumentar o nível de engajamento deles com a sua marca. Ou seja, uma mensagem caprichada pode ser o diferencial para o consumidor comprar na sua loja. Por outro lado, um e-mail indesejado pode cair direto na caixa de spam do cliente.

É sempre importante verificar quais são as preferências dos seus inscritos e em qual etapa do seu funil de vendas eles se encontram. Dessa forma, o risco de enviar algum conteúdo irrelevante e o cliente solicitar o descadastro da sua base de e-mails diminui. Confira, a seguir, dicas para produzir uma newsletter de qualidade

5 dicas para melhorar a sua newsletter

1. Não invada o e-mail dos outros

Muitas empresas tentam atrair novos clientes comprando bases de dados com endereços de e-mails de pessoas que nunca entraram em suas lojas. Não faça isso! A principal maneira de você ter uma newsletter eficiente é evitar que suas mensagens sejam caracterizadas como spam.

Veja como fazer uma newsletter eficiente.

Atenção à qualidade e formatação de suas mensagens é essencial para ter uma newsletter eficiente.

Envie a newsletter apenas para pessoas que concordaram em recebê-la. Para isso, forneça essa opção quando ele for se cadastrar no site de sua empresa ou na loja física. Caso contrário, os usuários que não concordaram em recebê-la provavelmente vão denunciá-lo como spam. O que pode dificultar que as suas mensagens cheguem às caixas de entradas dos que concordaram.

2. Conteúdo de qualidade é essencial

Atenção ao conteúdo é essencial para que os consumidores abram as suas mensagens. Antes de enviar a newsletter, certifique-se que o conteúdo ali presente pode interessar ao público-alvo. Para isso, é importante que você conheça os seus clientes e esteja atento as tendências relacionadas ao mercado em que estão inseridos.

A produção de conteúdo interessante, não apenas informações sobre produtos e promoções, é vital para o sucesso das ações de e-mail marketing.

3. Atenção ao formato da newsletter

Você pode ter um ótimo conteúdo e clientes interessados em ler o que você tem a dizer. Mas de nada adiantará se a sua newsletter estiver mal formatada e cair direto na caixa de spam. Elabore com cuidado o assunto da mensagem. Tente sempre dar uma cara atraente para a chamada e não se esqueça de colocar o nome da empresa. Além disso, atente-se para o endereço do remetente. Se ele for desconhecido, dificilmente o cliente vai abrir o e-mail.

4. Só use imagens necessárias

Você mesmo já deve ter recebido um e-mail com um assunto interessante e fechado a mensagem assim que descobriu que era preciso carregar uma imagem. Portanto, se imagens pesadas não são legais nem pra você, imagine para o seu cliente. Jamais envie todo o conteúdo em apenas uma grande imagem. Tente utilizar esse recurso apenas para compor a mensagem, não para o conteúdo principal.

5. Avalie os resultados da newsletter

Se você tem um negócio pequeno, o ideal é que procure por serviços de e-mail marketing que ajudem a montar, organizar e disparar a newsletter – existem vários gratuitos, como o Mailchimp. Uma grande vantagem desses serviços é que eles oferecem relatórios sobre a efetividade da ação, trazendo informações sobre a taxa de abertura, os assuntos que receberam mais cliques, os horários que as pessoas mais abrem o e-mail, entre outros.

Trate de moldar os próximos envios com bases nestas informações e esteja sempre disposto a testar novos modelos e formatos para os e-mails.

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