Saiba o que é e como funciona o multicloud

Mostramos todas as vantagens da implementação de uma estratégia multicloud no ambiente empresarial. Acesse para conferir.

17/06/2019 às 9:00

A sua empresa pode se beneficiar bastante do modelo multicloud, uma vez que o conceito significa a contratação de mais de dois serviços de nuvem para facilitar a gestão, a troca de informações e assegurar estabilidade, entre outras características importantes. Dessa forma, o empresário garante praticidade e economia. Entenda como funciona.

Com o modelo baseado em cloud cada vez mais consolidado, outro termo passa a entrar em evidência: multicloud. Prático, o conceito consiste no desenvolvimento de uma estratégia de uso simultâneo de dois ou mais serviços de nuvem pública, híbrida ou privada dentro da mesma empresa.

Uma das principais vantagens desse modelo é o fato de não depender apenas de um provedor. Por exemplo, imagine que você tem uma bandeja de vidro e costuma colocar todos os seus copos sobre ela. Se essa superfície quebrar, as chances de sobrar algum recipiente são pequenas. No entanto, se você optar por dividir os copos entre duas ou três bandejas, os danos serão bem menores se houver algum problema.

Multicloud é uma estratégia benéfica para empresas de todos os portes e setores.
Multicloud é uma estratégia benéfica para empresas de todos os portes e setores.

Além disso, a troca dos copos entre as bandejas é muito mais simples, uma vez que elas estão conectadas de alguma  maneira. Essa é a mesma lógica do multicloud. Se toda a estratégia em cloud de uma empresa estiver baseada em apenas um provedor, os efeitos serão muito maiores caso aconteça alguma instabilidade, por exemplo. Por isso, usa-se duas ou mais estruturas de computação em nuvem com foco na segurança e na flexibilidade.

Dessa forma, é possível combinar as melhores características dos provedores em nuvem para, assim, criar soluções que atendem exatamente às necessidades do seu negócio. Transferir informações de uma nuvem para outra, inclusive, também aparece como um excelente benefício. Sendo assim, garante mais praticidade e segurança no manuseio dos dados.

Além dessa estrutura robusta e segura, o modelo ainda permite três características importantes: valores mais atrativos, gestão simplificada e maior capacidade computacional, sendo uma ótima opção para empresas.

Quais as possibilidades do modelo cloud?

Antes de falarmos tudo sobre as vantagens e a implementação do  multicloud, é preciso ter uma visão macro do que é modelo cloud. O grande diferencial é o fato de todos os serviços estarem disponíveis em um ambiente virtual. Não há nada físico.

É possível, por exemplo, trabalhar com servidores remotos, ter uma rede própria em um ambiente digital e contratar uma estrutura de TI completíssima sem a necessidade de possuir uma equipe ou equipamentos físicos específicos.

Entenda o que é multicloud e como usuá-lo.
O modelo cloud é uma realidade no universo empresarial.

Como é possível notar, existem diferentes variações dos serviços em nuvem. São três os modelos: IaaS (Infraestrutura como Serviço), no qual se contrata uma infraestrutura para hospedar aplicações, dados e informações para usar no dia a dia.

Há também o PaaS (Plataforma como Serviço), plataforma que permite o desenvolvimento de aplicações dentro dela, por meio de tecnologias desenvolvidas para esse fim. O último modelo é o SaaS (Software como Serviço), no qual você paga apenas pelo uso de um software (e não pela sua licença).

Conheça as vantagens do modelo cloud!

Inclusive, há três formas distintas de implementar esse modelos que mencionamos acima. Detalhamos cada uma a seguir:

  • Nuvem pública: compartilhamento de uma plataforma, serviço que funciona por meio de uma rede.
  • Nuvem privada: infraestrutura em nuvem operada com exclusividade para uma empresa.
  • Nuvem híbrida: um misto de nuvem pública e privada. Apesar de serem independentes, compõem a mesma solução.

O que diferencia multicloud e nuvem híbrida?

Muita gente confunde multicloud com nuvem híbrida. Elas até se parecem quando falamos superficialmente sobre o assunto. No entanto, são serviços completamente diferentes.

O primeiro caso, como explicamos no início, se trata da contratação de diferentes provedores funcionando em uma nuvem pública. Sendo assim, não existe uma interdependência entre as atividades que são realizadas nos ambiente virtual.

Multicloud e nuvem híbrida são serviços diferentes.
Multicloud e nuvem híbrida são serviços diferentes.

Já a nuvem híbrida é uma mistura dos dois modos de implementação mencionados anteriormente: a pública e a privada. Ou seja, é possível executar atividades completamente isoladas uma da outra. Trata-se de uma boa solução para proteger ainda mais os dados, colocando os mais restritos em um ambiente específico.

Por que optar por multicloud?

Os benefícios da estratégia multicloud vão além da estabilidade. Te mostramos abaixo porque um empresário deve optar pela combinação de serviços agora mesmo:

  • Autonomia: o fato de não ter dependência de provedores é um ganho para as empresas. Isso porque é possível mudar facilmente para outro provedor sem ter de pagar taxas altíssimas, enfrentar incompatibilidades de sistema e atendimento ou responder a alguma questão legal. O multicloud dá mais autonomia ao empresário.
  • Redução no tempo de latência: o tempo de resposta é muito menor, uma vez que a tecnologia usa a nuvem geograficamente mais próxima para desempenhar as atividades. Ou seja, aproximar as conectividades torna os processos muito mais ágeis.
  • Redução de riscos: implementar o multicloud é uma estratégia que exige opções de recuperação de falhas. Além disso, o fato de não concentrar todos os dados em um único ambiente ajuda a reduzir os riscos. Sendo assim, os planos de mitigação são mais robustos e efetivos.
  • Flexibilidade: cada provedor de nuvem tem suas características. E é exatamente por isso que se trata de um ponto positivo, uma vez que as empresas têm necessidades diferentes. Aqui, as companhias possuem o benefício de aproveitar as vantagens de cada um.
  • Preços melhores: gerenciar mais de uma nuvem exige uma atenção maior. No entanto, o multicloud garante valores mais atrativos, pois são contratos mais flexíveis e com alto poder de negociação. Inclusive, veja aqui de quais maneiras é possível economizar com a contratação dos serviços de nuvem.
A estratégia multicloud reduz os riscos de instabilidades.
A estratégia multicloud reduz os riscos de instabilidades.

Como fazer a implementação do serviço?

Ao optar pelo multicloud, saiba que você não irá comprar uma fórmula pronta. Isso porque cada estratégia é desenvolvida de acordo com as necessidades da empresa. É preciso avaliar, por exemplo, qual é a carga de trabalho, quais são as necessidades do negócio e o grau de maturidade em relação ao uso de nuvem na empresa.

Sendo assim, de nada adianta dar o famoso “passo maior do que a perna”. É essencial planejar. Isso também vale para a contratação de quem irá prestar o serviço. É fundamental optar por empresas ou modelos que tenham a infraestrutura necessária para o seu negócio.

Entenda o que é uma máquina virtual, essencial nos serviços cloud

Entenda o que é multicloud e como usá-lo.
Planejar é essencial para desenvolver a estratégia mais assertiva.

Além disso, por se tratar de um modelo de cloud mais complexo, é essencial ter em mente que a gestão será mais complexa. Por isso, certamente exigirá mais do seu time de TI.  A começar pelo desenvolvimento da estratégia.

Para se ter uma ideia, é essencial identificar quais são os dados que devem ser armazenados e como será essa distribuição entre as infraestruturas de nuvem. Daí a importância da equipe de TI conhecer exatamente as necessidades de todas as áreas.

Por isso, faça reuniões, discuta com os profissionais envolvidos, levante pontos, analise riscos e verifique detalhadamente as características de cada serviço antes de contratar. Fazer um trabalho integrado, sobretudo com o time de TI, é essencial nesse momento.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio