Mais perto do cliente: saiba como usar o mobile marketing a seu favor

Aproveitar o celular para se aproximar do cliente é uma boa estratégia. Descubra qual é a melhor maneira de chegar até ele!

26/11/2018 às 14:00

O uso do celular é uma realidade em todo o mundo. No Brasil, 138 milhões de pessoas têm um smartphone, de acordo com o IBGE. E desse total de usuários, 129 milhões acessam a internet pelo dispositivo, o que já representa 61% da população, conforme dados da pesquisa We Are Social, feita pelo Hootsuite. Por isso, cada vez mais o aparelho é visto como um canal direto com o cliente. Afinal, ele passa mais de três horas diárias navegando pela web.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

Chegue mais perto do seu cliente com estratégias de mobile marketing.

Saber usar esse cenário a favor do crescimento da sua empresa é o que chamamos de mobile marketing. Trata-se de uma estratégia composta por um conjunto de ações que chegam ao cliente via mobile. É um ótimo caminho para se destacar no mercado e estreitar laços com os consumidores.

Inclusive, há diversas possibilidades para fazer mobile marketing. Isso porque nos dispositivos móveis costuma ter diferentes aplicativos instalados. Dá, por exemplo, para mandar mensagens via WhatsApp. Ou então usar as redes sociais para divulgar produtos e serviços. A lista de opções é extensa. Basta saber usar a criatividade e aproveitar as oportunidades para conseguir bons resultados. Veja, a seguir, como implementar as estratégias na sua empresa!

Compras pelo celular

Um bom indicador de que é importante investir em mobile marketing é o aumento do volume das compras feitas pelo celular. Portanto, é um caminho muito mais curto. Pense bem: você recebe um anúncio ou uma mensagem, se interessa por ela e fecha negócio em poucos minutos. Se fosse deixar para ver mais tarde no computador, por exemplo, poderia esquecer ou desistir.

De acordo com o relatório Webshoppers 2018, feito pela Ebit, 28% das compras online já ocorrem pelo celular. No ano anterior ao estudo, em 2017, o índice era de 24%. Os motivos dessa crescente, segundo a pesquisa, são aproveitamento do tempo e flexibilidade para a tomada de decisão. Então, porque não aproveitar esses fatores?

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

Dados da pesquisa Webshoppers, da Ebit.

Página responsiva

O primeiro passo para uma boa estratégia de mobile marketing é garantir que a página seja responsiva. Isso significa uma capacidade de se adaptar a diferentes dispositivos. Ou seja, você verá o mesmo conteúdo no desktop, no celular e no tablet.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

A página deve se adaptar a todos os tipos de dispositivos.

Quando for definir o template do site, escolha sempre algum que garanta essa flexibilidade. Caso contrário, você pode perder clientes em questão de segundos.

Mobile Marketing: anúncios

Fazer anúncios direcionados para o público que deseja atingir é um bom caminho. Afinal, como falamos, quando o cliente for impactado, o caminho até a compra diminui. Um dos principais canais de publicidade é o Google Ads, do Google.

A ferramenta permite optar pela região que pretende atingir e pelo perfil do público. Você escolhe as palavras-chave que estão relacionadas à sua empresa e a plataforma irá distribuir a propaganda para quem busca por algo semelhante. É um método bastante assertivo.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

Na plataforma Google Ads você escolhe as palavras-chave, a região que deseja alcançar e o orçamento limite.

Nas redes sociais, há o Facebook e o Instagram Ads. Inclusive, os dois podem ser geridos na mesma plataforma do Facebook. Funciona assim: você define o público que deseja atingir (coloca informações de idade, região e gostos pessoais) e a ferramenta te dá uma projeção de alcance. Ou seja, quantas pessoas o seu anúncio provavelmente irá impactar com a quantia que pretende investir.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

Ao criar uma campanha no Facebook, o primeiro passo é escolher o objetivo: reconhecimento da marca, alcance, entre outros.

O mais interessante é que dá para escolher se você deseja atingir usuários mobile ou então desktop. Portanto, é o foco perfeito para a sua estratégia de mobile marketing.

Redes Sociais

Das 129 milhões de pessoas que usam o celular para navegar pela internet, 57% entram nas redes sociais uma vez ao dia pelo menos, de acordo coma pesquisa We Are Social. Por isso, é importante que a sua empresa marque presença nesse território. Instagram e Facebook são os mais recomendados.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

Aposte nas redes sociais para se aproximar do seu cliente.

É simples e gratuito criar uma página nesses canais. Porém, é preciso ter em mente que será necessário alimentá-la com conteúdo de qualidade. Em primeiro lugar, estabeleça um tom de voz que esteja de acordo com a persona definida e com a sua empresa. Em seguida, crie um calendário.

No início, postar duas vezes por semana são o suficiente. Assim, você consegue ter um termômetro e avaliar se será importante aumentar a periodicidade com o passar do tempo.

Conteúdo de qualidade

De nada adianta chegar até o público se o conteúdo entregue não for bom. Assim, as pessoas verão o material, porém não irão se interessar por ele. Considere fazer vídeos para divulgar nos canais que definiu. Já as fotos de produtos devem ser bonitas, convidativas.

É fundamental estabelecer um padrão de qualidade para todos os canais da sua empresa, desde o site até mesmo a forma como você aborda os clientes pelo WhatsApp, por exemplo.

WhatsApp e SMS Marketing

Mandar mensagens para as pessoas é uma boa maneira de estreitar relações e ainda divulgar novidades e serviços da sua empresa. O WhatsApp é a rede social preferida do brasileiro atualmente. Então, nada melhor do que usar a plataforma para se comunicar com os clientes.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

O WhatsApp é um bom canal para chegar até o cliente.

O mais recomendado é construir uma base de contatos – por meio da criação de uma newsletter no site, por exemplo, e das compras feitas pelos clientes pela sua plataforma. Reúna esses números de telefone e mande mensagens convidativas sempre que tiver algum lançamento ou promoção. O cliente gosta de saber.

Saiba aproveitar também as datas comemorativas. Por exemplo: no Dia Internacional da Mulher, use o WhatsApp para divulgar a sua promoção especial e parabenizar as suas clientes. É gentil e útil ao mesmo tempo. Porém, use a plataforma com parcimônia. Mensagens em excesso podem fazer a sua empresa ser encarada como “chata” e invasiva, o que pode levar o cliente a bloquear o contato. Mande algo quando realmente for útil para seu público.

Em vez de usar o WhatsApp comum, baixe a versão Business. A ferramenta foi criada exatamente para ser usada no universo empresarial. E possui funções exclusivas, como avisos de ausência e mensagens automáticas sempre que o cliente contatar a empresa pela primeira vez. Aliás, o mensageiro tem também uma versão para desktop, o que facilita o trabalho. O app está disponível apenas para celulares com sistema operacional Android

Outro canal bastante usado por empresas é o SMS. E o motivo é surpreendente: a taxa de abertura dessas mensagens alcança o índice de 98% (contra 20% do tradicional e-mail marketing), de acordo com a pesquisa Mobile Intelligence Review, da Dynmark, especialista em SMS. Por isso, é importante marcar presença também nas mensagens de texto. No entanto, a mesma regra da parcimônia também vale aqui. Veja aqui uma matéria que fizemos sobre esse assunto

QR Code

Já ouviu falar em QR Code? Ao aproximar a câmera do celular ao código de barras, feito em 2D, o cliente é direcionado para algum tipo de conteúdo. Pode ser um vídeo com explicações adicionais sobre o produto ou então para outros itens do seu site.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

O QR Code é uma boa estratégia para mostrar conteúdo extra para o cliente.

Esse tipo de ação pode ser bastante valiosa. Porém, aqui o conteúdo também é importante. Nada de criar expectativas no cliente e depois entregar algo que não agrega em nada.

Aliás, é possível inserir o QR Code em materiais impressos da sua empresa. Como cartões de visita e panfletos, ou até mesmo nas embalagens dos produtos.

Planejar é preciso

Como em todos os segmentos, o mobile marketing precisa de planejamento. Isso porque é necessário ter um calendário com as ações, pensar em datas das divulgações e, em paralelo, ampliar ainda mais o mailing de contatos.

Uma plataforma bastante interessante é o Mapa da Jornada Digital, que é totalmente gratuito. Você entra no site e inclui informações importantes sobre o seu negócio, como as soluções que oferece, as personas e os concorrentes.

Depois, define a rotina que deseja estabelecer com as ações de marketing – redes sociais, conteúdos e geração de leads, por exemplo. Também acrescenta as previsões de investimento que deseja fazer durante o período.

Descubra como o mobile marketing pode ajudar sua empresa.

Mapa da Jornada Digital irá orientar o seu planejamento estratégico.

Finalize com um “Ok”. Em poucos minutos, você receberá um PDF em formato de infográfico com todo o seu planejamento organizado, desde a ideia até a ação. Assim, dá para se organizar de maneira muito mais fácil!ácil!

Concluindo

O mobile marketing é uma estratégia assertiva, porém os resultados positivos só virão com planejamento e conteúdo de qualidade. Veja, a seguir, um compilado dos pontos de atenção que irão te guiar nessa trajetória:

  • Não seja invasivo;
  • Aproveite as oportunidades;
  • Entregue conteúdo de qualidade;
  • Planeje-se;
  • Marque presença nas redes sociais;
  • Seja parceiro do seu cliente.

Após essas dicas, coloque as estratégias em prática, pois com certeza a sua empresa ganhará muito com isso!

Aliás, aproveite para ler uma reportagem especial que fizemos com outro canal bastante usado para divulgar produtos, serviços e campanhas: o e-mail marketing. E continue conosco para mais conteúdos como esse!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio