Pensar em mobile é essencial ao planejar e-commerce

Se sua empresa está na internet, sua loja também precisa estar no celular do seu público. Descubra como o mobile é fundamental para a sua estratégia.

30/11/2018 às 10:30

Não estar presente nas plataformas mobile representa abrir mão de participar de um mercado em ampla ascensão.

Uma projeção do site Statista.com dá conta disso. Segundo o site, estima que em 2019 o tráfego de dados em mobile na América Latina será em torno de 3.495.963 terabytes por mês.

Isso contra 200.900 terabytes/mês alcançados em 2014, para se ter uma ideia.

Mobile é essencial ao planejar e-commerce.

É importante estar atento à evolução dos sistemas operacionais que dominam o mercado para ver onde investir.

Todos esses dados apontam para um mercado crescente, repleto de oportunidades e ávido por consumo. No entanto, é preciso cuidado antes de se lançar na missão de colocar sua marca numa plataforma móvel. Primeiro, é necessário reconhecer o que vai ser melhor para o seu negócio quando ele estiver pronto para ingressar no m-commerce.

Mobile app x site mobile

Um site responsivo, que se adapta a diversas telas, pode servir para seu e-commerce. Bem desenvolvido, ele pode entregar ao usuário a melhor navegação para o fim desejado, seja ela mobile ou não.

No entanto, se o uso da sua plataforma é recorrente entre os usuários do seu sistema, talvez um app possa ser a melhor solução para dispositivos móveis.  Desse modo, tudo dependerá de fatores diversos. Entre eles, uma pesquisa de mercado para conhecer o cliente e o que a concorrência oferece. Além disso, cabe analisar o tempo que se tem até o lançamento da aplicação na nova plataforma e o dinheiro disponível para investir.

Com conhecimento, tempo e dinheiro, é claro, nada impede que você esteja presente em todos os ambientes mobile. No entanto, independentemente da opção escolhida, o importante é facilitar a navegação do cliente, tornando-a o menos burocrática possível.

Ou seja, quanto mais obstáculos você incluir no caminho do consumidor até a compra final, maiores são as chances dele desistir antes de finalizar o processo. “Simplifique os caminhos, utilize botões de fácil visualização e só coloque informações necessárias”, explica o site AppMobile.

Mobile: de olho nos sistemas operacionais

É importante ainda estar atento à evolução dos diferentes sistemas operacionais que dominam o mercado de dispositivos móveis. Desse modo, se pode saber onde investir no momento. Hoje, Android, iOS e Windows Phone são os líderes. No entanto, vale lembrar que há poucos anos quem mandava na maioria dos aparelhos era o Nokia Symbian, por exemplo.

Alan Koerbel, sócio-fundador e diretor da eSauce Marketing e Tecnologia, empresa especialista em Ampliar Mercados com Marketing Digital, tem sua opinião sobre o assunto:

“Cada sistema operacional funciona exclusivamente com uma tecnologia de desenvolvimento. Os programadores costumam desenvolver a mesma solução para cada sistema operacional, elevando o custo e tempo do projeto”.

Pesquise, portanto, qual a melhor solução para o seu negócio. Há diversos softwares que podem auxiliar nesse processo. O importante é não ficar de fora de um mercado tão promissor.

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InternetTendências
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio