Conheça vantagens do mobile commerce e a importância de focar em UX

Veja como usar o mobile commerce e a relação dele com a experiência do usuário.

30/11/2018 às 10:30

Mobile commerce é o termo usado para se referir ao comércio online feito através de aparelhos eletrônicos sem fio, como tablets e smartphones. Em um ambiente competitivo que beneficia cada vez mais as empresas multicanal (que oferecem múltiplos canais de compra ao consumidor), disponibilizar uma boa solução de e-commerce para dispositivos móveis pode ser um bom caminho para fidelizar clientes e alavancar vendas.

6 vantagens do mobile commerce

  1. Fazer compras mobile é mais fácil e rápido. O cliente não precisa estar sempre perto de um notebook ou PC para fazer compras online.
  2. Mesmo quando visitam a loja física, consumidores podem ter acesso a toda gama de produtos. O que eles não acharem no ponto de venda, podem encontrar na loja virtual através de seus smartphones.

    Veja o que é e como usar o mobile commerce.

    Mobile commerce é um canal de vendas que permite a integração da loja física com o comércio online.

  3. Mobile commerce oferece a vantagem de atingir a pessoas que cruzam com a sua marca ou loja física durante um trajeto. Em razão disso, é uma boa opção para marketing e vendas localizadas.
  4. Com soluções integradas de pagamento, como os aplicativos One Touch Shopping. Torna-se mais conveniente comprar por celular, desde que o seu negócio suporte a integração com esses apps.
  5. Aplicativos para mobile commerce são muito mais baratos e fáceis de criar do que sites e outros pontos de venda em que o consumidor interage com a marca ou listas de marcas.
  6. Empresas que trabalham com mobile commerce também têm uma vantagem competitiva por oferecer múltiplos canais de compra para os seus clientes.

E-commerce na prática

Mobile commerce deve focar na experiência do usuário

De acordo com Fabrício Teixeira, diretor de design em uma agência de publicidade em Nova York, boa usabilidade é indispensável. Principalmente para que um e-commerce dê resultados financeiros. “As pessoas precisam conseguir chegar até o final do fluxo de compra para que a transação seja concluída. E se a interface é difícil de usar. Ou se o usuário não se sente seguro sobre o fluxo, ele muito provavelmente abandonará a compra na metade”, destaca.

Teixeira explica que um bom design de interface inclui menu de fácil navegação, boa usabilidade, rótulos simples. Além de mensagens de sucesso e erro claras à medida em que o usuário avança no fluxo de compra. “Somente o conjunto desses fatores todos é que vai tornar a experiência do usuário agradável e memorável”, argumenta.

O designer aconselha que, na hora de elaborar o aplicativo para mobile commerce é essencial se colocar no lugar do consumidor. E portanto evitar ter uma plataforma muito bonita e elaborada, porém difícil de navegar e entender.

“Muitas vezes, como designers e programadores, esquecemos que existe um humano do outro lado da tela. E que como todo ser humano ele precisa se sentir confortável ali naquele espaço. Ele precisa sentir confiança na marca e na loja online. Sentir que está fazendo a melhor escolha de compra e que está sendo valorizado enquanto consumidor”, afirma.

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