Mídias sociais oferecem contato direto com clientes

Sua empresa sabe se relacionar com os cliente pelas mídias sociais? Clique aqui e confira se a estratégia usada no seu negócio está correta!

30/11/2018 às 10:35

As mídias sociais podem ser um excelente aliado para pequenas e médias empresas que pretendem alcançar outros públicos. Principalmente aqueles que estão conectados nas diferentes redes online. O primeiro passo é saber quem é o público-alvo. Isso vai permitir com que sejam traçadas as estratégias para atrair os clientes.

De acordo com Juliana Rodrigues, uma das três sócias de As Brasileiras Mídias, produtora de conteúdo de mídias sociais para pequenas e médias empresas, é preciso conversar com o cliente e estabelecer um relacionamento confiável de ambas as partes. “Mexer com as emoções é fundamental para aguçar o desejo pelo produto ou pela marca”, exemplifica.

Conforme Juliana, as empresas precisam oferecer credibilidade aos produtos nas mídias sociais. Outra dica importante é mostrar o trabalho já feito. Pois, as pessoas se identificam com a marca quando ela apresenta os resultados do serviço prestado, seja ele qual for.

As mídias sociais são importantes na sua estratégia.

Estabelecer confiança e mexer com a emoção do consumidor é ação certeira para conquistá-lo e fidelizá-lo.

Para não passar uma imagem negativa, as empresas devem ter atenção redobrada a dois aspectos: a atualização da página e a comunicação com o cliente. Manter o espaço da empresa sempre atualizado com conteúdos relevantes para o público-alvo é essencial. Na mesma medida, mensagens e comentários devem ser respondidos sempre. “Deixar de ler uma mensagem privada ou não responder é um risco que a empresa corre de ter a imagem manchada”, alerta.

Relacionamento com os clientes nas mídias sociais

De acordo com Rafael Terra, CEO da Fabulosa Ideia e especialista em produção de conteúdo e mídias sociais, algumas atitudes devem ser evitadas no pós-venda. Como por exemplo, a marca dar brindes aos clientes por causa de uma reclamação. De acordo com Terra, pode parecer uma solução fácil em um primeiro momento, mas isso pode acabar mal. O cliente pode se acostumar com essa solução e divulgar a prática nas redes.

Segundo ele, o que deve ser sempre levado em consideração é a verdade. Outra dica importante é humanizar a marca no atendimento: “Pessoas acreditam mais em pessoas do que em logos”, explica. Manuais de relacionamento, que contenham informações sobre as diferentes etapas, também podem ser úteis, assim como o contato direto com o cliente em momentos de crise.

Para Juliana, o relacionamento com o cliente não depende do meio, e sim do atendimento. “Para que haja sintonia no serviço prestado, devemos estar atentos às necessidades de cada um”, relata.

Dicas práticas para o uso das mídias sociais

Confira abaixo algumas das opções para melhorar o relacionamento e o atendimento dos clientes nas mídias sociais:

  • Produza uma estratégia de conteúdo, com publicações regulares e diferenciadas para cada rede;
  • Busque a interação sempre que possível;
  • Preze sempre pela verdade;
  • Humanize sua marca no atendimento ao cliente;
  • Em caso de crise, entre em contato imediatamente com o cliente;
  • Faça um manual de relacionamento com o cliente, pensando sempre em todos os problemas que podem ocorrer nas diferentes etapas de venda, assim como as possíveis soluções;
  • Esteja atento à necessidade dos diferentes clientes.

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