Estabelecer métricas é essencial para impulsionar o marketing digital

Quais métricas você usa para medir a evolução do seu negócio? Confira nossa lista e veja se alguma delas coincide com as suas.

30/11/2018 às 10:35

Você é um pequeno empreendedor e deseja aumentar suas vendas. Para isso, estabelecer métricas é o primeiro passo, especialmente quando se fala em marketing digital. Com elas, você poderá avaliar com precisão o desempenho de suas ações e mudar de rota conforme os indicadores.

Métricas de marketing digital

Métricas são essenciais quando se trata da divulgação de seu negócio online, ainda mais para uma pequena empresa, com poucos recursos disponíveis para investir na área.

Taxa de conversão

Ao investir em publicidade e marketing digital, é essencial que você tenha como calcular a eficiência das estratégias adotadas. Uma métrica para avaliar isso é a taxa de conversão e vendas, na qual você calculará quantas pessoas se tornaram clientes após conhecer o seu negócio.

Essa taxa de conversão pode ser avaliada de diversas formas. Por exemplo: quantas pessoas acessaram o seu site após um anúncio no Google. E destas, quantas de fato compraram seu serviço ou produto?

CPA

Para manter os gastos sob controle, não se deve descuidar do Custo por Aquisição (CPA), que divide o número de vendas pelo custo do investimento. A ideia, claro, é que o CPA seja o menor possível.

Quais métricas você usa?

Quem investe em marketing digital precisa conhecer algumas métricas para impulsionar suas vendas e elevar os rendimentos.

ROI

Uma métrica ainda mais completa é conhecida como ROI, que significa, na sigla em inglês, o Retorno sobre o Investimento. Para obter esse número, deve-se subtrair, do faturamento total com as vendas, o custo total dos investimentos.

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Redes sociais

Você também pode e deve calcular o engajamento dos clientes com a sua marca. O que as pessoas estão falando do seu negócio, se participam de ações propostas no ponto de venda ou na internet (redes sociais).

Eficiência

Métricas não são úteis apenas no marketing digital. De acordo com o professor Alfredo Meneghetti Neto, da faculdade de Economia da PUCRS, é preciso conhecer a sua produtividade atual para só então pensar em melhorá-la. Então, a fim de saber quanto custou a produção para alcançar o faturamento, você deve estabelecer indicadores.

“A cada mês, a cada semana, a cada dia, monitore esses indicadores. Sempre buscando uma melhoria através de uma meta. Pode ser volume de venda por empregados, faturamento por empregados”, sugere Meneghetti Neto.

O empresário precisa estabelecer metas a cumprir com seus empregados e até com ele mesmo, se for um microempreendedor. Por exemplo, vender 10% a mais e aumentar o indicador pessoal de vendas.

Métricas SMART

Ter uma visão de onde você quer chegar e quando deseja alcançar o seu objetivo é essencial quando falamos em boa gestão de um negócio. Para ajudar a estabelecer indicadores que respeitem essa filosofia, existe um conceito de que metas e métricas a serem estabelecidas por uma empresa devem ser SMART (sigla em inglês): Specific (Específicas), Mensurable (Mensuráveis), Attainable (Alcançáveis), Relevant (Relevantes) e Timely (Temporais).

Quanto mais específica for a meta, maior a chance de obter resultado. “Vender mais” é uma meta ampla, mas vender “vender X pares de sapato a mais por funcionário” é um objetivo mais bem definido e mais fácil de assimilar.

Mensurável significa que a meta tem que ter um valor que possa ser calculado. Seguindo o exemplo acima, poderíamos estabelecer a meta de “vender cinco pares de sapato a mais por funcionário”.

Atingível significa que a meta deve ser realizável. Não adiantará de nada para a sua empresa estabelecer objetivos que não podem ser realisticamente cumpridos. Da mesma forma, uma métrica relevante é aquela que pode trazer benefícios reais para a sua empresa.

Por fim, temporal significa que as metas devem ser cumpridas em um determinado período de tempo. Sem um prazo definido, você dificulta o engajamento de sua equipe com o cumprimento do objetivo. Em nosso exemplo, poderia ser “vender cinco pares de sapato por funcionário por semana”.

Indicadores para principiantes

Ficou confuso com tantos indicadores? Calma, tudo tem seu tempo. Muitas empresas não fazem esse acompanhamento minucioso de processos. Só que esse desleixo pode custar bem caro.

Por isso, em vez de se espantar com as diferentes possibilidades de estabelecimento de métricas, busque estabelecer parâmetros, valores e referências de cada um dos quesitos cujo rendimento você deseja aumentar. Assim, passo a passo, você poderá ter métricas cada vez mais precisas para impulsionar vendas e elevar a produtividade do negócio.

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