Descubra como definir metas para a sua empresa

Mostramos um caminho bastante estruturado para a definição de metas para a sua empresa. Veja como funciona e comemore os resultados!

12/02/2019 às 18:00

A definição de metas é essencial em uma empresa. E os motivos são muitos: estabelecê-las ajuda a manter o foco dos colaboradores, projeta o negócio para o futuro e prevê expansão constante. Por isso, é importante traçar alguns objetivos tanto para a companhia em geral quanto para a equipe de colaboradores.

Mas e como prever esses números da maneira mais adequada? Com planejamento, análise dos caminhos que deseja seguir e ter os objetivos bem claros e definidos. Assim, é possível pensar em números e resultados de um jeito mais assertivo. Para te ajudar nessa etapa,  mostramos a seguir seis dicas de ouro para estabelecer as metas do seu negócio – e também as respectivas equipes de colaboradores!

Descubra como definir metas para sua empresa.

Definir as metas a partir de um plano de ação estruturado é essencial para atingir os resultados desejados.

6 – Defina os objetivos

O primeiro passo é definir os objetivos a curto, médio e longo prazo. Ou seja, o que você quer agora, em um futuro próximo e também lá na frente? Coloque todas as informações em um arquivo para conseguir articular melhor. Inclusive, tudo deve estar em um documento para que o mesmo possa ser consultado sempre que for preciso – ou quando bater alguma dúvida sobre os caminhos que a empresa tem seguido.

Depois que tiver com os objetivos macro em mãos, parta para a análise das equipes. Veja qual tipo de esforço de cada grupo de colaboradores será suficiente para alcançar tais objetivos mencionados acima. Esse exercício é bastante importante para definir as metas por time. Mas o momento ainda será apenas de reflexão. É só para você verificar quais profissionais estarão envolvidos e com qual intensidade.

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Defina os objetivos globais da companhia.

5 – Estabeleça metas globais

Pense na empresa como um todo, onde você quer chegar e quais serviços deseja oferecer. A partir disso, crie cinco metas globais. Um exemplo prático: uma agência de turismo que foi lançada recentemente no mercado. As cinco metas estabelecidas podem ser algo do gênero:

    1. Oferecer pacotes de turismo para os Estados Unidos a preços acessíveis.
    1. Entregar um serviço de qualidade, com passeios e acomodações atestadas por agentes da companhia.
    1. Oferecer um atendimento personalizado, em tempo real.
    1. Garantir um suporte em todas as etapas da viagem.
  1. Garantir que os clientes voltem satisfeitos.

Então, com as metas estabelecidas, pense em quais esforços serão necessário para garantir que todas sejam cumpridas ao longo dos meses de trabalho. Exemplos:

    1. Oferecer pacotes de turismo para os Estados Unidos a preços acessíveis. Esforços necessários: pesquisas junto a profissionais dos Estados Unidos, parcerias com agências locais para garantir valores mais em conta, criação de pacotes que permitem o barateamento dos serviços.
    1. Entregar um serviço de qualidade, com passeios e acomodações atestadas por agentes da companhia. Esforços necessários: envio de profissionais da companhia aos Estados Unidos para checar e atestar as opções disponíveis e pesquisas constantes.
    1. Oferecer um atendimento personalizado, em tempo real. Esforços necessários: treinamentos frequentes com a equipe de atendimento, definição de regras de conduta e criação de uma linguagem específica de atendimento.
    1. Garantir um suporte em todas as etapas da viagem. Esforços necessários: parcerias com agências e empresas norte-americanas de qualidade e acompanhamento personalizado.
  1. Garantir que os clientes voltem satisfeitos. Esforços necessários: fornecer e indicar atividades e acomodações de qualidade.

4 – Comunique as metas para as equipes

É essencial que a sua equipe saiba e compreenda todas as metas estabelecidas. Por isso, separe um dia para apresentá-las a todos os colaboradores da companhia. Faça um evento geral ou, se o time for muito grande, separe por áreas ou grupos específicos.

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Comunique as equipes quais foram os objetivos definidos e qual é o papel de cada um nesse processo.

Seja bem claro e objetivo nas explicações. Inclusive, deixe um canal aberto para que os colaboradores possam tirar todas as dúvidas possíveis e ainda dar opiniões. Tudo isso contribui para os passos que estão por vir.

Leitura complementar recomendada: Qual ferramenta mostra se o cronograma do projeto está sendo cumprido?

3 – Crie estratégias para alcançar as metas estabelecidas

Com todas as metas definidas e apresentadas, cabe aos gestores de cada área desenvolverem um plano de ação para detectar de quais maneiras será possível cumpri-las. Então, especifique todos os esforços necessários. Faça uma lista com as atividades, os materiais, os equipamentos e as ações que devem ser executadas pelos membros do time.

Documente tudo e se reúna novamente com as áreas para apresentar o plano de ação e mostrar os papéis de cada um no contexto geral. Deixe bem claro a importância que é cumprir determinada meta em pequena escala para garantir resultados em larga escala. Fazer com que o colaborador consiga enxergar a importância do seu papel dentro de um todo é essencial para estimulá-lo.

Então, sob essa ótica, o plano de ação de uma empresa deve conter características essenciais, como:

  • Objetivo principal e secundários.
  • Lista de ações que devem ser executadas para o cumprimento de todos os objetivos mencionados acima.
  • Data prevista para o início e para o fim de cada atividade.
  • Orçamento separado para cumprir todas as metas estipuladas, especificado por áreas e ações.
  • Os profissionais responsáveis por cada área e também pode cada atividade especificada no plano.
  • Objetivo de todas as atividades que fazem parte do plano de ação.
  • Riscos previstos e planos desenhados para contê-los.
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Analise a situação atual e o contexto da empresa para elaborar o plano de ação.

2 – Monitore o andamento das tarefas

Depois de apresentar todas as metas e definir seus respectivos prazos, chegou a hora de monitorar para verificar se as equipes estão cumprindo a tarefas estabelecidas. Uma boa dica é usar uma ferramenta para gestão de projetos, como o Trello ou o Wrike. Com essas plataformas, você consegue criar quadros e inserir as ações, atribuí-las aos responsáveis e acompanhar todas as entregas.

Os gestores de cada área podem verificar se as metas estão sendo cumpridas e detectar possíveis problemas no meio do caminho. Caso algo não esteja dentro do previsto, fica mais fácil identificar os motivos e corrigir possíveis erros.

1 – Revisite as metas mensalmente

Todos os meses faça uma avaliação do plano de ação. Assim, você consegue verificar o andamento das ações, se elas estão seguindo rumo às metas estabelecidas. E não deixe nada parado. Nesse momento, também é a hora de prever as atividades que devem ser feitas durante o próximo mês.

Reúna-se com os responsáveis por cada área para transmitir feedbacks e pensar nos próximos momentos juntos. Em seguida, apresente as ações para as respectivas equipes. E não pense que o trabalho acaba por aí. É preciso revistar o plano de ação todos os meses e inserir novas metas de acordo com a evolução da empresa.

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Estabeleça uma periodicidade para revisitar o plano de ação e ver quais são as próximas atividades essenciais para o cumprimento das ações.

Ficou mais claro para você agora como é possível estabelecer metas para a empresa e para as equipes de um jeito que contemple todos os objetivos traçados? Trata-se de um processo trabalhoso e que exige a participação de profissionais de diferentes áreas. Mas o resultado compensa o esforço, uma vez que um bom planejamento é garantia de sucesso.

Aliás, porque não fazer toda essa trajetória com bastante inovação? Ou seja, usar produtos, ferramentas e soluções tecnológicas para garantir que as metas sejam cumpridas. Para isso, veja aqui uma reportagem com dicas de ouro sobre como é possível inovar na sua companhia.

Além disso, aproveite para conferir quais são as métricas mais importantes para impulsionar o marketing digital da empresa. E continue conosco por aqui, no Blog Vivo Empresas, para mais conteúdos como esse! Até a próxima leitura!

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