Loja virtual: saiba escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce

Escolher uma boa plataforma para o seu e-commerce depende de uma série de fatores. Veja quais são e o que levar em conta nesse momento tão importante!

11/09/2018 às 8:16

Um dos primeiros passos para criar um e-commerce de qualidade é definir a plataforma que irá recebê-lo. Isso porque ela é a base do seu negócio. Ou seja, possibilita a criação de uma loja virtual para o usuário final (chamada tecnicamente de front end) e também torna viável a administração das vendas (back end). Portanto, essa decisão caminha lado a lado com outras importantes, como a definição do público-alvo e a criação das metas.

Veja como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce.

É fundamental levar em conta uma série de fatores antes de optar por uma plataforma para o seu e-commerce.

Aliás, a escolha vai depender de uma série de fatores, como o tamanho da empresa e o tipo de produto oferecido. Por isso, é essencial avaliar a sua empresa e o momento em que ela está antes de contratar. Pense em quais são as suas principais demandas atuais e, a partir disso, analise as soluções oferecidas para saber se vocês estão na mesma página.

Outra etapa, mas não menos importante, é a definição do site da sua empresa. Então, aproveite para ler também uma reportagem que fizemos sobre o que é preciso levar em consideração para a escolha dessa plataforma tão decisiva. Afinal, é o seu cartão de visitas!

O que faz a plataforma

Como já dissemos, além do que o usuário final vê no computador ou no celular, a plataforma de e-commerce desempenha outras funções essenciais. Aliás, ela irá administrar todo o processo de vendas, o que inclui atividades como gestão de estoque, pagamentos, prazos e envios.

Veja como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce.

Antes de tudo, defina as metas, a proporção e o público do seu negócio.

Por isso, é tão importante a definição do seu negócio, principalmente porque os mercados de atuação têm necessidades diferentes. Um exemplo prático: quem tem uma loja virtual de roupas, precisa de uma plataforma que permita o cadastro de itens diferentes dentro de um mesmo modelo. Assim, é possível disponibilizar várias cores de um mesmo vestido. Tudo isso deve ser avaliado antes da contratação.

O tamanho do negócio é outro quesito importante para a definição da plataforma. O motivo é simples: algumas cobram por número de clientes cadastrados. Então, não adianta nada contratar um volume mínimo e ter de aumentar depois. Faça uma média para começar.

O que levar em conta ao escolher

Diversos pontos são importantes para definir a contratação. Por isso, não se limite aos recursos oferecidos pela plataforma. Pesquise sempre antes de fechar qualquer acordo. Leia muito sobre cada serviço oferecido e faça comparações entre eles. Veja, por exemplo, se a empresa é reconhecida no mercado, se já foi criada há bastante tempo ou surgiu agora.

Aliás, uma dica é criar uma lista com pontos positivos e negativos. Em seguida, coloque tudo em uma balança para definir. Muitas das empresas disponibilizam testes gratuitos. Então, uma boa solução é separar algumas horinhas para navegar pela plataforma e testar as suas funcionalidades.

Veja como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce.

Faça uma lista dos pontos positivos e dos negativos antes de optar por um serviço.

Um dos pontos mais importantes nesse momento de pesquisas e testes é verificar a estabilidade do serviço oferecido. Afinal, um dos maiores dramas de um e-commerce é ficar caindo ou fora do ar.

Pontos essenciais

Analise também se o atendimento e o suporte têm boas referências. Isso é muito importante, pois são esses serviços os mais usados no dia a dia. Converse com pessoas que já contrataram a plataforma para saber se o relacionamento com o cliente é um ponto positivo.

Outro ponto essencial é a segurança. É fundamental ter uma loja virtual totalmente segura, tanto para você quanto para quem compra. Uma boa forma de fazer uma pesquisa é olhar a quantidade de reclamações que a plataforma tem. Isso é um ótimo termômetro para te ajudar a decidir. Aproveite para ver como ela costuma responder a esses chamados mais caóticos, o que costuma dizer muito sobre a empresa.

Aliás, listamos aqui outros itens importantes para prestar atenção antes da contratação:

  • Note se o sistema é responsivo. Ou seja, se também se adaptará a dispositivos móveis. Isso é fundamental.
  • Peça orçamentos antes de ficar na dúvida. Afinal, não perca tempo avaliando algo que você não pode pagar.
  • Veja se há uma integração com as redes sociais, o que é importante para divulgar o seu negócio.
  • Verifique se há uma diversidade das formas de pagamento.
  • Converse para saber se a plataforma tem integração com sistemas de monitoramento, como o Google Analytics. Afinal, é importante acompanhar os números do seu e-commerce.
  • Ofereça vários meios de pagamento. Quanto mais opções, maiores as chances do cliente comprar.
Veja como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce.

Também é importante analisar se a plataforma oferece soluções integradas.

Soluções integradas

Analise muito além do layout e das soluções oferecidas. Veja também se a plataforma em questão oferece integração com sistemas de meios de pagamento, logística e de gestão. Isso é fundamental para otimizar o processo, então já coloque na sua lista de prioridades.

O atendimento ao cliente também deve ser levado em conta. Sabe quando você entra no site e aparece a pergunta “posso te ajudar?” e, logo em seguida, um chat disponível? Então, essa funcionalidade chama-se chatbot e é uma boa aliada. Consulte as empresas para verificar se ela está inclusa nas soluções.

Tecnologias disponíveis

Existem duas tecnologias mais usadas no mercado de e-commerce. A primeira é a SaaS, que significa Software as a Service. Como a plataforma fica hospedada na nuvem, o usuário não paga uma licença permanente de uso, mas sim uma assinatura mensal. Por isso, será sempre necessário acionar o suporte para fazer qualquer modificação. Aliás, é exatamente por isso que essa opção costuma ser mais em conta.

Veja como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce.

Avalie as suas necessidades e também o porte da empresa quando for optar pela tecnologia disponível para o seu e-commerce.

A segunda opção é chamada de open source, que é instalada diretamente no servidor da empresa. Isso permite que as alterações e personalizações sejam realizadas a qualquer momento, sem a interferência dos parceiros externos. Consequentemente, tem um preço elevado e demora mais tempo para ficar pronta.

Antes de optar entre uma delas, é fundamental avaliar o tamanho e as necessidades do seu negócio. A open source, por exemplo, costuma ser usada na construção de lojas maiores.

Funcionalidades importantes

Avalie se a plataforma escolhida tem funcionalidades que podem fazer a diferença no seu negócio. Possuir um campo para comentários, por exemplo, é uma opção para criar um canal aberto com os clientes. Além disso, eles podem postar informações positivas sobre a compra. E isso se torna relevante para quem chega no site e vai procurar as experiências de outros consumidores.

Comunicar novidades e lançamentos é importante. Então, avalie se no serviço contratado há um campo para a assinatura de newsletters. Aliás, é uma boa maneira de enriquecer o banco de dados e ainda manter os clientes sempre atualizados.

Outro ponto decisivo é verificar se o site é otimizado para SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de uma otimização para os mecanismos de busca. Ou seja, engloba uma série de técnicas que permitem que a sua empresa apareça nas primeiras posições de busca do Google. Por exemplo, quando uma pessoa digitar “quero comprar um vestido vermelho”, o seu produto estará nas primeiras posições.

Veja como escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce.

A otimização do site é importante para que os produtos apareçam nos primeiros lugares do ranking de buscas do Google.

Aprender sobre a plataforma do seu e-commerce, com certeza é um passo muito importante para o bom desenvolvimento do negócio. Aliás, continue conosco para saber as outras etapas essenciais e veja a sua empresa decolar!

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