Qual o melhor PABX para o seu negócio?

Saiba tudo sobre PABX. Conheça os diferentes tipos de equipamentos que existem e descubra aqui qual deles é o melhor para o seu negócio. Confira!

17/04/2019 às 9:00

PABX é uma central telefônica que reúne a comunicação interna e externa de uma empresa. Seu grande benefício é agilizar o atendimento. O que é imprescindível nos negócios hoje em dia, melhorando o relacionamento entre clientes, funcionários e parceiros de negócios.

A comunicação é a grande beneficiada com um sistema PABX.

A comunicação é a grande beneficiada com um sistema PABX.

Apesar de ser uma excelente alternativa para agilizar a comunicação, existem diferentes tipos de PABX. Por isso, é fundamental conhecer as diferenças entre eles e as vantagens de cada um para fazer a melhor escolha para o seu negócio. E é isso o que faremos neste artigo. Vamos lá?

O que é PABX?

É uma abreviação de Private Automatic Branch Exchange, que em português significa troca automática de ramais privados. Portanto, funciona  como uma central telefônica. Ou seja, ele reúne as ligações em um único sistema que encaminha cada chamada para a pessoa ou área correta.

Dessa maneira, qualquer integrante da sua equipe consegue fazer ligações sem precisar aguardar por uma linha. E utilizando ramais para cada área, o trabalho de filtrar as ligações é simplificado.

Com o uso de um PABX, é possível observar até mesmo melhora na produtividade, já que a automação de funções de rotina como essa faz com que a equipe tenha mais tempo para se dedicar a iniciativas mais estratégicas, eficientes e criativas.

Entender as diferenças entre os tipos de PABX é fundamental antes de contratar um.

Entender as diferenças entre os tipos de PABX é fundamental antes de contratar um.

PABX: conheça as diferentes soluções

Para decidir qual solução é mais adequada para a sua empresa, você precisa saber um pouco mais sobre cada um dos modelos de PABX que o mercado oferece. Isso porque não existe uma solução certa ou errada: sua escolha deve ser baseada nas necessidades que o seu negócio.

Analógico e digital

O PABX analógico é, certamente, o mais conhecido. Trata-se do modelo tradicional, compatível com as linhas fixas das operadoras de telefonia. Com ele, a empresa tem comunicação entre os ramais, recebe e faz chamadas externas. Além disso, pode contar com recursos como chamada em espera, senha nos ramais ou bloqueio de chamadas a cobrar.

Confira qual o melhor tipo de PABX para seu negócio.

Modelo analógico ou digital?

Cabe destacar que o modelo analógico tem um custo de manutenção um pouco mais alto. Mesmo assim, ainda é bastante utilizado principalmente em empresas tradicionais, que não demandam recursos mais tecnológicos.

Já o PABX digital agrega tecnologia aos recursos físicos do modelo analógico. O entroncamento digital permite um maior número de linhas, por exemplo,  e consequentemente, mais ramais. Mas há outras características.

Esse modelo seleciona as linhas automaticamente, oferecendo assim mais qualidade e estabilidade nas ligações. Além disso, permite limitar o tempo das ligações, possibilita interagir com tablets, smartphones e computadores e centralizar as tarifas por operadora.  Entretanto, exige equipamentos específicos para o seu funcionamento adequado.

Escolha o melhor PABX para seu negócio.

Tecnologia aprimora a comunicação com equipe em trabalho remoto.

PABX IP

Quando falamos em PABX IP, estamos nos referindo ao uso do sistema VoIP (Voz sobre IP), com a rede de dados operando com a telefonia fixa. Com essa opção, qualquer dispositivo com acesso à internet pode utilizar os ramais virtuais em um regime 24×7. Por exemplo, correio de voz e audioconferências.

Uma vantagem é permitir que suas equipes se comuniquem independentemente de onde estão, aumentando a sinergia. Outra, é não precisar de grandes infraestruturas físicas para funcionar.

Com sua interface simples e seu funcionamento online, o PABX IP traz redução de custos e aumenta a produtividade. Além disso, ele é escalável, isto é, cresce junto com a sua organização.

Confira qual o melhor tipo de PABX para seu negócio.

O híbrido, mescla o sistema analógico e digital.

Híbrido

O PABX híbrido é o sistema que reúne os modelos analógico e digital com a tecnologia IP. Ou seja, ele permite que em um único sistema você reúna características analógicas, digitais e a tecnologia IP. Assim, é possível utilizar um ou outro, o que acarreta custos menores e mais qualidade nas ligações.

Com esse tipo de PABX, sua empresa tem, em uma única solução, ramais digitais, ramais fixos e números VoIP. Portanto, é a própria central híbrida que decide, dependendo do tipo de ligação, o que será melhor em termos de custo. E essa central é desenhada conforme a demanda da empresa.

PABX virtual ou na nuvem

Por fim, temos o PABX virtual, também chamado de PABX na nuvem. Aqui nos referimos a uma central telefônica que é totalmente virtual. Ou seja, ela não precisa de equipamentos físicos e nem manutenções custosas. E é facilmente escalável.

Confira  qual o melhor tipo de PABX para seu negócio.

No PABX na nuvem, a centra telefônica é virtual.

Com esse tipo de solução, tudo que a empresa precisa é acesso à internet. Assim, os diferentes ramais podem ser conectados no smartphone, computador, tablet e também em dispositivos IP. E isso contribui para baixar ainda mais o investimento.

Entre as vantagens do PABX na nuvem está o atendimento automático aos clientes (URA), acompanhamento e monitoramento das operações em tempo real. Além disso, a empresa conta com gravador de chamadas, integração com CRM e relatórios detalhados. Quer saber mais sobre o Vivo PABX na nuvem? Então, clique aqui e conheça a solução da Vivo.

Como escolher o melhor?

Para escolher a solução mais adequada, você deve fazer algumas considerações sobre as necessidades reais da empresa. É claro que melhorar a qualidade das comunicações traz mais satisfação, tanto aos clientes quanto aos funcionários.

Mas quanto sua empresa pode gastar? Que funcionalidades são imprescindíveis? Porém, independentemente do modelo, o importante é saber que ao adotar uma solução de PABX a empresa ganha mais produtividade, otimização de processos e pode reduzir custos.

Agora que você sabe quais são os tipos de PABX, já pode decidir qual deles é a melhor opção para seu negócio. E para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o Blog Vivo Empresas. Até a próxima!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio