Como oferecer a melhor experiência para seu cliente no escritório?

A construção de mais experiências positivas com o cliente pode ser a chave que falta para o sucesso do seu negócio.

07/02/2020 às 9:00

O sucesso de um negócio depende da satisfação do cliente. E isso pode acontecer de várias formas. Desde pequenas ações, como oferecer um café até grandes investimentos, como ter uma boa infraestrutura. Confira abaixo, o passo a passo para alcançar esse sucesso e oferecer a melhor experiência ao seu cliente.

Cada ponto de contato com o consumidor é uma oportunidade para construir experiências positivas, principalmente em interações próximas, como as realizadas em escritórios. Aproveitar bem esse momento de contato contribui tanto na prospecção como na fidelização de clientes. Além de construir uma reputação de excelência no atendimento.

Para isso, o desafio implica em conhecer bem o público-alvo. Saber o que esperam de seu serviço e surpreendê-los com sua solução para atendê-los. Seja no modelo de negócio ou no próprio atendimento. Trata-se de um exercício de tentativas e erros, mas que pode ser iniciado com uma pergunta prática: se eu fosse o cliente, como gostaria que fosse minha experiência? A partir daí, algumas saídas viáveis surgem.

Veja como otimizar o atendimento de consumidor multicanal

Como melhorar a experiência do cliente: ambientação é importante.
O ambiente do seu escritório é importante: não apenas os móveis e decoração, mas o fator humano. Foto: Divulgação.

Ambientação e humanização

Os recursos do espaço têm uma participação significativa na melhor experiência. Ao entrar em contato com o universo do seu negócio, o cliente deve perceber a concretização dos valores defendidos e anunciados em sua oferta. Por exemplo, escritórios de soluções tecnológicas geralmente possuem sedes modernas e diferenciadas, porque entre outras coisas remetem ao clima de inovação. No entanto, um ambiente bem-organizado e intencionalmente decorado, com opções de cortesias como café, não é nada sem o fator humano.

Sentir-se a vontade e bem acolhido em cada ponto de contato com o serviço envolve uma cadeia de momentos, espaços e pessoas. Pense em como você se sentiria em um espaço com pouca receptividade humana. Sem cumprimentos, troca de sorrisos ou qualquer sinal de boas-vindas. Por mais que simpatize com a proposta ou os valores oferecidos neste lugar, será pouco provável que volte. Dessa forma, mostra-se como é importante que o objetivo da melhor experiência seja parte da cultura corporativa. 

Independente da área de atuação, os profissionais que possuem contato direto com o cliente precisam estar alinhados em relação a experiência que se busca promover. A aquisição e o usufruto de um serviço pode estar relacionado a diferentes equipes dentro do negócio, mas todos devem traduzir os valores da empresa. 

Como oferecer a melhor experiência para seu cliente: comece com um café.
Oferecer um café é uma ação simples que pode melhorar a experiência do seu cliente. Foto: Divulgação.

Comunicação e personalização da experiência

No primeiro contato é importante fornecer soluções claras ao cliente. A comunicação deve ser construída de uma forma espontânea e direta, isso passa transparência e disposição para ajuda. Pergunte e tente entender as dores do cliente, deixe as questões e nomes técnicos para depois. Fale sobre as vantagens e facilidades da sua oferta e depois mostre de que forma sua empresa atua, os valores, propósito e como elas alinham-se a situação apresentada. 

Ao estabelecer uma conversa com seu cliente, você cria a possibilidade de personalizar a experiência. Apresentar-se, chamar o cliente pelo nome, mostrar dedicação a dor específica apresentada, tudo contribui para a aproximação. E ainda, as interações resultam em conhecimento das percepções do consumidor, sendo potencial fonte de insights para melhorias no próprio atendimento ou operação.

Como melhorar a experiência do seu cliente: imagem do computador.
Ter uma infraestrutura poderosa, como uma internet potente é fundamental para ofertar uma melhor experiência para os clientes. Foto: Divulgação.

Tecnologias e respostas rápidas

Os recursos tecnológicos permitem otimizar processos, tornando mais rápidas etapas que antes eram feitos de forma burocrática. Um exemplo são as propostas e contratos que podem ser efetivados por assinatura digital, facilitando ajustes e tramitações. Ao implementar tais dispositivos nas operação dos negócios, a agilidade beneficia a experiência do cliente e a imagem da empresa. 

Incrementar ofertas com as facilidades do uso de dispositivos ou soluções digitais acrescenta inovação a experiência. Quando se depara com um modo mais simples e tecnológico de resolução, atualidade e eficiência são transmitida ao cliente. Nesse sentido, estar por dentro dos recursos disponíveis para empresas e na área de atuação torna-se indispensável.

A satisfação do cliente

Conhecer a percepção do cliente em relação ao atendimento é uma tarefa que pode ser realizada de forma direta. Por intermédio de ligações após o primeiro contato, questionários físicos no local ou virtuais. Ouvir e entender como são recebidos suas estratégias faz parte de qualquer processo de melhoria, dê espaço para que seu público manifeste suas opiniões. Grandes insights podem nascer de uma caixa de sugestão, ou a avaliação do cliente.

A satisfação do cliente pode ser medida por meio de ligações. Foto: Divulgação.

Como colocar a melhor experiência em prática?

Além das dicas descritas acima, para melhorar experiência do cliente no seu escritório é fundamental ter uma infraestrutura e tecnologias alinhadas ao seu modelo de negócio. E nesse sentido a Vivo Empresas tem as melhores soluções. 

Com o Vivo Total, seu escritório conseguirá ficar ainda mais próximo dos clientes. A solução oferece linha fixa e móvel, com gestão e controle de consumo para números corporativos. Além de diferentes planos empresariais de banda larga, internet móvel 4.5G. Desta forma, as equipes podem se conectar em qualquer lugar. E realizar atendimentos por vários canais, como WhatsApp e demais redes sociais.

E aí o que achou das nossas dicas? Dá para oferecer a melhor experiência ao cliente a partir de várias ações. Algumas pequenas e simples, como oferecer um café. Mas também envolve uma boa infraestrutura para que o melhor serviço seja oferecido. Coloque tudo em prática e tenha sucesso nos negócios! Aliás, não deixe que ver aqui a importância de realizar um teste A/B para sua estratégia de marketing.

Aliás, agradecemos a sua companhia e te convidamos a passear pelo blog para ter acesso a mais conteúdos como esses!

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