Saiba como gastar pouco com marketing para pequenas empresas

Sua empresa é pequena? Saiba que mesmo assim é possível investir em marketing para alavancar seus resultados. Veja como a seguir!

30/11/2018 às 10:35

Ao dar o pontapé inicial nos negócios, é importante reconhecer que ações para divulgar a empresa são fundamentais para o seu sucesso. Nesse momento, dispor de pouco capital não é desculpa! Pois, mesmo com um orçamento baixo, é possível investir em marketing para pequenas empresas. A partir de medidas baratas, porém eficientes.

O fato é que, se estratégias de baixo custo forem realizadas corretamente, o retorno financeiro pode surpreender. Hoje, essa é uma realidade, já que a internet possibilita a divulgação em diferentes canais.

Se você pensa em apostar no marketing para a sua empresa, priorizando o baixo custo das ações, confira a seguir algumas estratégias que podem ser adotadas principalmente no ambiente digital.

Marketing para pequenas empresas é possível!

Ações de marketing podem ser feitas com orçamento baixo na internet.

Canais de marketing para pequenas empresas

Pequenas empresas contam com um recurso que pode ser um grande aliado dos negócios: a internet. Nela, os canais disponíveis são inúmeros: mídias sociais, sites, blogs e aplicativos para dispositivos móveis são alguns deles.

Produzindo e pensando em conteúdo para ambientes digitais, as ações de divulgação se tornam eficazes. Mas fique atento: em qualquer meio que escolher, será preciso fazer um planejamento estratégico das ações online.

Veja a seguir três opções de canais nos quais é possível fazer marketing para pequenas empresas com baixo custo.

Mídias sociais

Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest. Essas redes sociais entram no rol das inúmeras comunidades nas quais os consumidores estão presentes e, por isso, é essencial investir em ações de marketing por meio delas.

No entanto, apenas estar presente não é suficiente. Pelo contrário, diversos fatores são necessários, como planejar conteúdo e incentivar interação entre a marca e os usuários, por exemplo.

Em artigo para a Entrepreneur, Susan Gunelius, CEO da KeySplash Creative, afirma que, nas mídias sociais, a qualidade supera a quantidade. Segundo ela, é melhor ter mil seguidores que leem, compartilham e falam a respeito do conteúdo com suas próprias audiências do que ter dez mil pessoas que desaparecem depois de se conectarem com a empresa pela primeira vez.

Ela afirma ainda que, se a empresa publicar conteúdo de qualidade e trabalhar na construção de uma audiência online de seguidores, eles mesmos irão compartilhar com outras audiências em suas redes e blogs, por exemplo.

Para Susan, essa partilha e discussão do conteúdo abre novos pontos de entrada para que motores de busca como o Google encontrem a empresa em pesquisas por palavras-chave.

Sites e blogs

Quem pensa em fazer marketing para pequenas empresas pela internet deve considerar a criação de um site ou blog. Feito isso, é preciso dar atenção para esses canais. Mantê-los ativos com conteúdo de qualidade que seja útil para os clientes é essencial.

Uma vantagem de apostar nesses ambientes é o fato de que a empresa pode utilizar diferentes ferramentas: palestras online, textos e vídeos, por exemplo.

Além disso, é preciso atentar para técnicas de otimização de sites (SEO), que auxiliam o canal da empresa a estar bem ranqueado nos mecanismos de busca, como o Google. Para isso, você deve incluir na página recursos como tags e palavras-chave.

Aplicativo para mobile

Por meio de aplicativos para mobile, você pode fazer marketing para pequenas empresas e se conectar com o público-alvo. Há duas opções: criar um app para a empresa ou utilizar os que já existem.

Se você quiser criar um novo aplicativo, o ideal é contratar uma equipe especializada – o que, inicialmente, gera custos maiores. Além disso, tenha em mente que é preciso focar na experiência do usuário, oferecendo conteúdo personalizado, funcionalidades e um diferencial em relação a outros apps.

Por outro lado, se a intenção é utilizar aplicativos que já conquistaram os usuários de smartphones – como aqueles destinados a mensagens – é preciso ter cautela. É possível utilizar apps como WhatsApp, Instagram e Snapchat, por exemplo. No entanto, na hora de fazer marketing por meio deles, tenha cuidado para não ser abusivo e não sobrecarregar os dispositivos móveis das pessoas com as quais você quer se conectar.

Coloque em prática

Agora, você conhece alguns canais de marketing para pequenas empresas. Por meio deles, é possível fazer ações para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Apesar disso, nunca esqueça de fazer um planejamento antes de colocar as estratégias em prática para torná-las eficazes. Também sempre leve em conta a experiência que estará proporcionando ao usuário.

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