Marketing digital: conheça as melhores ferramentas para multiplicar as vendas

Veja quais ferramentas são mais usadas nas estratégias de marketing digital e impulsione o seu negócio no mundo virtual.

18/11/2019 às 9:00

Existem várias plataformas que contribuem para o sucesso do seu negócio. E o objetivo deste artigo sobre marketing digital é justamente apresentá-las. Você vai conferir uma lista das principais plataformas utilizadas para impulsionar as vendas e divulgar no meio online.

Marketing digital é tudo hoje em dia. Todo negócio precisa estar presente no online para garantir uma divulgação mais efetiva – e o aumento das vendas. Fazer um perfil nas redes sociais, criar um site e disponibilizar conteúdos relacionados à sua área de atuação, por exemplo, são algumas das atividades que você pode fazer.

E quer uma boa notícia? Há diversas ferramentas que te ajudam a realizar essas tarefas de um jeito mais assertivo. Ou seja, são aplicativos, plataformas e sites, entre outros.

Algumas ferramentas virtuais podem melhorar o seu marketing digital.
Utilizar ferramentas é essencial para impulsionar as suas estratégias de marketing digital.

Mas antes de seguir para a lista que preparamos, vamos falar sobre o conceito de marketing digital. Podemos defini-lo como uma divulgação do seu produto ou serviço no mundo virtual. Ou seja, em canais que não são fisicamente palpáveis. Aliás, um dos grandes diferenciais nesse sentido é o fato de, assim, conseguir ter uma relação mais direta com o consumidor.

Por exemplo, é possível medir o nível de satisfação de uma campanha a partir de como os usuários interagem como a mesma nas redes sociais. Ou então verificar quantas pessoas foram encaminhadas para o seu site depois que você postou o link em algum desses canais. Ou seja, o retorno é muito direto – e rápido.

Para isso, é preciso desenvolver estratégias consistentes e, nelas, especificar quais vertentes você deseja trabalhar. Vamos focar aqui em quatro delas: redes sociais, e-mail marketing, análise de resultados do seu site e conteúdo. A seguir, então, daremos dicas de plataformas que podem te ajudar a desenvolver estratégias eficientes para impulsionar o seu negócio nesse meio.

Redes sociais

Para o dia a dia de quem faz a gestão desse conteúdo, é essencial ter algum aplicativo ou programa que faz o agendamento das postagens. Assim, fica muito mais fácil organizar o conteúdo que será publicado ao longo do mês.

Inclusive, muitos desses apps têm calendários que oferecem uma visão geral daquilo que você irá divulgar e ainda oferecem dicas de como impulsionar seu perfil. Você também consegue gerenciar melhor os comentários e ter um controle maior de tudo o que acontece nas suas redes.

No caso do Instagram, uma opção bastante utilizada é o Gerenciagram, que é pago. A ferramenta tem versão para desktop e celular. Por ser bastante intuitiva, você logo consegue localizar todas as opções no menu e começar a usar sem muitas dificuldades.

Marketing digital: telas do aplicativo Gerenciagram.
O aplicativo tem versões para Android e iOS.

Outra ferramenta bastante utilizada é o Hootsuite, que permite fazer o agendamento de posts, o monitoramento, a curadoria do conteúdo, a análise das postagens e também o gerenciamento da equipe. Além disso, é possível utilizá-lo em diferentes redes: Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e Pinterest. No entanto, também é uma ferramenta paga.

Sistema de agendamento dos posts do Hootsuite.


Como trabalhar o marketing em pequenas empresas? Clique e descubra

E-mail Marketing

Trabalhar o e-mail marketing é uma estratégia bastante efetiva. Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo Campaign Monitor, esse tipo de contato é 40 vezes mais eficiente do que a abordagem feita pelas redes sociais.

Inclusive, uma das ferramentas que costumam facilitar a vida de quem trabalha com marketing digital é o MailChimp, bastante utilizado, sobretudo, por pequenas e médias empresas.

Quer atrair clientes? Veja como um e-book pode te ajudar nisso!

Em resumo, a ferramenta te permite fazer a segmentação de listas de contato, personalizar e-mails, criar formulários de cadastro e ainda usar os templates que são disponibilizados na plataforma, entre outras funções.

Além disso, você consegue enviar as suas mensagens com muito mais facilidade e ainda ter acesso aos resultados de abertura, envio e recebimento, entre outras métricas.

Logotipo da empresa Mailchimp.
O Mailchimp é uma das maiores empresas de e-mail marketing do mundo.

Conteúdo

Fazer um bom conteúdo é uma estratégia eficiente no universo do marketing digital. Isso porque a sua página pode aparecer na busca de alguém que esteja procurando por algum assunto específico. Por exemplo: vamos supor que você tem um café. Então, cria um blog para publicar algumas de suas receitas.

Se uma pessoa procurar pela receita de um bolo de chocolate, por exemplo, pode chegar ao seu site com bastante facilidade e se interessar em conhecer o local. De um lado, você ganha mais clientes. E do outro, consegue conquistar relevância no meio digital.

Aliás, uma das plataformas mais indicadas para a publicação de conteúdo, é o WordPress. Intuitiva, a ferramenta oferece diversos templates prontos (entre gratuitos e pagos) para a criação de um site ou blog.

WordPress em diferentes dispositivos.
O WordPress é uma plataforma bastante utilizada para quem deseja publicar um site ou blog.

Resultados do marketing digital

Quando você tem um site, é essencial medir os resultados para ver se está no caminho certo. E para isso há uma ferramenta bastante importante: o Google Analytics. Portanto, trata-se de uma plataforma gratuita, que pode ser configurada na página agora mesmo.

A ferramenta te dá informações importantes, como quantidade de visitas, número de cliques por página, perfil do público e taxa de rejeição, entre outras métricas. Aliás, você consegue saber, por exemplo, de quais locais do mundo os usuários são e do que eles mais gostam de ver na sua página – quanto tempo passam em cada aba e por aí vai.

Ou seja, são métricas fundamentais para ver se você está acertando e corrigir possíveis problemas. Inclusive, para facilitar o seu trabalho, o Google disponibiliza um curso intitulado “Analytics para Iniciantes”. Você pode se inscrever por este link.

Print dod site Google Analytics.
O Google Analytics te fornece todas as métricas para a análise dos resultados e do perfil dos visitantes do seu site.

Então, o que achou as dicas? Inclusive, temos outras aqui para te dar. Veja aqui como engajar clientes com conteúdo. Além disso, saiba também quais são os grandes erros que você deve evitar na divulgação do seu negócio.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio