Marketing de conteúdo pode ajudar na divulgação de seu negócio

Veja o que é, para que serve e como usar da melhor maneira o marketing de conteúdo para alavancar seu negócio e suas vendas.

30/11/2018 às 10:30

Você tem um pequeno negócio e deseja investir em divulgação, mas não sabe qual é a melhor estratégia? Em vez de gastar mais do que pode comprando publicidade na TV e rádio locais, uma boa pedida pode ser investir em marketing de conteúdo. Confira como funciona essa mídia e como ela pode ajudar seu negócio.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é compartilhamento de publicações para educar e informar os leitores sobre assuntos relacionados à empresa. O conteúdo pode ser realizado em vários formatos, tais como posts em blogs, vídeos, artigos, infográficos ou e-books. O objetivo é aumentar seu prestígio com esses leitores. E, como consequência, vender seus serviços para eles.

O marketing de conteúdo está diretamente ligado ao relacionamento com o cliente. Com ele, você pode oferecer respostas a perguntas rotineiras dos seus clientes. Além disso, informar seu público-alvo sobre assuntos relacionados aos seus produtos e oferecer um serviço de qualidade e utilidade.

Entenda como usar o marketing de conteúdo na sua empresa.

O marketing de conteúdo vem crescendo cada vez mais por oferecer um canal eficiente de comunicação com o cliente.

Se você tem uma pet shop, por exemplo, não invista em um site apenas com informações sobre os seus serviços. Adicione um espaço com publicações sobre a necessidade da tosa, a importância das vacinas e os cuidados diários com um animal de estimação, por exemplo.

Vantagens do marketing de conteúdo

Visibilidade: hoje os consumidores pesquisam na rede antes de fazer uma compra. Em geral, no Google. O marketing de conteúdo tem o objetivo de posicionar bem a sua empresa nas buscas para termos relacionados ao seu segmento de negócio.

Menos gastos: a principal diferença do marketing de conteúdo e publicidade tradicional é que, no segundo caso, você deve comprar mídia. Enquanto no primeiro caso, o potencial cliente chega até a sua empresa por meio de uma produção em um espaço próprio, com gastos muito menores.

Conteúdo viral: ele oferece a possibilidade de você atingir um número de pessoas acima do esperado sem investir mais do que o planejado. Isso ocorre quando a produção é compartilhada múltiplas vezes em redes sociais. Ou quando você consegue um ranqueamento bom para uma palavra-chave muito pesquisada. Para isso, seu conteúdo deve ser bem produzido – e contar com um pouco de sorte.

Credibilidade: consumidores que buscam serviços e produtos em sites de busca têm várias opções para escolher. Por isso, é importante que você se diferencie da média. Se você traz informações adequadas sobre o produto que ele procura, terá mais chances de convencê-lo da necessidade de fazer a comprar. Além de escolher a sua empresa para fechar o negócio.

Crescimento

O marketing de conteúdo vem crescendo nos últimos anos. Um estudo divulgado pela consultoria Tracto apontou que 83% dos profissionais de marketing Business-to-Business (empresa para empresa) do Brasil trabalham com a geração de conteúdo.

O estudo também aponta que 57% destas empresas planejava aumentar gastos com esse tipo de marketing. Esse é, portanto, o mesmo percentual verificado nos Estados Unidos e Canadá.

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