Locação de equipamentos de informática: 5 motivos para não comprar

Conheça as vantagens da locação de equipamentos e aproveite para liberar o seu capital para outros investimentos. Acesse para conferir.

26/07/2019 às 9:00

Você já parou para pensar se vale mais a pena comprar ou alugar os equipamentos de informática da sua empresa? Aqui neste artigo, você irá encontrar a resposta para esse dilema. Saiba se compensa a locação e quais são os serviços disponíveis no mercado atualmente.

Comprar ou alugar: eis a questão! Ao começar um novo negócio (ou então expandir o atual), é sempre importante prever a questão dos equipamentos. Afinal, para funcionar, uma empresa precisa de computadores, acessórios para as máquinas, roteadores e muitos outros aparelhos que asseguram o bom andamento da rotina e o cumprimento das atividades.

Locação de equipamentos: mulher trabalhando em frente ao computador.
A locação de equipamentos sai mais em conta do que a compra, sobretudo para empresas que estão começando.

No entanto, adquirir todos eles de uma vez pode ficar muito pesado, sobretudo no início da empresa. Além disso, você compromete todo o seu capital com as máquinas. Caso opte por alugar, porém, é possível destinar o dinheiro que seria usado na infraestrutura para outros investimentos que podem garantir mais frutos para a companhia no momento.

Bateu aquela curiosidade para conhecer mais a fundo essa e outras vantagens? Venha conosco e aproveite as dicas!

5 – Equipamentos sempre atuais

O fato de alugar é bastante positivo, sobretudo, por garantir que as máquinas utilizadas sejam sempre atuais. Isso porque as empresas de locação costumam oferecer o que há de mais novo no mercado. Aliás, não esqueça de verificar essa característica antes de contratar o serviço.

Tablet, computador, vaso, óculos e xícara de café sobre a mesa.
Você sempre terá equipamentos de última geração caso opte pela locação.

Outra vantagem de ter máquinas sempre novas é a produtividade das equipes. Se computadores, tablets e outros equipamentos estão sempre atualizados e com a manutenção em dia, correm menos risco de travar. Sendo assim, o trabalho não é interrompido por esse tipo de problema.

4 – Suporte sempre disponível

Quando você contrata a locação dos equipamentos, geralmente há um serviço de manutenção e apoio embutido. Ou seja, sempre que houver um problema, equipes serão destinadas imediatamente ao local para resolvê-lo da melhor forma possível. Além disso, geralmente há centrais para tirar dúvidas e resolver questões mais corriqueiras.

3 – Benefício fiscal

Você tem benefícios fiscais ao alugar equipamentos para a sua empresa, já que o valor do aluguel é considerado uma despesa operacional, chamada popularmente de OPEX.

Caso você compre, essa quantia será enquadrada como investimento, representado pela sigla CAPEX. O que isso muda? Na prática, as despesas OPEX permitem total abatimento no Imposto de Renda, um benefício e tanto para as empresas.

2 – Economia na certa

Os planos costumam incluir troca de equipamentos com problemas e manutenção. Tais serviços resultam em economia no dia a dia. Pense bem o prejuízo que daria caso algum computador queimasse repentinamente, por exemplo.

Homem trabalhando em frente ao computador.
Economizar é uma das vantagens da locação de equipamentos.

Além disso, você não terá altos gastos periodicamente com a troca de computadores e outros aparelhos eletrônicos. Ou seja, economia garantida ao longo dos anos!

1 – Libere o capital apostando na locação de equipamentos

Como comentamos, o fato de não ter de comprar, sobretudo no início da história da companhia, libera um importante capital para o investimento em outras questões que podem ser mais relevantes para a empresa naquele momento.

Isso porque o valor da locação, geralmente cobrado por mês, costuma ser bastante inferior à compra de itens novos. Assim, você garante inteligência financeira para a sua empresa.

Vivo Tech

De olho nessa tendência de mercado e na facilidade dos clientes, a Vivo Empresas oferece o Vivo Tech. O produto permite a locação de equipamentos de última geração (e de marcas renomadas) para empresas que atuam em diferentes setores.

Print da tela do produto Vivo Tech.
Conheça os benefícios do Vivo Tech.

Portanto, são máquinas sempre atuais e verificadas periodicamente por profissionais especialistas em TI. Há notebooks, desktops e tablets, desde os modelos básicos aos mais avançados. Cabe ao gestor avaliar a necessidade de cada equipe para, então, montar a contratação mais adequada.

Saiba, na prática, o que é o Vivo Tech!

Além da qualidade, a solução ainda oferece suporte técnico sem custos adicionais e antivírus (inclui instalação e atualização para todas as máquinas contratadas).

Aliás, outra vantagem é o seguro contra roubos, furtos e outras causas, que já vem incluso no pacote de contratação. Assim, você não se preocupa se algum colaborador (ou você) precisar fazer uma reunião externa, por exemplo, e levar o computador.

E aí, gostou das opções oferecidas pelo Vivo Tech? Realmente é uma boa ideia para quem deseja poupar gastos com a locação de equipamentos. Se você ainda quiser saber mais sobre o tema, então aproveite para conferir uma reportagem que fizemos exatamente sobre essa solução!

Aliás, leia também dicas para inovar hoje e sempre na sua empresa! No mais, continue conosco por aqui para ter acesso a mais conteúdos como esses!

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio