Saiba a diferença entre banda larga e internet dedicada

Entenda quais as diferenças entre conexão dedicada e compartilhada. E descubra qual a melhor opção de internet para empresas.

20/02/2019 às 17:00

Nos tempos atuais, ter uma boa conexão é imprescindível para qualquer tipo de empresa. Já que é através dela que é possível divulgar o seu negócio na internet e até mesmo vender os seus produtos. No entanto, ao pesquisar pela melhor solução, é possível que surja uma dúvida: internet dedicada ou banda larga? Qual é a melhor  internet para empresas ou seu negócio?

Antes de mais nada é preciso entender  que existem dois tipos de internet para empresas: a internet compartilhada (banda larga convencional) e a dedicada (também conhecida como link dedicado). A principal distinção entre elas é a maneira como o computador se conecta ao servidor que presta o serviço de internet.

Internet para empresas: qual a melhor opção?

Acesso ao servidor é diferente em internet dedicada e compartilhada.

Enquanto na convencional a conexão é utilizada por todos os clientes do provedor – residenciais e comerciais – ao mesmo tempo, na dedicada, como o nome sugere, o uso é exclusivo do contratante.

Podemos imaginar uma estrada que liga sua empresa ao servidor. Na convencional, você, seus vizinhos de rua e das quadras ao redor utilizam a mesma via em conjunto.Justamente por esse motivo, em determinados horários do dia, a conexão fica mais lenta, assim como no trânsito. Diversas pessoas utilizam a mesma via, ao mesmo tempo, para acessar o servidor.

Porém, quando se trata de internet dedicada, a estrada que liga sua empresa ao servidor é utilizada somente por você e seus funcionários. 

Internet para empresas: qual a melhor opção?

A internet dedicada é como uma estrada de uso exclusivo da sua empresa.

Ainda não sabe qual domínio de internet escolher? Então clique aqui e conheça nossas dicas! 

Internet para empresas: vantagens e desvantagens

Como vimos, a diferença na forma de acesso ao servidor é diferente entre a internet compartilhada e o link dedicado. Dessa forma, esses dois modelos entregam diferentes resultados, com vantagens e desvantagens para cada um deles. Mas qual a melhor internet para empresas? Não existe uma resposta ideal para esta pergunta. Já que o produto ideal está relacionado ao porte da empresa, suas necessidades e particularidades. Veja o que cada uma oferece e entenda o que é melhor para o seu negócio.

Desempenho

Aqui a vantagem é toda da internet dedicada. O serviço de Internet Dedicada, oferecido pela Vivo Empresas, garante 100% de entrega da velocidade – o que é estabelecido em contrato. Não importa a hora do dia ou a quantidade de pessoas que utilizam a conexão.

Porém, os planos de internet compartilhada, asseguram a entrega mínima de 40% da velocidade máxima prevista e, em alguns momentos podem atingir os 100%.

Isso quer dizer que se fizer um plano de 300 Mbps, vai receber os mesmos 300 Mbps pela Internet Dedicada. Já na opção compartilhada, a entrega garantida fica em 120 Mbps.

Internet para empresas: qual a melhor opção?

A conexão da internet dedicada é sempre estável e conta com 100% da velocidade contratada.

Estabilidade

Na conexão dedicada o provedor garante sinais estáveis e velocidades iguais para download e upload (baixar e enviar arquivos).

Entretanto, para a internet convencional, quanto maior o número de usuários ligados ao servidor, mais instável se torna a conexão. O tipo de uso por parte dos colegas de compartilhamento também influencia. Ou seja, a utilização de jogos online, downloads de arquivos pesados e streaming, podem afetar ainda mais a qualidade da sua conexão.

Segurança

Com o link dedicado, por se tratar de um canal exclusivo, o monitoramento dos dados e da rede é simplificado. Por sua vez, isso se traduz em maior segurança para sua empresa e toda a troca de informações feita por ela.

Contudo, o mesmo não se observa na internet compartilhada. Como existe um número enorme de usuários utilizando o mesmo serviço simultaneamente, a conexão fica mais vulnerável.

Internet para empresas: qual a melhor opção?

Segurança é uma das vantagens da internet dedicada.

Custo

A banda larga compartilhada custa bem menos do que uma conexão dedicada uma vez que o custo é diluído entre todos os clientes.

Porém, se para o negócio da sua empresa ser viável é necessário ter uma conexão confiável e estar 24 horas conectado. Então, o valor de um plano de internet dedicada passa a ser parte vital da operação. Nesse caso, a falta dele pode gerar sérios problemas e prejuízos.

Sendo assim, a vantagem ou desvantagem depende da necessidade e perfil de cada negócio.

Agora que você já descobriu o que é a internet compartilhada e a dedicada, que tal descobrir os diferenciais da Internet Dedicada, o serviço de internet para empresas que a Vivo disponibiliza?

Internet Dedicada

Se sua empresa trabalha diretamente não pode se dar ao luxo de ficar sem conexão, esta é a sua opção. O serviço corporativo da Vivo garante a entrega ininterrupta* de conexão, com 100% da velocidade contratada. Assim, você fica tranquilo para focar nas tarefas estratégicas para o crescimento da sua empresa.

O link dedicado da Vivo garante alta performance com menor latência de rede. Latência é o tempo (em milissegundos) que um conjunto de dados leva para ir do seu computador ao servidor e voltar. Quanto menor o número, melhor a qualidade de conexão.

Já a segurança é garantida por todo o caminho. Porque a conexão com o servidor é exclusiva e é feita utilizando unicamente as redes da Vivo.

Não quer gastar na compra de equipamentos para adequar a empresa à conexão dedicada? Não tem problema. A Vivo disponibiliza pacotes com aluguel de roteador e também manutenção inclusa.

Internet para empresas: qual a melhor opção?

A conexão com o servidor é feita utilizando unicamente as redes da Vivo.

Além disso, a Internet Dedicada conta com serviço de atendimento diferenciado e suporte 24 horas.

Para escolher qual a melhor opção para o seu negócio e contratar o serviço, basta acessar o site da Vivo Empresas

Internet para empresas: qual a melhor opção?

A Vivo disponibiliza o serviço Internet Corporativa Dedicada.

Internet Vivo Fibra

Agora, se a sua empresa não opera com tecnologia ou oferece serviços que não dependem de um servidor dedicado, a Vivo Fibra é a solução certa para você.

São diversas velocidades – entre 25 e 300 Mbps – para escolher qual a melhor se adapta às suas necessidades. E mesmo sem um link dedicado, com a tecnologia de fibra óptica você conta com uma conexão estável de ultravelocidade.

Além disso, seja qual for a velocidade contratada, a Vivo oferece ainda o Cloud Backup, serviço que permite armazenar os dados importantes da empresa na nuvem, tudo com segurança.

Para os planos de 100, 200 e 300 Mbps há disponibilidade de 1 TB de armazenamento. Já para as velocidades de 25 e 50 Mbps, o espaço é de 100 GB.

Para conferir os valores e escolher a melhor opção para o seu negócio, basta acessar o Vivo Empresas.

Seja qual for a necessidade da sua empresa – a internet banda larga ou a Internet Dedicada – a Vivo tem sempre uma solução para você.

Agora que você já sabe como escolher a melhor internet para empresas ou para seu negócio, aproveite para conferir as principais dicas de como fortalecer a presença da empresa na internet. E continue conosco aqui no Blog Vivo Empresas. Até a próxima!

*SLA de disponibilidade a partir de 99,6%

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InternetVivo
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio