Confira as vantagens de utilizar o Instagram para divulgar o seu negócio

Sua empresa precisa estar no Instagram. A seguir, veja as vantagens que sua marca pode obter ao se fazer presente nessa plataforma.

30/11/2018 às 10:30

Sua empresa ainda não está no Instagram? Você pode estar perdendo tempo. Afinal, trata-se de uma rede social de mais de um bilhão de usuários, que compartilham milhões de fotos e vídeos diariamente. E os brasileiros estão na segunda posição entre os mais ativos da plataforma.

Em setembro de 2017, o Instagram anunciou registrar uma taxa de 5% de crescimento por trimestre. Desse modo, a plataforma cresce mais do que o próprio Facebook (3,14%). E cresce mais também do que o Snapchat (2,13%), seu concorrente direto.

Brasil é o segundo maior mercado do Instagram no mundo.

Brasil é o segundo maior mercado do Instagram no mundo.

Lisiane de Assis, sócia da agência Redatoria, especializada em gerenciamento de redes sociais, explica que investir no Instagram é uma ótima opção para múltiplos tipos de negócio.

Ela explica que, de modo geral, as redes sociais se tornaram uma necessidade na realidade das pessoas. O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários ativos no Instagram, atrás somente dos Estados Unidos. Desse modo, cabe à cada empresa encontrar o seu público, através de um conteúdo que fale a linguagem adequada a ele.

Vantagens da utilização do Instagram

Como o Instagram é uma rede social eminentemente visual, Lisiane explica que quanto mais visual for seu produto e serviço, maior sucesso terá nessa plataforma. Ou seja, áreas como arquitetura, decoração, moda, alimentação e celebridades têm possibilidades de conquistar um bom relacionamento com o seu público através da rede.

Além disso, ela elenca três das principais vantagens de apostar no Instagram:

  • Expor a marca através de uma ferramenta gratuita e de grande alcance
  • Alcançar exatamente o seu público através de segmentação adequada por meio das hashtags
  • Com a aposta no mobile, sua marca será lembrada no dia a dia do consumidor.

Para marcas com jovens ou mulheres como público-alvo, há ainda mais estímulos para investir na ferramenta. Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos pelo Pew Research Center, 53% dos usuários do Instagram têm entre 18 e 29 anos, e as mulheres são maioria.

3 passos para utilizar o Instagram em seu negócio

O primeiro passo é identificar se os produtos ou serviços da empresa funcionam bem visualmente e investir na qualidade e atratividade das imagens e vídeos. Ou seja, é essencial produzir um banco próprio de fotos profissionais.

Além disso, o segundo passo é trabalhar com conteúdo de qualidade e informações amigáveis, úteis e criativas. Para isso, é superimportante contar com profissionais qualificados a atender exclusivamente a essa demanda. Ou seja, é preciso ter em mente que os perfis nas redes são como o ‘escritório virtual’ da sua empresa. E então, se perguntar: qual impressão eu quero transmitir ao receber meu cliente?”.

O terceiro passo é implementar o chamado SAC 2.0. Se trata do monitoramento das interações e da repercussão das postagens da empresa na rede social. “Os profissionais devem estar disponíveis para responder às dúvidas, reclamações, elogios ou demais interações com a agilidade e o imediatismo que a internet exige”, finaliza.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio