Conheça os fatores que podem causar instabilidade na internet da sua empresa

Saiba quais são os principais problemas que prejudicam a conexão e veja como garantir estabilidade para a internet da sua empresa!

17/05/2019 às 9:00

Ter instabilidade na internet pode comprometer as vendas, o trabalho e também a produtividade de uma empresa. Neste texto, você verá que problemas no roteador e placa de rede prejudicada são algumas das causas das falhas no serviço, além de descobrir como garantir uma conexão estável no dia a dia.

Instabilidade e internet são duas palavras que não combinam. Isso porque, quando juntas, podem prejudicar e muito a produtividade e os lucros de uma empresa. Uma conexão lenta e com quedas regulares é capaz de tirar um e-commerce do ar, interferir no acesso à rede e ainda dificultar o compartilhamento de arquivos. Além, é claro, de impossibilitar as mais simples tarefas, como mandar e-mails, armazenar arquivos na nuvem e mais.

Veja como a instabilidade na internet pode afetar o seu negócio.
Se houver algum tipo de instabilidade na internet, a rotina da sua empresa pode ser prejudicada.

Nesse contexto, as instabilidades podem atrapalhar tudo, pois se tratam da falta de um sinal constante de conexão. Ele oscila e deixa de ser contínuo, ocasionando as quedas de serviço.

Isso acontece por diferentes fatores. O volume de pessoas conectadas, por exemplo, pode causar instabilidade sobretudo se a internet contratada não suportar tanta gente navegando ao mesmo tempo. Além disso, os tipos de arquivos que são trocados também representam problemas em alguns casos. Se forem coisas muito pesadas, implicam lentidão.

A infraestrutura dos serviços de internet é outro ponto de atenção. Faz total diferença se o plano contratado for de fibra ótica, pois o material garante mais estabilidade ao tráfego de informações (falaremos mais desse assunto adiante).

Como você pôde perceber, diferentes fatores podem ocasionar instabilidades. Daí a importância de redobrar a atenção para alguns aspectos! Te mostramos a seguir.

Perda de conexão

O problema de perda de conexão está relacionado a uma interrupção da comunicação entre o modem e o roteador. Esse tipo de bloqueio pode ser ocasionado por falhas no serviço de internet ou também na segurança, como ataques comandados por hackers.

Um exemplo que prejudica, sobretudo, a estabilidade dos sites é o ataque ao servidor DNS (Domain Name System), responsável por transformar a URL da página em um número.

Ao invadirem o sistema, os hackers conseguem mudar o código e, assim, direcionam o usuário para outras páginas, geralmente infectadas por vírus. Dessa forma, todo o sistema corre o risco de ser invadido.

Verifique os dispositivos

Problemas relacionados ao funcionamento e ao estado dos equipamentos e de seus acessórios podem prejudicar a estabilidade da internet. Por exemplo: computadores antigos, cabos danificados e programas desatualizados são capazes de garantir lentidão à rede.

Veja como a instabilidade na internet pode afetar o seu negócio.
Verifique o estado dos cabos da sua empresa.

Por isso, é fundamental verificar se tudo está funcionando normalmente. Além disso, algumas falhas na configuração de software, programas e aplicativos também podem ser prejudiciais à conexão.

Outro fator negativo é a presença de vírus ou malwares, que podem ocasionar lentidões. Daí a importância de se preocupar com a segurança.

Placa de rede prejudicada

Problemas na placa de rede podem ocasionar instabilidades na conexão. Isso porque ela é a responsável por gerenciar o tráfego dos dados (tanto o envio quanto o recebimento das informações).

Por isso, caso a instabilidade seja constante, é essencial verificar se a placa está funcionando corretamente ou se precisa de reparos. Acionar a equipe de TI é o primeiro passo. Dessa forma, um profissional habilitado poderá detectar qual é exatamente a falha.

Falhas no modem

Veja se o modem está funcionando normalmente, pois é o equipamento que faz a ponte entre o serviço de internet e os roteadores. Daí a importância de prestar atenção em todos os detalhes. Aliás, caso detecte instabilidades, verifique se todas as luzes do aparelho estão acesas.

Se alguma estiver instável, acione a equipe de TI para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Roteador mal posicionado ou com problemas

O roteador faz a comunicação entre os dispositivos (computadores, celulares e tablets) e o modem de internet.

Por isso, é um equipamento que exige cuidado constante. Quando o sinal cair de vez, no entanto, a atitude mais simples para tentar resolver o problema é ligar e desligar o aparelho (deixe desligado por alguns segundos). Depois, refaça as configurações. Pode ser que algo tenha sido configurado errado.

Veja como a instabilidade na internet pode afetar o seu negócio.
Verificar o funcionamento e o posicionamento dos roteadores é essencial.

Além disso, preste atenção no posicionamento do aparelho. Isso porque ele precisa estar em um local que não tenha barreiras físicas. Elas podem atrapalhar a distribuição de sinal. Opte por espaços abertos, livres de paredes ou divisórias.

Rede desprotegida

É essencial incluir senhas para o acesso à internet. Afinal, se muitas pessoas decidirem usar a rede ao mesmo tempo, certamente a internet ficará mais lenta. Por isso, escolha sequências que não são óbvias e compartilhe apenas com a sua equipe.

Veja como a instabilidade na internet pode afetar o seu negócio.
Proteja a sua conexão criando redes exclusivas para visitantes.

Caso receba muitos visitantes e clientes, considere disponibilizar uma rede W-Fi exclusiva para eles. Aliás, já falamos sobre isso no blog (clique aqui para ler).

Evite instabilidade na internet fazendo a escolha certa

Outro problema bastante recorrente está relacionado à contratação dos serviços. Se você optar por um plano que não consegue suprir as necessidades da sua empresa, certamente a conexão ficará lenta.

Por isso, antes de optar por um, converse com a sua equipe de TI. Faça projeções do volume de usuários e apenas decida quando estiver seguro de que aquela opção será realmente suficiente.

Em todos os casos, escolha sempre uma banda larga empresarial. Inclusive, fizemos uma matéria recentemente sobre os benefícios de apostar em um plano corporativo.

Vivo Fibra: estabilidade para a sua empresa

Os planos Vivo Fibra, de Vivo Empresas, garantem a estabilidade que você precisa para o seu negócio. Isso porque a internet de fibra ótica é uma tecnologia que assegura uma transmissão de dados mais eficiente do que as demais opções disponíveis no mercado.

Além disso, há planos que atendem às mais variadas necessidades das empresas. Por exemplo: os pacotes vão desde 25 mega até 300 mega. Outra vantagem de se optar por um serviço corporativo de qualidade é a manutenção. Contratando Vivo Fibra, sua empresa conta com um técnico no local para fazer reparos em caso de problemas em até quatro horas.

Veja como a instabilidade na internet pode afetar o seu negócio.
Os planos Vivo Fibra são variados e atendem às necessidades das empresas.

Além disso, quem contrata um dos planos de Vivo Fibra ainda tem direito ao uso do aplicativo Vivo Smart Wi-Fi, que permite o monitoramento da rede. Por meio da plataforma, é possível gerenciar a quantidade de acessos e a velocidade da internet.

Aliás, é possível fazer esse controle por meio do computador e também do smartphone. Dessa forma, a gestão fica muito mais simplificada. Dá, por exemplo, para encontrar o melhor sinal e ainda criar redes específicas para os visitantes (como mencionamos anteriormente). Em seguida, basta você compartilhar os dados de acesso por SMS ou WhatsApp.

Veja como a instabilidade na internet pode afetar o seu negócio.
Uma das principais vantagens dos planos Vivo Fibra é o app Smart Wi-Fi.

Por fim, você ainda consegue limitar o número de visitantes, tanto na rede principal quanto naquela que foi criada para clientes. Sendo assim, a qualidade da internet nunca será prejudicada de acordo com o volume de acessos.

Velocidade garantida

Todos os pacotes ainda incluem os serviços de Wi-Fi, instalação e configuração do modem. Tudo gratuito. Sendo assim, é possível começar a utilizar o serviço assim que o técnico da Vivo deixar a empresa. Quer conhecer mais os planos e as ofertas da Vivo? Visite o site para conhecer todas as possibilidades disponíveis para empresas de todos os portes e segmentos.

E aí, viu como ter uma internet estável é fundamental para garantir produtividade para o dia a dia da sua empresa? Além disso, facilita muitos processos e garante segurança aos dados que circulam pela rede. Falando nisso, é essencial buscar informação sobre malware e vírus. Comece lendo esta reportagem que fizemos.

Além disso, saiba todas as diferenças entre internet banda larga e internet dedicada. No mais, continue conosco para ter acesso a mais conteúdos que mostram como a tecnologia pode ser uma grande parceira do seu negócio!

Gostou da notícia?

Veja mais sobre
InternetRedeTecnologia
campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio