Segredo do sucesso: a receita definitiva para inovar na sua empresa

Saiba como ser criativo, encontrar o caminho das boas ideias e colocá-las em prática para atrair mais clientes!

16/11/2018 às 9:00

Criatividade é um fator diferenciador. Afinal, colocar uma boa ideia em prática, inovar ou apostar em uma abordagem diferente são formas certeiras de se destacar no mercado. Mas saiba que uma grande sacada não surge assim do nada. É preciso treinar o cérebro para detectar o que pode ser feito e de quais maneiras dá para colocar isso em prática na sua empresa.

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Ser criativo é um processo, depende de uma série de fatores.

E como isso acontece na prática, no dia a dia? Marc Randolph, um dos fundadores da Netflix, tem um bom conselho. Ele acredita que, para inovar, é preciso estar sempre de olho em novas tecnologias. Ou seja, buscar novidades relacionadas à mobilidade, Internet das Coisas, novos modelos de negócio e temas relacionados.

Outro hábito fundamental, segundo ele, é treinar o olhar para detectar imperfeições no dia a dia (não precisa ser, necessariamente, dentro da sua empresa). Assim, você começará a perceber problemas e pensará em soluções para eles. Afinal, resolver algo é o grande sucesso de um negócio. Em poucas palavras: todo mundo vai querer comprar o seu produto ou serviço se ele solucionar alguma questão. É assim que as ideias surgem.

Já ouviu falar em Design Thinking? Então, anote esse nome. Trata-se de um conjunto de métodos capazes de identificar problemas e buscar a solução para eles por meio do pensamento criativo. Ou seja, sair da caixa.

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Design Thinking: ter uma boa ideia por meio de um processo pautado pelo pensamento crítico.

O conceito é dividido em fases, como imersão, observação, compreensão dos fenômenos e por aí vai. Detalhamos todas elas a seguir!

Leia, assista, ouça!

Estar bem informado é fundamental. Por isso, acompanhe os veículos que falam sobre tecnologia e empreendedorismo. Assim, você fica por dentro de todas as tendências. Entre, por exemplo, nos sites e assine newsletters. Você recebe as notícias prontinhas no seu e-mail – e com regularidade.

Outra estratégia é curtir/seguir as páginas desses canais nas redes sociais. Assim, a informação chegará até o seu feed, te dando acesso às novidades

Entenda do assunto (e pergunte a quem entende)

É essencial conhecer a sua área de atuação. Então, vá a palestras, estude, converse com pessoas e informe-se, como falamos no tópico anterior. Procure também apresentar a sua ideia a consultorias ou profissionais que podem te ajudar nesse processo.

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Frequente palestras, workshops e exposições. Tudo o que te faça abrir a cabeça sobre o tema.

Há, inclusive, diversos serviços online de consultoria e com opções de curso voltados para o empreendedorismo criativo. Duas opções de destaque são a Espaçonave, com aulas ministradas pela especialista Rafaela Cappai, e a Cria, com opções de atendimento online e presencial.

Dê valor à simplicidade

Para ser boa, uma ideia não precisa ser necessariamente complexa. Pelo contrário. As mais simples, muitas vezes, são as melhores. Por isso, nunca desperdice um pensamento que teve. Anote tudo. Escreva, reescreva. Pare e pense. Considere prós e contras.

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Dê valor à simplicidade. Sempre.

Resolva problemas reais. Nada de inventá-los

A fase de imersão, de acordo com o método de Design Thinking, é quando você se aproxima do problema. Portanto, é hora de verificar quais são as lacunas do mercado em que você atua. Para detectar esse tipo de informação, o mais recomendado é fazer entrevistas, buscar tendências e realizar grupos de estudo.

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Grupos de trabalho são ótimas formas de ter novas ideias, buscar tendências.

Você também pode escrever em um papel tudo o que te incomoda na sua vida ou na área que deseja atuar. Então, pense em soluções plausíveis para eles. A boa ideia pode estar no meio delas. Outra tática: vá até sites de avaliação de produtos, como o Reclame Aqui, por exemplo, e veja quais são as queixas mais recorrentes. Pode ser uma boa fonte de inspiração.

Ideação

A geração de soluções para os problemas apresentados é a fase de Ideação. É o que chamamos de brainstorming. Funciona assim: você elenca alguns temas e problemas levantados na fase de imersão, reúne uma equipe (de preferência com formações diferentes) e debate soluções para essas questões.

Esse processo pode ser feito de um jeito leve e prazeroso. Por exemplo: escreva as palavras-chave do problema em post-its e pergunte ao restante do grupo a que esses termos remetem. Assim, o diálogo segue fluido e com abertura para outras ideias.

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Reúna diferentes pessoas para um brainstorming. Coloque as ideias em post-its e fale sobre os conceitos.

Domine a ideia e motive-se

Quando tiver algo mais definido, tenha, na ponta da língua, a explicação do conceito da sua ideia. Se você souber explicá-la em poucas palavras, é porque ela está bem clara na sua cabeça. E, aliás, pronta para ser colocada em prática. Tente defini-la em uma frase.

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Conhecer a ideia e se apaixonar por ela é fundamental quando for apresentá-la à equipe.

Quando for apresentar à equipe de trabalho que irá desenvolvê-la junto com você, descreva um contexto. Faça uma apresentação completa, com argumentos, possibilidades e resoluções. É como se estivesse vendendo a sua ideia. Então, é preciso conhecer e se apaixonar por ela.

Ouça

Prepare-se para fazer vários ajustes na ideia depois de apresentar às pessoas que irão trabalhar nela. Ou seja, elas também irão contribuir de uma maneira muito rica. Não encare como críticas negativas, mas sim como uma lapidação do trabalho que você começou.

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Ouça as pessoas ao redor., elas podem dar contribuições excelentes.

Caso queira mostrar para pessoas que não estão fisicamente próximas, coloque a tecnologia a seu favor. Marque um bate-papo por um serviço de videoconferência.

Inovar: teste suas ideias

Depois de ter uma ideia, faça uma pesquisa de aceitação. Por exemplo: você quer oferecer um serviço novo, mas não sabe se as pessoas ficarão interessadas. Escreva uma lista com todas as dúvidas que estão na sua cabeça. Formule perguntas e coloque tudo em um formulário do Google. Depois, distribua esse questionário em grupos nas redes sociais (que estejam de acordo com o perfil do seu cliente). Mande também pelo WhatsApp, e-mail e, por fim, analise as respostas.

No caso de aplicativos e sites é recomendado construir protótipos de testes. Até porque a prototipagem é uma das principais etapas de Design Thinking. Isso pode acontecer em papel mesmo, simulando todo o percurso que o cliente fará desde que entrar no seu e-commerce. Ou então, em softwares especializados, como Marvel e Invision, que estão entre as ferramentas mais conceituadas.

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É possível criar protótipos em softwares e apps, fáceis de mexer e testar. O Invision é um deles.

Nos dois casos, você acompanha a simulação e já pode fazer melhorias no produto final. Por isso, é uma etapa tão decisiva.

Trabalhe a favor da ideia

Depois de avaliar, lapidar e decidir lançar, será a vez de trabalhar em função da ideia. Saiba que você terá de investir mais tempo para o desenvolvimento dela. E que, possivelmente, terá de remanejar alguns membros da equipe para te ajudar. Por isso, é importante elaborar um plano com metas, distribuição de funções, estimativas, cálculos e possibilidades.

Nessa etapa, é importante contar com a ajuda de um software de gestão de projetos. Assim, você distribui as tarefas em quadros e as atribui à equipe. Dessa forma, é possível avaliar o andamento de cada atividade. O Trello e o Basecamp aparecem entre as opções mais usadas (as duas têm versões de teste e gratuitas).

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Ferramentas de gestão de produtividade e tarefas são essenciais para tirar uma ideia do papel. O Trello (acima) é uma opção.

Depois que a ideia ganhar corpo, ela pode receber ainda mais ajustes. Aliás, provavelmente isso vai acontecer. E, na maioria das vezes, as alterações são feitas com base no retorno que os clientes darão. Por isso, é sempre bom manter canais ativos com os consumidores. Aliás, aproveite para ler uma reportagem sobre como atender bem o cliente nas redes sociais.

E aí, pronto para sair da caixa e tirar uma ideia do papel? Então, aproveite para conhecer uma solução que pode ser realmente inovadora para a sua empresa: o trabalho remoto. Leia tudo sobre o tema nesta reportagem que fizemos! E continue conosco para mais conteúdos como esse!

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