10 dicas de tecnologia para reduzir os custos da sua empresa

Você sabia que é possível tornar a sua empresa mais tecnológica e ainda enxugar os custos com isso? Veja nossas dicas e comece hoje mesmo!

21/11/2018 às 9:00

Quando se tem uma empresa é importante parar por alguns minutos, de tempos em tempos, e reavaliar os custos. Até porque uma empresa que sabe trabalhar com um orçamento mais enxuto tem grandes chances de ter uma vida financeira mais saudável. E, por consequência, mais rentável. Nesse sentido, a inovação tecnológica vem para ajudar.

Tanto a curto quanto a longo prazo, a adoção da tecnologia como ferramenta operacional pode gerar grandes economias para a sua empresa. A seguir, traremos 10 dicas de como a inovação tecnológica pode impactar na redução de custos da sua empresa.

Veja como a novação tecnológica ajuda na redução de custos.

É possível reduzir custos ao investir em tecnologia.

Leia atentamente e veja o que você já pode começar a fazer hoje para que seu negócio funcione de maneira mais econômica e tecnológica.

10. Software de gestão de equipe

Você pode até manter seus controles de escala de funcionários e projetos em planilhas no computador. No entanto, isso é pouco perto do que a tecnologia pode fazer pela sua gestão de equipe.

Os softwares de gestão são ferramentas que ajudam o empresário a controlar de maneira muito mais eficaz todo o operacional de sua marca. Afinal, com o auxílio deles, as rotinas podem ser automatizadas e o tempo da equipe é empregado de maneira mais assertiva.

Desse modo, se economiza tempo e se evita erros. Além disso, os softwares de gestão ajudam a integrar a equipe e compartilhar informações com o menor ruído possível. Isso porque, com a ferramenta, é possível ter todas as informações de um projeto em um só lugar, com privilégios de acesso personalizados para cada colaborador.

Veja como a inovação tecnológica ajuda na redução de custos.

Um software de gestão mobile pode ajudar duplamente a sua empresa.

9. Gestão mobile

Falando em software de gestão de equipes, é importante ressaltar que eles possibilitam uma gestão mobile, ou seja, via celular ou tablet. E isso acaba trazendo ainda mais economia.

Basta pensar que a possibilidade de realizar processos remotamente já gera uma economia direta com materiais de escritório como papel, tinta e outros materiais para impressão. Além disso, se economiza com o deslocamento de pessoas para o atendimento das demandas.

Ou seja, gerindo sua equipe e seu negócio pelo celular, com os softwares de gestão, você economiza em material de papelaria e evita ter o deslocamento de sua equipe. Assim, boa parte dos gastos operacionais da empresa já podem ser consideravelmente enxugados.

8 . Softwares de gerenciamento do estoque

Você já considerou ter um programa de computador para gerenciar o estoque da sua empresa? Sem dúvida, é muito mais prático e econômico do que tentar controlar tudo na ponta do lápis.

Em negócios de e-commerce ou atacadistas, por exemplo, os softwares de gerenciamento de estoque são ainda mais importantes. Afinal, com eles é possível programar com mais efetividade a logística do negócio, controlando encomendas baseado no que realmente a empresa dispõe para venda em seus galpões.

Veja como a novação tecnológica ajuda na redução de custos.

Comunicação interna eficiente é fundamental para agilizar o trabalho.

7. Informatização da comunicação interna

Se você tem uma equipe de colaboradores, já deve ter notado: contar com uma comunicação interna eficiente é fundamental para agilizar o trabalho.

A execução das tarefas diárias fica muito mais fácil quando todos tem um canal direto para trocar informações sobre os projetos e campanhas. Nesse sentido, a informatização vem para garantir a eficiência na circulação de informações. Além disso, os gastos com impressão de memorandos e comunicados cai consideravelmente.

É possível implementar a informatização da comunicação interna da sua empresa através de inúmeros recursos tecnológicos hoje disponíveis. Principalmente na área de telefonia e telecomunicações.

6. Eliminação de processos manuais

Quanto menos processo manual sua empresa tiver, mais ela economizará. Pense em quanto tempo e dinheiro se gasta com formulários físicos dentro da sua organização, por exemplo. É interessante observar como funciona o processo operacional da sua empresa e substituir, onde for possível, o processo manual por uma opção tecnológica.

Veja como a novação tecnológica ajuda na redução de custos.

Elimine processos manuais, como formulários.

5. Ferramentas de monitoramento

Não faz sentido investir em tecnologia se você não acompanha a diferença que isso faz nos seus processos. Desse modo, é importante investir em ferramentas de monitoramento, que vão auxiliar você a saber como a sua gestão vem evoluindo. Assim, sua empresa tem um suporte tecnológico para poder compreender quais são os projetos mais lucrativos e onde pode enxugar mais custos.

4. Automatização da gestão de pessoas

Burocracia e lentidão. Isso é o que sua empresa tem quando seus processos de RH são realizados de maneira analógica, sem um sistema operacional integrado.

É fundamental que seu empreendimento invista na automatização da gestão de pessoas. Se trata de uma ferramenta que permite mais objetividade nos processos, além de ser muito útil na seleção e admissão de novos colaboradores.

Com a automatização de gestão de pessoas, também é possível oferecer treinamento de funcionários. Desse modo, há uma garantia de melhora na qualidade dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.

Veja como a novação tecnológica ajuda na redução de custos.

Sua empresa já tem aplicativo?

3. Aplicativo personalizado

Sua empresa já tem um app? Dependendo do ramo ou do serviço oferecido, ter um aplicativo próprio é uma ótima forma de divulgar seus negócios e fidelizar os clientes.

Além disso, gerindo suas vendas pelo seu próprio aplicativo, é possível abocanhar uma parcela maior dos recebimentos, sem precisar dividi-lo com terceiros que fariam esse serviço no seu lugar.

2. Infraestrutura operacional na nuvem

Que tal tornar os documentos e dados da sua empresa mais seguros e acessíveis para a sua equipe? Levar sua estrutura operacional para a nuvem é uma excelente maneira de dinamizar processos, de modo muito seguro e econômico.

Além disso, com a migração dos dados para a nuvem, você reduz custos de manutenção, pessoal e infraestrutura do pessoal de TI. O suporte para o servidor de nuvem é virtual, e pode ser acionado a qualquer momento, vinte e quatro horas por dia.

Veja como a inovação tecnológica ajuda na redução de custos.

Uma boa ideia é verificar se o seu serviço de telefonia ainda é o melhor para o que você precisa.

1. Telefonia econômica para a sua empresa

O plano de telefone da sua empresa ainda é o mesmo desde que ela foi inaugurada? Que tal consultar a operadora e se informar sobre novos planos disponíveis?

A gente sabe que a realidade das empresas muda constantemente. Desse modo, é possível que hoje o plano de telefonia do seu negócio já não atenda por completo as suas necessidades.

Por outro lado, as empresas de telefonia estão investindo cada vez mais em soluções para empresas. Focadas na gestão de negócios, essas soluções aliam economia com uma ampla gama de serviços. Entre as muitas opções, você pode encontrar aquela que é a cara da sua empresa e vai ajudar você a economizar mais.

A Vivo Empresas possui os Planos Smart Empresas, que contam com minutos ilimitados para falar com qualquer operadora em qualquer lugar do Brasil, franquia de dados em dobro para quem comprar pela internet e serviços digitais pensados exclusivamente para tornar o dia a dia da sua empresa mais prático e produtivo. Veja aqui qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades de negócio.

Conclusão sobre inovação tecnológica

Independente do porte da empresa, sempre há um processo que pode ser melhorado e um custo que pode ser economizado. Com a tecnologia, você pode fazer ambas as coisas com tranquilidade e eficácia.

Ou seja, a tecnologia nas empresas possibilita que se evite desperdícios. Além de priorizar a adoção de soluções mais inteligentes, capazes de melhorar processos e trazer redução de custos.

Com essas dicas, você tem diversas opções para agilizar processos e economizar na gestão da sua empresa.

E se gostou do conteúdo, continue com a gente para mais novidades sobre esse tema. E já que estamos falando de inovações tecnológicas, aproveite para ver como o chatbot pode ajudar a melhorar e agilizar seu atendimento.

Gostou da notícia?

campo obrigátório

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio